Quero ver quem vai responder a esta pergunta...

Quero ver quem vai responder a esta pergunta...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DO CFAP II

 

Atenção Alunos do CAS 2009/EAD

O Gestor Estadual do PRONASCI/EAD, Maj Carlos Henrique, informou que a sua equipe está trabalhando com muito afinco e incluindo na Academia Virtual os alunos que restavam; ou seja, aqueles que eu não pude incluir.

Neste ambiente virtual aparecerão os primeiros 05 Módulos que deverão ser lidos até o dia 14 de abril.

Caso no dia 25 de fevereiro, dia de abertura do curso, o aluno do CAS ao entrar na Academia Virtual encontrar um número inferior a 05 Módulos, isto significa que ele está isento do Módulo ausente em virtude de já ter concluído o referido Módulo em algum ciclo anterior ao 18.

Se até o dia 25 de fevereiro a senha para acessar o curso não chegar por e-mail, o aluno do CAS poderá utilizar uma das seguintes alternativas:

1) Tentar acessar o curso com senha utilizada no ciclo anterior;

2) Utilizar o seu próprio RG;

Caso não funcione:

1) Telefonar para 2334-9408, 2332-5587 ou 2334-5863;

2) Comparecer pessoalmente ao prédio da Central do Brasil, 3º andar, sala 310, Telecentro. De 2ª a 6ª feira, das 09 às 17 horas. Falar com Eliézer ou Flávia.

3) Fazer contato comigo através do ID 12*48079.

Os alunos do CAS considerados "Evadidos", tenham paciência. Há a necessidade de liberação da evasão no sistema. Esta liberação depende de autorização especial do Gestor Federal do PRONASCI, que já foi solicitada e será feita em breve.

Manterei a turma sempre informada das novidades e me coloco a disposição de todos para solucionar quaisquer problemas relacionados ao curso.

Gostaria de lembrar aos alunos que cada Módulo possui o seu Tutor, com exceção do Módulo de Direitos Humanos. Procurem tirar as suas dúvidas com o seu respectivo Tutor.

Aliás na reunião de hoje (dia 22) o Gestor Estadual fez questão de frisar aos Tutores para terem total cuidado e atenção com a turma do CAS em virtude da quantidade de Módulos, Materiais e a importância da conclusão com aproveitamento de cada um dos Módulos.

Até a próxima publicação.

Início do curso, 1ª Fase EAD è dia 25 de fevereiro.

http://senaspead.ip.tv

Término da 1ª Fase EAD è dia 14 de abril.

Abraços!

Maj Helio

----------------------------------------------

Atenção Alunos do CAS 2009/EAD

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças

31º de Voluntários

Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

Exposição de Motivos

Considerando a grande quantidade de Alunos do CAS que se julgam excluídos digitais.

Considerando que em torno de 250 Alunos não possuem habilidade com as ferramentas da Internet.

Considerando que em torno de 150 Alunos não possuem habilidade com computadores.

Considerando que 60% dos Alunos sequer possuíam conta de e-mail na Internet no início do curso.

Considerando que 65% da turma não possuem computador em sua residência.

Considerando que somente 15% da turma possuem Internet em sua residência.

Considerando que nenhuma unidade possui uma infraestrutura necessária para a realização do curso EAD, ou seja, um Telecentro ou Laboratório de Informática com acesso à Internet em banda larga.

Considerando que as unidades não possuem uma equipe que possa dar um suporte técnico sobre o manejo e aspectos básicos da utilização do PC durante a realização do curso EAD.

Considerando que os Alunos do CAS farão na 1ª Fase EAD 05 Módulos e na 2ª Fase EAD mais 04 Módulos do PRONASCI.

Considerando que a soma das páginas a serem lidas na Internet com as páginas do Material Complementar disponibilizado na Internet para download nas duas Fases chega a 2.000 páginas.

Considerando a quantidade de Módulos, 05 (cinco), na 1ª Fase EAD, num total de 280 horas.

