Atenção Alunos do CAS 2009/EAD
O Gestor Estadual do PRONASCI/EAD, Maj Carlos Henrique, informou que a sua equipe está trabalhando com muito afinco e incluindo na Academia Virtual os alunos que restavam; ou seja, aqueles que eu não pude incluir.
Neste ambiente virtual aparecerão os primeiros 05 Módulos que deverão ser lidos até o dia 14 de abril.
Caso no dia 25 de fevereiro, dia de abertura do curso, o aluno do CAS ao entrar na Academia Virtual encontrar um número inferior a 05 Módulos, isto significa que ele está isento do Módulo ausente em virtude de já ter concluído o referido Módulo em algum ciclo anterior ao 18.
Se até o dia 25 de fevereiro a senha para acessar o curso não chegar por e-mail, o aluno do CAS poderá utilizar uma das seguintes alternativas:
1) Tentar acessar o curso com senha utilizada no ciclo anterior;
2) Utilizar o seu próprio RG;
Caso não funcione:
1) Telefonar para 2334-9408, 2332-5587 ou 2334-5863;
2) Comparecer pessoalmente ao prédio da Central do Brasil, 3º andar, sala 310, Telecentro. De 2ª a 6ª feira, das 09 às 17 horas. Falar com Eliézer ou Flávia.
3) Fazer contato comigo através do ID 12*48079.
Os alunos do CAS considerados "Evadidos", tenham paciência. Há a necessidade de liberação da evasão no sistema. Esta liberação depende de autorização especial do Gestor Federal do PRONASCI, que já foi solicitada e será feita em breve.
Manterei a turma sempre informada das novidades e me coloco a disposição de todos para solucionar quaisquer problemas relacionados ao curso.
Gostaria de lembrar aos alunos que cada Módulo possui o seu Tutor, com exceção do Módulo de Direitos Humanos. Procurem tirar as suas dúvidas com o seu respectivo Tutor.
Aliás na reunião de hoje (dia 22) o Gestor Estadual fez questão de frisar aos Tutores para terem total cuidado e atenção com a turma do CAS em virtude da quantidade de Módulos, Materiais e a importância da conclusão com aproveitamento de cada um dos Módulos.
Até a próxima publicação.
Início do curso, 1ª Fase EAD è dia 25 de fevereiro.
Término da 1ª Fase EAD è dia 14 de abril.
Abraços!
Maj Helio
----------------------------------------------
Atenção Alunos do CAS 2009/EAD
Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças
31º de Voluntários
Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos
Exposição de Motivos
Considerando a grande quantidade de Alunos do CAS que se julgam excluídos digitais.
Considerando que em torno de 250 Alunos não possuem habilidade com as ferramentas da Internet.
Considerando que em torno de 150 Alunos não possuem habilidade com computadores.
Considerando que 60% dos Alunos sequer possuíam conta de e-mail na Internet no início do curso.
Considerando que 65% da turma não possuem computador em sua residência.
Considerando que somente 15% da turma possuem Internet em sua residência.
Considerando que nenhuma unidade possui uma infraestrutura necessária para a realização do curso EAD, ou seja, um Telecentro ou Laboratório de Informática com acesso à Internet em banda larga.
Considerando que as unidades não possuem uma equipe que possa dar um suporte técnico sobre o manejo e aspectos básicos da utilização do PC durante a realização do curso EAD.
Considerando que os Alunos do CAS farão na 1ª Fase EAD 05 Módulos e na 2ª Fase EAD mais 04 Módulos do PRONASCI.
Considerando que a soma das páginas a serem lidas na Internet com as páginas do Material Complementar disponibilizado na Internet para download nas duas Fases chega a 2.000 páginas.
Considerando a quantidade de Módulos, 05 (cinco), na 1ª Fase EAD, num total de 280 horas.
Considerando que a 1ª Fase possui um tempo limite de 49 dias corridos.
Considerando a quantidade de Módulos, 04 (quatro), na 2ª Fase EAD, num total de 240 horas.
Considerando que a 2ª Fase possui um tempo limite de 49 dias corridos.
Considerando que o somatório das cargas-horárias do EAD (520 horas-aula) com a parte presencial efetuada pelo CFAP, 208 horas/aula, perfaz um total de 728 horas-aula.
Considerando o somatório das cargas-horárias EAD 280, 240, 208, perfazem um total de 728, que é uma carga-horária superior aos cursos de Pós-graduação.
