RIO - A imagem é forte: um policial militar preso, com as mãos para trás e algemadas. Do outro lado das grades, a família assiste à cena de cabeça baixa. A Polícia Militar começou na sexta-feira a espalhar cartazes pelos 39 quartéis da corporação do estado, com essa foto e a pergunta: "Você quer ser herói ou vergonha de sua família?". Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, a finalidade da mensagem é justamente mexer com os brios dos PMs.
- Eu pedi o apoio da Assinap (Associação dos Ativos, Inativos e Pensionistas das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros), com o objetivo de ajudar a transformar a mentalidade de policiais que tenham a tendência de se envolver em desvios de conduta. Esta é uma campanha educativa e principalmente de prevenção. É uma imagem forte, mas é necessário mostrá-la - disse o comandante.
A ideia do cartaz foi da Assinap e foi aceita de imediato pelo coronel Costa Filho, selando inclusive uma parceria inédita com um objetivo comum: evitar os desvios de conduta. O atual comandante-geral, tido como linha-dura, é reconhecido por ser implacável com PMs que manchem o nome da corporação. É dele a frase: "Ser digno vem de berço. Não se aprende na academia". No entanto, o comandante-geral, que tomou posse em setembro do ano passado, vem apostando na melhora do currículo para a formação de policiais.
O cartaz é assinado pela Polícia Militar e pela Assinap. O presidente da associação, Miguel Cordeiro, foi procurado pelo GLOBO, mas não respondeu às ligações.
O realismo da imagem leva as pessoas a acreditarem se tratar de um caso verídico, mas as pessoas que aparecem no cartaz são atores. O número de policiais militares expulsos da corporação ao longo dos anos mostra que o assunto do cartaz não está longe da realidade da tropa. Em 2010, por exemplo, 86 PMs foram excluídos. De janeiro a 8 de dezembro do ano passado, a instituição contabilizou 143 casos.
Na sexta-feira, o primeiro cartaz foi colado na entrada no QG da Polícia Militar, na Rua Evaristo da Veiga, no Centro, onde circulam centenas de pessoas diariamente. Também começaram a ser colados cartazes na Corregedoria Interna da PM, em São Gonçalo, responsável por apurar desvios de conduta dos integrantes da corporação.
Não é a primeira vez que a PM tenta combater os crimes cometidos por policiais. Em julho de 2010, a corporação criou o Programa de Prevenção ao Desvio de Conduta Policial Militar (PPDC), que virou matéria obrigatória nos cursos de formação de praças e oficiais. Até uma peça de teatro, "O preço de uma escolha", foi montada para alertar a tropa a ficar longe das tentações, mostrando que, além da exclusão da corporação, o mau policial perde a dignidade e expõe a família ao vexame.
Fonte: Yahoo
Exibições: 1531
Curtir
3 membros curtem isto
Compartilhar Twitter
Comentar
-
Parar de acompanhar – Não enviar-me um email quando as pessoas comentarem
- Comentário de GIULIANO 2 horas atrás
-
QUE LEGAL! A FOTO É DE UM SOLDADO, OU SEJA PRAÇA, NÉ? LOGO NO RIO DE JANEIRO ONDE A POUCAS SEMANAS A IMPRENSA MOSTROU A PRISÃO DE OFICIAIS CORRUPTOS! É POR ESSAS E OUTRAS, COMPANHEIROS PRAÇAS, QUE DEVEMOS LEVAR AO CONHECIMENTO DA IMPRENSA, OS ABUSOS PRATICADOS POR ESSE NAZISTAS QUE SE DIZEM POLICIAIS. E A DATA DA PARALISAÇÃO GERAL? JÁ ESTÁ ACERTADA? PUBLIQUEM AQUI E VAMOS DEIXAR DE FORA SÓ OS COVARDES. "DEUS".
- Comentário de JOSÉ CARLOS FERNANDES 4 horas atrás
-
só o praça que erra???????
- Comentário de Manoel Martins 4 horas atrás
-
Se é pra servir de exempulo, faltou tambem botar a estrela do oficialato no ombro do preso da fotografia, pois so se ver as divisas de um praça na manga.
- Comentário de gilvan claudino dos santos 4 horas atrás
-
Devia públicar em cada esquina as fotos dos envolvidos no Mensalão.
- Comentário de Fredy Bezerra 5 horas atrás
-
VAMOS PARAR - DIGNIDADE JÁ - PEC JÁ - FAÇAMOS A NOSSA PARTE
- Comentário de miguel gustavo ribeiro de mattos 5 horas atrás
-
Isso é uma desmoralização total,de um governo que mantém a rédia curta os comandantes de batalhões,que não querem perder as mamatas e vantagens,dando assim uma demonstração clara de vulgaridade e desrespeito à corporação.Publiquem as fotos de ministros corruptos,que envergonham a nação,publiquem as fotos dos jovens se drogando,sem receber nenhum amparo dos governantes no sentido de recupera-los,acabem com a baixaria do setor artístico,com apologias à prostituição e as drogas,enfim é vergonhoso e humilhante fazer parte desse contesto cultural,de um país pobre de idéias que acoberta rios de lama e divulga no intuito de acabar com uma instituição fotos de desvios de conduta,que podem muito bem ser resolvidos dentro de casa,com todo rigor,porém não humilhando toda uma classe.
- Comentário de gilvan claudino dos santos 5 horas atrás
-
Não estas imagem, denigre a imstituição.
- Comentário de gilvan claudino dos santos 5 horas atrás
-
Não, estas imagens denigre aimagem da instituição.
- Comentário de Francisco Carlos Dias 6 horas atrás
-
E ai eu digo, continuem dando mão pra cabeça, abordagens e até sondando casas alheias que com certeza não vai mudar nada....chega galera!!!!
- Comentário de richardson freitas 8 horas atrás
-
Companheiros a luta continua, do jeito que está não dá;
Nós cuidamos da SOCIEDADE, e quem cuida de NÓS;
QUANTO VALE UMA VIDA? E SUA VIDA QUANTO VALE?
Vamos lutar para que seja aprovado, NÍVEL SUPERIOR PARA ENTRAR NA POLÍCIA, de imediato veremos os resultados, vejam o caso da PF E PRF;
PECs 102 de UNIFICAÇÃO DAS POLICIAS URGENTE;
Um forte abraço atodos,e que DEUS nos ajude