Considerando que a 1ª Fase possui um tempo limite de 49 dias corridos.

Considerando a quantidade de Módulos, 04 (quatro), na 2ª Fase EAD, num total de 240 horas.

Considerando que a 2ª Fase possui um tempo limite de 49 dias corridos.

Considerando que o somatório das cargas-horárias do EAD (520 horas-aula) com a parte presencial efetuada pelo CFAP, 208 horas/aula, perfaz um total de 728 horas-aula.

Considerando o somatório das cargas-horárias EAD 280, 240, 208, perfazem um total de 728, que é uma carga-horária superior aos cursos de Pós-graduação.

Considerando uma analogia com o CAS anterior (carga-horária de 398 horas-aula), em que a carga-horária atual que é de 728 horas-aula, sendo muito superior ao seu antecessor.

Considerando a publicação do Edital do CAS em Bol PM que prevê a carga-horária de 20 horas semanais para estudo e a previsão de disponibilidade de meios (computadores, impressão de materiais didáticos, dentre outros).

Considerando os problemas ocorridos na inscrição e inclusão no ambiente virtual (Academia Virtual), onde diversos Alunos do CAS ainda não se encontram matriculados ou incluídos na Academia Virtual; por exemplo, os alunos considerados “EVADIDOS” que dependem de autorização do Gestor Federal para realizar o curso; haja vista que o Sistema do PRONASCI não permite a inclusão de Alunos Evadidos.

Considerando também os casos dos Alunos do CAS que cumpriram rigorosamente os trâmites legais de inscrição no EAD, dentro do período pré-determinado, e, mesmo assim ainda continuam sem a matrícula na Academia, levando-se em conta que resta apenas um dia para o início das atividades à distância.

Considerando que a Corporação ao longo dos anos de caserna não se preocupou em treinar os atuais Alunos do CAS para um eventual curso EAD.

Considerando as atribuições de cada Aluno concernente aos afazeres no trabalho nas Unidades e no convívio familiar.

E finalmente considerando que os Alunos do CAS estão excluídos de todas as Bolsas oriundas do PRONASCI: Formação, Copa e Olímpica.

PROPÕE:

PROPOSTA – Eliminação da 2ª Fase EAD, de 04 Módulos, bem como a extensão do prazo de conclusão da 1ª Fase EAD em mais 30 (trinta) dias. Em consequência a eliminação desta 2ª Fase reduziria a carga-horária em 240 horas-aula.

PROPOSTA – Eliminação do EAD/PRONASCI (total), sendo realizadas as matérias previstas no CAS anterior e não ministradas no CAS atual, a saber: ÉTICA E DIREITOS HUMANOS; SEGURANÇA PÚBLICA; MODELOS DE POLÍCIA COMUNITÁRIA; BIOSSEGURANÇA EM ABORDAGEM DE URGÊNCIA; TÉCNICA DE PREVENÇÃO DE LOCAL DE CRIME; PORTUGUÊS; PSICOLOGIA E ESTRESSE POLICIAL; CURSO DE APRIMORAMENTO DA PRÁTICA POLICIAL CIDADÃ. Matérias estas, inclusas no CAS passado, e que atenderiam as necessidades e interesses da PMERJ e do policial militar. Esclarecendo ainda a possibilidade de uma Avaliação Presencial mais coerente.

A sugestão seria a disponibilização do material do curso em mídia ou através de link para download no site da Corporação ou o site oficial do CFAP (http://cfap31vol.wordpress.com/), com difusão em Bol PM. Com isso sanearia todos os óbices retrocitados.

Quartel na Fazenda dos Afonsos , em 24 de fevereiro de 2010.