Considerando uma analogia com o CAS anterior (carga-horária de 398 horas-aula), em que a carga-horária atual que é de 728 horas-aula, sendo muito superior ao seu antecessor.
Considerando a publicação do Edital do CAS em Bol PM que prevê a carga-horária de 20 horas semanais para estudo e a previsão de disponibilidade de meios (computadores, impressão de materiais didáticos, dentre outros).
Considerando os problemas ocorridos na inscrição e inclusão no ambiente virtual (Academia Virtual), onde diversos Alunos do CAS ainda não se encontram matriculados ou incluídos na Academia Virtual; por exemplo, os alunos considerados “EVADIDOS” que dependem de autorização do Gestor Federal para realizar o curso; haja vista que o Sistema do PRONASCI não permite a inclusão de Alunos Evadidos.
Considerando também os casos dos Alunos do CAS que cumpriram rigorosamente os trâmites legais de inscrição no EAD, dentro do período pré-determinado, e, mesmo assim ainda continuam sem a matrícula na Academia, levando-se em conta que resta apenas um dia para o início das atividades à distância.
Considerando que a Corporação ao longo dos anos de caserna não se preocupou em treinar os atuais Alunos do CAS para um eventual curso EAD.
Considerando as atribuições de cada Aluno concernente aos afazeres no trabalho nas Unidades e no convívio familiar.
E finalmente considerando que os Alunos do CAS estão excluídos de todas as Bolsas oriundas do PRONASCI: Formação, Copa e Olímpica.
PROPÕE:
1ª PROPOSTA – Eliminação da 2ª Fase EAD, de 04 Módulos, bem como a extensão do prazo de conclusão da 1ª Fase EAD em mais 30 (trinta) dias. Em consequência a eliminação desta 2ª Fase reduziria a carga-horária em 240 horas-aula.
2ª PROPOSTA – Eliminação do EAD/PRONASCI (total), sendo realizadas as matérias previstas no CAS anterior e não ministradas no CAS atual, a saber: ÉTICA E DIREITOS HUMANOS; SEGURANÇA PÚBLICA; MODELOS DE POLÍCIA COMUNITÁRIA; BIOSSEGURANÇA EM ABORDAGEM DE URGÊNCIA; TÉCNICA DE PREVENÇÃO DE LOCAL DE CRIME; PORTUGUÊS; PSICOLOGIA E ESTRESSE POLICIAL; CURSO DE APRIMORAMENTO DA PRÁTICA POLICIAL CIDADÃ. Matérias estas, inclusas no CAS passado, e que atenderiam as necessidades e interesses da PMERJ e do policial militar. Esclarecendo ainda a possibilidade de uma Avaliação Presencial mais coerente.
A sugestão seria a disponibilização do material do curso em mídia ou através de link para download no site da Corporação ou o site oficial do CFAP (http://cfap31vol.wordpress.com/), com difusão em Bol PM. Com isso sanearia todos os óbices retrocitados.
Quartel na Fazenda dos Afonsos , em 24 de fevereiro de 2010.
COMISSÃO REPRESENTATIVA DO CAS/2009
WILSON DA COSTA JUNIOR – 2º SGT RG 31.565
JONECLEI DE OLIVEIRA – 2º SGT RG 35.419
HENRIQUE SOARES CORONHA – 2º SGT RG 33.100
CARLOS AUGUSTO VALIM – 2º SGT RG 52.016
NILTON DA SILVA PEREIRA – 2º SGT RG 39.562
ISAIAS DE OLIVEIRA – 2º SGT RG 42.954
CARLOS ALBERTO GOMES DOS SANTOS – 2º SGT RG 48.777
----------------------------------------------
Atenção Alunos do CAS 2009/EAD
Acima documento elaborado hoje e apresentado ao Cmt do CFAP - Cel Havani e ao Diretor da DGEI - Cel Carlos Rodrigues. Ambos nos receberam muito bem e o Cel C. Rodrigues já acenou com a possibilidade de anular o EAD e complementarmos o curso com algumas matérias do CAS anterior e não ministrado no nosso Curso. Seria um total de 30 dias de aulas presenciais em um horário a ser estudado; possivelmente ficaríamos à disposição do CFAP e estudaríamos à noite tendo em vista a incorporação dos novos recrutas. Com isso teríamos o horário diurno livre para o estudo individual e a noite em sala de aula. Uma espécie de supletivo. Peço encaminhar estas informações ao maior número de interessados possíveis.