COMISSÃO REPRESENTATIVA DO CAS/2009

WILSON DA COSTA JUNIOR – 2º SGT RG 31.565

JONECLEI DE OLIVEIRA – 2º SGT RG 35.419

HENRIQUE SOARES CORONHA – 2º SGT RG 33.100

CARLOS AUGUSTO VALIM – 2º SGT RG 52.016

NILTON DA SILVA PEREIRA – 2º SGT RG 39.562

ISAIAS DE OLIVEIRA – 2º SGT RG 42.954

CARLOS ALBERTO GOMES DOS SANTOS – 2º SGT RG 48.777

----------------------------------------------

Atenção Alunos do CAS 2009/EAD

Acima documento elaborado hoje e apresentado ao Cmt do CFAP - Cel Havani e ao Diretor da DGEI - Cel Carlos Rodrigues. Ambos nos receberam muito bem e o Cel C. Rodrigues já acenou com a possibilidade de anular o EAD e complementarmos o curso com algumas matérias do CAS anterior e não ministrado no nosso Curso. Seria um total de 30 dias de aulas presenciais em um horário a ser estudado; possivelmente ficaríamos à disposição do CFAP e estudaríamos à noite tendo em vista a incorporação dos novos recrutas. Com isso teríamos o horário diurno livre para o estudo individual e a noite em sala de aula. Uma espécie de supletivo. Peço encaminhar estas informações ao maior número de interessados possíveis.
Att. Isaias de Oliveira
ABRAÇOS A TODOS! Sgt. Filho

----------------------------------------------

Henrique Carlos <henriquecarlos45@gmail.com>

Congresso não poderá analisar PECs se o DF sofrer intervenção

Se o pedido de intervenção federal no Distrito Federal feito em janeiro pela Procuradoria-Geral da República for acatado, as propostas de emenda à Constituição (PECs) não poderão mais ser votadas no Congresso enquanto durar a intervenção. Hoje, existem 38 comissões especiais que analisam PECs na Câmara, como é o caso da PEC 300/08, que cria um piso nacional para policiais militares e bombeiros. Outras PECs estão em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

De qualquer forma, o pedido de intervenção ainda vai ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Depois, será necessário um decreto presidencial, que precisará ser aprovado pelo Congresso.

O consultor legislativo da Câmara Marcelo Sabóia explica por que a tramitação de PECs é interrompida: "Isso ocorre porque se entende que o momento político com uma intervenção federal é algo grave, que fragiliza as instituições. E o ideal é que se deixe isso passar, porque afinal se trata de emendas à lei maior, ao texto legal mais importante".

Denúncias
Em seu pedido, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, argumenta que a intervenção se justifica, entre outras coisas, porque a Câmara Legislativa do Distrito Federal não tomou nenhuma medida quanto às denúncias contra o governo local relativas a fraudes em licitações, formação de quadrilha e desvios de verbas públicas.

Depois dessa iniciativa de Gurgel, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa acatou um pedido de impeachment contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que agora será analisado por uma comissão especial. Arruda deverá permanecer preso pelo menos até a quinta-feira (25), quando o seu pedido de habeas corpus será julgado pelo STF.

Continua:

Reportagem – Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

-----------------------------------------------

Valdelei Duarte <leiduarte_gv@hotmail.com>

CAPITÃO ASSUMÇÃO ENDURECE DISCURSO EM FAVOR DA PEC300
COMUNICADO ESPECIAL
Algumas mídias estão publicando que os deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares estão de acordo com a proposta do Deputado Michel Temer em aglutinar a PEC 300, tirando-nos a igualdade salarial com o DF e diminuindo o piso salarial nacional de R$ 4.500 para R$ 3.500.
Isso não é verdade. O que a FREMIL (Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares) não abre mão é de que se vote a PEC 300 da forma que foi votado o relatório do Deputado Major Fábio, na Comissão Especial da PEC 300.
De antemão, aproveito a oportunidade para que todos os companheiros já comecem a divulgar a nossa próxima marcha em Brasília nos dias 2 e 3 de março. Iremos novamente para outra grande mobilização com pelo menos o dobro dos companheiros que foram na anterior. Essa PEC é nossa. Se nós não formos buscá-la votada e aprovada, ninguém vai dar de mão beijada.
Faremos nova marcha, agora com mais de 10 mil bombeiros e policiais, todos com a nossa camisa de cor laranja. No dia 2 de março, depois da marcha ás 09:00, faremos as nossas sensibilizações, agora somente aos parlamentares do Colégio de Líderes e Deputado Michel Temer, para que votem ainda na terça (2) o texto aprovado na Comissão Especial (igualdade salarial com o DF e piso de R$ 4.500). Á tarde iremos nos posicionar na galeria do Plenário e nos corredores da Câmara.
Se o nosso pleito não for atendido, faremos a nossa paralisação nacional na manhã de quarta (3) até que seja votada e aprovada a nossa igualdade salarial. Contamos com a nossa família para que participem também da paralisação nacional. Nossas esposas e filhos participarão impedindo as saídas das viaturas dos quartéis.
Ou as medidas drásticas acontecem ou nunca teremos vitória.
Se o Presidente Michel Temer quisesse, já teria colocado a PEC 300 na pauta.
Se o governo quisesse, daria a nossa igualdade e o piso por medida provisória.
Vou repetir as palavras do Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, falando para bombeiros e policiais na nossa mobilização em Brasília: “vocês estão com um pé na porta para conseguirem a PEC 300. Se essa porta se fechar, nem em 50 anos essa porta se abrirá de novo.”
Vamos em busca da vitória da nossa PEC 300, por nossa família. Essa sim nos reconhece e nos valoriza.
Juntos somos fortes.
Capitão Assumção

-----------------------------------------------

Fernando DELIMA <fernandodelima1@gmail.com>

MOVIMENTO NACIONAL PEC 300
MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO
COMUNICADO IMPORTANTE
Comunicamos que está sendo programada para o dia 26 de fevereiro próximo uma caminhada pela Av. Rio Branco se intitulando
"Retomada dos rumos do movimento PEC 300". ESSE MOVIMENTO NÃO É DE RESPONSABILIDADE DO MOVIMENTO NACIONAL PEC 300 e NEM DO MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO.
Pelo respeito que temos para com todas as pessoas envolvidas no MOVIMENTO NACIONAL PEC 300 e MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO (cerca de 10.000.000 de pessoas) e em respeito às negociações que estão em andamento no CONGRESSO NACIONAL envolvendo Parlamentares, Movimentos, e Associações de Classes deliberamos que este não é o momento para realizarmos caminhadas e atos públicos cobrando uma postura das autoridades, pois a palavra do Presidente da CÂMARA DOS DEPUTADOS, DEPUTADO MICHEL TEMER (PMDB) foi empenhada na promessa de VOTAR A PEC 300 NO PRÓXIMO DIA 02 ou 03 de MARÇO e até que esse fato aconteça teremos que aguardar o resultado para poder nos posicionarmos.
Por fim, recomendamos a todos que fiquem atentos aos reais propósitos de movimentos e atos públicos realizados em sua cidade e avaliem se QUEM ESTÁ POR TRÁS DESSES MOVIMENTOS colocam em primeiro lugar o interesse coletivo das classes ou o interesse de promoção política ou vingança pessoal.
FERNANDO DELIMA
MOVIMENTO NACIONAL PEC 300
MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO
BLOG: http://fernandodelimapec300.blogspot.com
tel: (021) 7811 8282 / 46*23230 / 9871 1031 / 9135 5733