Att. Isaias de Oliveira
ABRAÇOS A TODOS! Sgt. Filho
----------------------------------------------
Henrique Carlos <henriquecarlos45@gmail.com>
Congresso não poderá analisar PECs se o DF sofrer intervenção
Se o pedido de intervenção federal no Distrito Federal feito em janeiro pela Procuradoria-Geral da República for acatado, as propostas de emenda à Constituição (PECs) não poderão mais ser votadas no Congresso enquanto durar a intervenção. Hoje, existem 38 comissões especiais que analisam PECs na Câmara, como é o caso da PEC 300/08, que cria um piso nacional para policiais militares e bombeiros. Outras PECs estão em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
De qualquer forma, o pedido de intervenção ainda vai ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Depois, será necessário um decreto presidencial, que precisará ser aprovado pelo Congresso.
O consultor legislativo da Câmara Marcelo Sabóia explica por que a tramitação de PECs é interrompida: "Isso ocorre porque se entende que o momento político com uma intervenção federal é algo grave, que fragiliza as instituições. E o ideal é que se deixe isso passar, porque afinal se trata de emendas à lei maior, ao texto legal mais importante".
Denúncias
Em seu pedido, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, argumenta que a intervenção se justifica, entre outras coisas, porque a Câmara Legislativa do Distrito Federal não tomou nenhuma medida quanto às denúncias contra o governo local relativas a fraudes em licitações, formação de quadrilha e desvios de verbas públicas.
Depois dessa iniciativa de Gurgel, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa acatou um pedido de impeachment contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que agora será analisado por uma comissão especial. Arruda deverá permanecer preso pelo menos até a quinta-feira (25), quando o seu pedido de habeas corpus será julgado pelo STF.
Continua:
Reportagem – Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior
-----------------------------------------------
Valdelei Duarte <leiduarte_gv@hotmail.com>
CAPITÃO ASSUMÇÃO ENDURECE DISCURSO EM FAVOR DA PEC300
COMUNICADO ESPECIAL
Algumas mídias estão publicando que os deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares estão de acordo com a proposta do Deputado Michel Temer em aglutinar a PEC 300, tirando-nos a igualdade salarial com o DF e diminuindo o piso salarial nacional de R$ 4.500 para R$ 3.500.
Isso não é verdade. O que a FREMIL (Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares) não abre mão é de que se vote a PEC 300 da forma que foi votado o relatório do Deputado Major Fábio, na Comissão Especial da PEC 300.
De antemão, aproveito a oportunidade para que todos os companheiros já comecem a divulgar a nossa próxima marcha em Brasília nos dias 2 e 3 de março. Iremos novamente para outra grande mobilização com pelo menos o dobro dos companheiros que foram na anterior. Essa PEC é nossa. Se nós não formos buscá-la votada e aprovada, ninguém vai dar de mão beijada.
Faremos nova marcha, agora com mais de 10 mil bombeiros e policiais, todos com a nossa camisa de cor laranja. No dia 2 de março, depois da marcha ás 09:00, faremos as nossas sensibilizações, agora somente aos parlamentares do Colégio de Líderes e Deputado Michel Temer, para que votem ainda na terça (2) o texto aprovado na Comissão Especial (igualdade salarial com o DF e piso de R$ 4.500). Á tarde iremos nos posicionar na galeria do Plenário e nos corredores da Câmara.
Se o nosso pleito não for atendido, faremos a nossa paralisação nacional na manhã de quarta (3) até que seja votada e aprovada a nossa igualdade salarial. Contamos com a nossa família para que participem também da paralisação nacional. Nossas esposas e filhos participarão impedindo as saídas das viaturas dos quartéis.
Ou as medidas drásticas acontecem ou nunca teremos vitória.
Se o Presidente Michel Temer quisesse, já teria colocado a PEC 300 na pauta.
Se o governo quisesse, daria a nossa igualdade e o piso por medida provisória.
Vou repetir as palavras do Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, falando para bombeiros e policiais na nossa mobilização em Brasília: “vocês estão com um pé na porta para conseguirem a PEC 300. Se essa porta se fechar, nem em 50 anos essa porta se abrirá de novo.”
Vamos em busca da vitória da nossa PEC 300, por nossa família. Essa sim nos reconhece e nos valoriza.
Juntos somos fortes.
Capitão Assumção
-----------------------------------------------
Fernando DELIMA <fernandodelima1@gmail.com>
MOVIMENTO NACIONAL PEC 300
MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO
COMUNICADO IMPORTANTE
Comunicamos que está sendo programada para o dia 26 de fevereiro próximo uma caminhada pela Av. Rio Branco se intitulando
"Retomada dos rumos do movimento PEC 300". ESSE MOVIMENTO NÃO É DE RESPONSABILIDADE DO MOVIMENTO NACIONAL PEC 300 e NEM DO MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO.
Pelo respeito que temos para com todas as pessoas envolvidas no MOVIMENTO NACIONAL PEC 300 e MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO (cerca de 10.000.000 de pessoas) e em respeito às negociações que estão em andamento no CONGRESSO NACIONAL envolvendo Parlamentares, Movimentos, e Associações de Classes deliberamos que este não é o momento para realizarmos caminhadas e atos públicos cobrando uma postura das autoridades, pois a palavra do Presidente da CÂMARA DOS DEPUTADOS, DEPUTADO MICHEL TEMER (PMDB) foi empenhada na promessa de VOTAR A PEC 300 NO PRÓXIMO DIA 02 ou 03 de MARÇO e até que esse fato aconteça teremos que aguardar o resultado para poder nos posicionarmos.
Por fim, recomendamos a todos que fiquem atentos aos reais propósitos de movimentos e atos públicos realizados em sua cidade e avaliem se QUEM ESTÁ POR TRÁS DESSES MOVIMENTOS colocam em primeiro lugar o interesse coletivo das classes ou o interesse de promoção política ou vingança pessoal.
FERNANDO DELIMA
MOVIMENTO NACIONAL PEC 300
MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO
BLOG: http://fernandodelimapec300.blogspot.com
tel: (021) 7811 8282 / 46*23230 / 9871 1031 / 9135 5733
------------------------------------------------
Bol da PM nº. 031 - 22 Fev 2010 - Fl. 10
CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÕES CRÍTICAS - PUBLICAÇÃO
O Chefe do Centro de Comunicações e Informática, no uso de suas atribuições, com o objetivo de capacitar profissionais com conhecimentos básicos em Informática e Comunicações Críticas para manutenção de primeiro escalão nas áreas de radiofonia, telefonia, informática (manutenção de hardware e redes), sonorização de eventos e auxiliar os Oficiais de Telemática quanto a escrituração e controle do material carga de Informática e Radiocomunicação e conhecimento e aplicação das normas de Comunicações e Informática no âmbito da PMERJ, torna público que estará iniciando o curso de Auxiliar de Telemática visando melhorar a atuação do Policial em suas atividades diárias.
Terá início em 01 de março 2010 e será realizado no 8º BPM e 11º BPM no turno da manhã no horário de 08:00 às 12:00h.
Público alvo: Praças da PMERJ.
Duração de 4 semanas.
Carga horária: 80 horas.
Números de vagas: 20.
Pré-requisitos: Ensino Médio e conhecimentos básicos em Informática e Radiocomunicação.
Solicitamos que as OPM referentes aos seguintes BPM: 8º, 29º, 32º, 25º e 36º selecionem 4 alunos em cada unidade; e 26º, 11º e 30° selecionem 7 alunos em cada unidade, e que enviem relação com nome e RG dos instruendos até 24 de Fevereiro às 16:00h.
-----------------------------------------------
Bol da PM nº. 031 - 22 Fev 2010 - Fl. 24
PROGRAMA CASAMENTO COLETIVO/2010 – ÚLTIMA CONVOCAÇÃO DE NUBENTES – DETERMINAÇÃO
Considerando o evento Carnavalesco que dificultou, em parte, a presença dos policiais na entrega dos documentos necessários para participarem do Casamento Coletivo.
Este Comando, atendendo a proposta do Diretor de Assistência Social, DETERMINA que os Comandantes, Chefes e Diretores das OPM abaixo, convoquem, os Policiais Militares inscritos no XLIX Casamento Coletivo, a comparecerem na DAS, no dia 23 FEV 2010 (terça-feira), das 09:00 às
17:00h, a fim de efetuarem a entrega dos documentos, de acordo com situação em que se enquadra.