------------------------------------------------

Bol da PM nº. 031 - 22 Fev 2010 - Fl. 10

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÕES CRÍTICAS - PUBLICAÇÃO
O Chefe do Centro de Comunicações e Informática, no uso de suas atribuições, com o objetivo de capacitar profissionais com conhecimentos básicos em Informática e Comunicações Críticas para manutenção de primeiro escalão nas áreas de radiofonia, telefonia, informática (manutenção de hardware e redes), sonorização de eventos e auxiliar os Oficiais de Telemática quanto a escrituração e controle do material carga de Informática e Radiocomunicação e conhecimento e aplicação das normas de Comunicações e Informática no âmbito da PMERJ, torna público que estará iniciando o curso de Auxiliar de Telemática visando melhorar a atuação do Policial em suas atividades diárias.
Terá início em 01 de março 2010 e será realizado no 8º BPM e 11º BPM no turno da manhã no horário de 08:00 às 12:00h.
Público alvo: Praças da PMERJ.
Duração de 4 semanas.
Carga horária: 80 horas.
Números de vagas: 20.
Pré-requisitos: Ensino Médio e conhecimentos básicos em Informática e Radiocomunicação.
Solicitamos que as OPM referentes aos seguintes BPM: 8º, 29º, 32º, 25º e 36º selecionem 4 alunos em cada unidade; e 26º, 11º e 30° selecionem 7 alunos em cada unidade, e que enviem relação com nome e RG dos instruendos até 24 de Fevereiro às 16:00h.

-----------------------------------------------

Bol da PM nº. 031 - 22 Fev 2010 - Fl. 24

PROGRAMA CASAMENTO COLETIVO/2010 – ÚLTIMA CONVOCAÇÃO DE NUBENTES – DETERMINAÇÃO
Considerando o evento Carnavalesco que dificultou, em parte, a presença dos policiais na entrega dos documentos necessários para participarem do Casamento Coletivo.
Este Comando, atendendo a proposta do Diretor de Assistência Social, DETERMINA que os Comandantes, Chefes e Diretores das OPM abaixo, convoquem, os Policiais Militares inscritos no XLIX Casamento Coletivo, a comparecerem na DAS, no dia 23 FEV 2010 (terça-feira), das 09:00 às
17:00h, a fim de efetuarem a entrega dos documentos, de acordo com situação em que se enquadra.
A presença do casal torna-se imprescindível.

Noivos brasileiros, solteiros e com mais de 18 anos.
- Certidão de nascimento (original e cópia)
- Carteira de identidade (cópia)
- CPF e contracheque (cópia)
- Comprovante de residência do noivo ou noiva (cópia)
- Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência de duas testemunhas maiores de 18 anos (copia)
- Qualificação (endereço, estado civil, profissão, naturalidade e idade, por escrito, dos noivos, dos pais dos noivos, quando vivos, e das testemunhas).
Noivos divorciados.
- Certidão de casamento com averbação de divórcio (original e cópia)
- Formal de partilha dos bens do casamento anterior. Caso não tenha havidos bens, juntar petição inicial do divórcio mais sentença homologada pelo juiz.
- Carteira de identidade (cópia)
- CPF e contracheque (cópia)
- Comprovante de residência do noivo ou noiva (cópia)
- Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência de duas testemunhas maiores de 18 anos (copia)
- Qualificação (endereço, estado civil, profissão, naturalidade e idade, por escrito, dos noivos, dos pais dos noivos (quando vivos) e das testemunhas).
Observação: se os noivos não puderam comprovar a partilhados bens ocorridos no matrimonio anterior ou a sua inexistência, estarão obrigados a contrair o novo matrimonio sob o regime de separação legal de bens, conforme Art 1641,I c/c 1523, III do Código Civil.
Noivos Viúvos:
- Certidão de casamento do noivo(a) viúvo(a) atualizada com anotação do falecimento do cônjuge (original e cópia)
- Certidão de óbito do cônjuge falecido (cópia)
- Inventario dos bens
- Carteira de identidade (cópia)
- CPF e contracheque (cópia)
- Comprovante de residência atualizado do noivo ou noiva (cópia)
- Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência de duas testemunhas maiores de 18 anos (cópia).
- Qualificação (endereço, estado civil, profissão, naturalidade e idade, por escrito) dos noivos, dos pais dos noivos, quando vivos, e das testemunhas.
Observação: enquanto não for realizado o inventario e feita a partilha dos bens ao(s) herdeiro(s), os noivos estarão obrigados a contrair o novo matrimonio sob o regime de separação legal de bens, conforme Art. 1641,I c/c 1523, III do Código Civil.
Noivos Católicos
- Alem dos documentos da condição que se enquadrarem os seguintes:
- Certidão de batismo com validade de 06 meses.
- Entrevista dos noivos com o Capelão.
- Qualificação, identidade, CPF e comprovante de residência dos pais dos noivos.
- Qualificação, identidade, CPF e comprovante de residência dos padrinhos (casal maior de 18 anos).
2º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 37.460 JORGE ROBERTO BENVINDO DAS NEVES