A presença do casal torna-se imprescindível.
Noivos brasileiros, solteiros e com mais de 18 anos.
- Certidão de nascimento (original e cópia)
- Carteira de identidade (cópia)
- CPF e contracheque (cópia)
- Comprovante de residência do noivo ou noiva (cópia)
- Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência de duas testemunhas maiores de 18 anos (copia)
- Qualificação (endereço, estado civil, profissão, naturalidade e idade, por escrito, dos noivos, dos pais dos noivos, quando vivos, e das testemunhas).
Noivos divorciados.
- Certidão de casamento com averbação de divórcio (original e cópia)
- Formal de partilha dos bens do casamento anterior. Caso não tenha havidos bens, juntar petição inicial do divórcio mais sentença homologada pelo juiz.
- Carteira de identidade (cópia)
- CPF e contracheque (cópia)
- Comprovante de residência do noivo ou noiva (cópia)
- Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência de duas testemunhas maiores de 18 anos (copia)
- Qualificação (endereço, estado civil, profissão, naturalidade e idade, por escrito, dos noivos, dos pais dos noivos (quando vivos) e das testemunhas).
Observação: se os noivos não puderam comprovar a partilhados bens ocorridos no matrimonio anterior ou a sua inexistência, estarão obrigados a contrair o novo matrimonio sob o regime de separação legal de bens, conforme Art 1641,I c/c 1523, III do Código Civil.
Noivos Viúvos:
- Certidão de casamento do noivo(a) viúvo(a) atualizada com anotação do falecimento do cônjuge (original e cópia)
- Certidão de óbito do cônjuge falecido (cópia)
- Inventario dos bens
- Carteira de identidade (cópia)
- CPF e contracheque (cópia)
- Comprovante de residência atualizado do noivo ou noiva (cópia)
- Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência de duas testemunhas maiores de 18 anos (cópia).
- Qualificação (endereço, estado civil, profissão, naturalidade e idade, por escrito) dos noivos, dos pais dos noivos, quando vivos, e das testemunhas.
Observação: enquanto não for realizado o inventario e feita a partilha dos bens ao(s) herdeiro(s), os noivos estarão obrigados a contrair o novo matrimonio sob o regime de separação legal de bens, conforme Art. 1641,I c/c 1523, III do Código Civil.
Noivos Católicos
- Alem dos documentos da condição que se enquadrarem os seguintes:
- Certidão de batismo com validade de 06 meses.
- Entrevista dos noivos com o Capelão.
- Qualificação, identidade, CPF e comprovante de residência dos pais dos noivos.
- Qualificação, identidade, CPF e comprovante de residência dos padrinhos (casal maior de 18 anos).
2º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 37.460 JORGE ROBERTO BENVINDO DAS NEVES
3º SGT PM 52.591 JULIO CÉSAR BERNARDO BENTO
13º BPM
Posto/ Grad RG Nome
1º SGT PM 41.880 CARLOS ALBERTO CORREA
2º SGT PM 52.722 WAGNER GERALDO SIMAS DAS NEVES
16º BPM
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 61.846 FRANCISCO JOSE DE CASTRO COSTA
17º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 42.737 JAIRO FERREIRA DA COSTA SILVA
2º SGT PM 45.858 IRINÉIA ROSA VICENTE
BPCHQ
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 50.378 CLEBER FELIPE DOS SANTOS
3º SGT PM 62.726 FABIO LUIZ FERNANDES FERREIRA GAYOSO
CB PM 59.987 ELSON PEREIRA DA SILVA NETO
CB PM 63.257 WAGNER CRUZ SILVA
CB PM 65.032 GUTEMBERG LIBERATO
CB PM 65.846 SIDCLEI DE PAULA SILVA
CB PM 66.421 LUCIANO CRISTI PACHECO DA SILVA
23º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 38.182 RUBENS SANTANA QUINHÃO
24º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 45.650 JOSE CARLOS GONÇALVES ÂNGELO
CMM
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 61.197 ADRIANO OLEGÁRIO NUNES
C. AJM
Posto/ Grad RG Nome
3º SGT PM 55.625 WALDECY MADUREIRA DO ROSÁRIO
BOPE
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 64.147 PAULO ROBERTO ALVES MONTEIRO
CIntPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 53.193 SANTCLAIR GOULART
-----------------------------------------------