3º SGT PM 52.591 JULIO CÉSAR BERNARDO BENTO
13º BPM
Posto/ Grad RG Nome
1º SGT PM 41.880 CARLOS ALBERTO CORREA
2º SGT PM 52.722 WAGNER GERALDO SIMAS DAS NEVES
16º BPM
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 61.846 FRANCISCO JOSE DE CASTRO COSTA
17º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 42.737 JAIRO FERREIRA DA COSTA SILVA
2º SGT PM 45.858 IRINÉIA ROSA VICENTE
BPCHQ
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 50.378 CLEBER FELIPE DOS SANTOS
3º SGT PM 62.726 FABIO LUIZ FERNANDES FERREIRA GAYOSO
CB PM 59.987 ELSON PEREIRA DA SILVA NETO
CB PM 63.257 WAGNER CRUZ SILVA
CB PM 65.032 GUTEMBERG LIBERATO
CB PM 65.846 SIDCLEI DE PAULA SILVA
CB PM 66.421 LUCIANO CRISTI PACHECO DA SILVA
23º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 38.182 RUBENS SANTANA QUINHÃO
24º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 45.650 JOSE CARLOS GONÇALVES ÂNGELO
CMM
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 61.197 ADRIANO OLEGÁRIO NUNES
C. AJM
Posto/ Grad RG Nome
3º SGT PM 55.625 WALDECY MADUREIRA DO ROSÁRIO
BOPE
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 64.147 PAULO ROBERTO ALVES MONTEIRO
CIntPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 53.193 SANTCLAIR GOULART

-----------------------------------------------

NOTÍCIAS DO CFAP

Fernando DELIMA <fernandodelima1@gmail.com>

MOVIMENTO NACIONAL PEC 300
MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO
COMUNICADO IMPORTANTE
Comunicamos que está sendo programada para o dia 26 de fevereiro próximo uma caminhada pela Av. Rio Branco se intitulando
"Retomada dos rumos do movimento PEC 300". ESSE MOVIMENTO NÃO É DE RESPONSABILIDADE DO MOVIMENTO NACIONAL PEC 300 e NEM DO MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO.
Pelo respeito que temos para com todas as pessoas envolvidas no MOVIMENTO NACIONAL PEC 300 e MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO (cerca de 10.000.000 de pessoas) e em respeito às negociações que estão em andamento no CONGRESSO NACIONAL envolvendo Parlamentares, Movimentos, e Associações de Classes deliberamos que este não é o momento para realizarmos caminhadas e atos públicos cobrando uma postura das autoridades, pois a palavra do Presidente da CÂMARA DOS DEPUTADOS, DEPUTADO MICHEL TEMER (PMDB) foi empenhada na promessa de VOTAR A PEC 300 NO PRÓXIMO DIA 02 ou 03 de MARÇO e até que esse fato aconteça teremos que aguardar o resultado para poder nos posicionarmos.
Por fim, recomendamos a todos que fiquem atentos aos reais propósitos de movimentos e atos públicos realizados em sua cidade e avaliem se QUEM ESTÁ POR TRÁS DESSES MOVIMENTOS colocam em primeiro lugar o interesse coletivo das classes ou o interesse de promoção política ou vingança pessoal.
FERNANDO DELIMA
MOVIMENTO NACIONAL PEC 300
MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO
BLOG: http://fernandodelimapec300.blogspot.com
tel: (021) 7811 8282 / 46*23230 / 9871 1031 / 9135 5733

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DO CFAP

 

Esclarecimento importante sobre a Bolsa Olímpica

O PM ou BM inscrito no ciclo 18, poderá realizar o curso normalmente.

Para não perder o direito a Bolsa Olímpica basta não requerer a Bolsa-Formação de R$ 443,00 no sisforrequerente.

Muito simples!!!

OBS.: Não há uma data definida para a inscrição no Bolsa Olímpica. O Termo de Compromisso entre o Estado do Rio de Janeiro e o Governo Federal ainda não foi assinado (e nem previsão de quando isto ocorrerá).

-----------------------------------------------

Quem tiver com problema relacionado a Senha do EAD/PRONASCI (Ciclo 18) me envie um e-mail contendo Nome completo, RG e CPF.

Tentarei solucionar!

-----------------------------------------------

Atenção Alunos do CAS 2009/EAD

O Gestor Estadual do PRONASCI/EAD, Maj Carlos Henrique, informou que a sua equipe está trabalhando com muito afinco e incluindo na Academia Virtual os alunos que restavam; ou seja, aqueles que eu não pude incluir.

Neste ambiente virtual aparecerão os primeiros 05 Módulos que deverão ser lidos até o dia 14 de abril.

Caso no dia 25 de fevereiro, dia de abertura do curso, o aluno do CAS ao entrar na Academia Virtual encontrar um número inferior a 05 Módulos, isto significa que ele está isento do Módulo ausente em virtude de já ter concluído o referido Módulo em algum ciclo anterior ao 18.

Se até o dia 25 de fevereiro a senha para acessar o curso não chegar por e-mail, o aluno do CAS poderá utilizar uma das seguintes alternativas:

1) Tentar acessar o curso com senha utilizada no ciclo anterior;

2) Utilizar o seu próprio RG;

Caso não funcione:

1) Telefonar para 2334-9408, 2332-5587 ou 2334-5863;

2) Comparecer pessoalmente ao prédio da Central do Brasil, 3º andar, sala 310, Telecentro. De 2ª a 6ª feira, das 09 às 17 horas. Falar com Eliézer ou Flávia.

3) Fazer contato comigo através do ID 12*48079.

Os alunos do CAS considerados "Evadidos", tenham paciência. Há a necessidade de liberação da evasão no sistema. Esta liberação depende de autorização especial do Gestor Federal do PRONASCI, que já foi solicitada e será feita em breve.

Manterei a turma sempre informada das novidades e me coloco a disposição de todos para solucionar quaisquer problemas relacionados ao curso.

Gostaria de lembrar aos alunos que cada Módulo possui o seu Tutor, com exceção do Módulo de Direitos Humanos. Procurem tirar as suas dúvidas com o seu respectivo Tutor.

Aliás na reunião de hoje (dia 22) o Gestor Estadual fez questão de frisar aos Tutores para terem total cuidado e atenção com a turma do CAS em virtude da quantidade de Módulos, Materiais e a importância da conclusão com aproveitamento de cada um dos Módulos.

Até a próxima publicação.

Início do curso, 1ª Fase EAD è dia 25 de fevereiro.

http://senaspead.ip.tv

Término da 1ª Fase EAD è dia 14 de abril.

Abraços!

Maj Helio

-----------------------------------------------

Ademilson Silva Lisboa <ademilsonlisboa@yahoo.com.br>

Assunto: ACIDENTE VTR 37º BPM
Primeiramente agradecemos a DEUS por estarem todos bem. Encontravam-se na Viatura o Junior (Brant), Loureiro, Gouvêa e o Junior REF (Bat e R....) todos com ferimentos leves. Peço aos colegas que puderem, darem uma assistência aos nobres colegas que se encontram no Hospital São João Batista - Volta Redonda.
Desde já agradeço.
Resumo: O OPALA colidiu na traseira da viatura projetando-a contra a traseira de uma carreta que encontrava-se parada na Via Dutra, próximo a entrada de Piraí, onde já havia outro acidente.

-----------------------------------------------

Fernando DELIMA <fernandodelima1@gmail.com>

MOVIMENTO PEC 300 RIO DE JANEIRO
SEGUNDA CARAVANA NACIONAL RUMO À BRASÍLIA
SAÍDA DO RIO: SEGUNDA-FEIRA - 01 de MARÇO de 2010 / 09 horas
ESTAMOS FAZENDO UM APELO A TODOS COMPANHEIROS BOMBEIROS, POLICIAIS MILITARES, POLICIAIS CIVIS, VIÚVAS, PENSIONISTAS, AMIGOS, PARLAMENTARES E TODAS AS PESSOAS DE BEM.
Estamos necessitando de recursos humanos, materiais e financeiros para realizar a SEGUNDA CARAVANA NACIONAL RUMO À BRASÍLIA, para lutar pela APROVAÇÃO DA PEC 300, que trará mais dignidade para nossas classes e MELHOR QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR NÓS PROFISSIONAIS DE DEFESA E SEGURANÇA PÚBLICA PARA A POPULAÇÃO DO NOSSO ESTADO.
NECESSITAMOS DE : água mineral; refresco em copo; equipe médica e de enfermagem; equipe jurídica; e ônibus de viagem;
SOLICITAMOS TAMBÉM A COLABORAÇÃO DE QUALQUER QUANTIA, TRANSFERINDO DE SUA CONTA CORRENTE PARA A CONTA POUPANÇA, A FIM DE ATENDER AS NECESSIDADES ACIMA:
BANCO ITAÚ
Ag: 6157
Conta Poupança: 04702-5/500 FERNANDO A. DELIMA Silva
FERNANDO DELIMA
MOVIMENTO NACIONAL PEC 300
Movimento PEC 300 / Rio de Janeiro
Blog: http://fernandodelimapec300.blogspot.com
fernandodelima1@gmail.com / tel. (21) 7811 8282 / 46*23230 / 9871 1031 / 9135 5733

-----------------------------------------------

Henrique Carlos <henriquecarlos45@gmail.com>

O CRESCIMENTO DA NOSSA HISTÓRIA FUNCIONAL!

Para uma melhor compreensão sobre o modelo de polícia do nosso país consideramos necessário fazer uma curta explanação sobre a sua gênese e seu histórico. No Brasil, as polícias são divididas em polícias civis e militares. A policia militar é um modelo remanescente do período colonial português, onde em cada província “capitanias” seus gestores ou donatários possuíam uma força de segurança que realizava o papel de instrumento mantenedor da ordem pública local, bem como a segurança territorial. Era um misto de polícia e exército, onde algumas eram denominadas “milícias” enquanto outras “forças públicas estaduais”.
Com o fim da monarquia o regime republicano substitui as províncias pelos estados, e temendo um possível retorno do antigo regime, o governo federal concedeu aos governadores dos estados a ampliação da autonomia governamental, isso fez com que vários estados aumentassem os seus contingentes dotando-lhes de aporte logístico incluindo armamento “bélico” (uso para guerra). Poucas pessoas, fora do contexto militar, sabem que até meados dos anos 40 do século XX havia forças públicas estaduais com estrutura superior ao do próprio Exército Brasileiro.
A NOSSA INFLUÊNCIA NA EXISTÊNCIA DA ESTRUTURA SOCIAL É INEGÁVEL .
ALGUNS PENSADORES SABEM E TEMEM ISSO.

-----------------------------------------------

GRET DISCRIMINA OFICIAIS INTERMEDIÁRIOS, SUBALTERNOS E PRAÇAS.
O art. 19, § 1º incisos I, II e III da Lei nº. 279/79, alterados pelo Decreto nº. 21.389/95, dispõe sobre a GRET/PM/BM da seguinte forma:
"Art. 19 - A Gratificação de Regime Especial de Trabalho Policial-Militar ou de Bombeiro-Militar é devida ao PM ou BM para compensar o permanente desgaste físico e psíquico provocado pela elevada tensão emocional inerente à profissão.
§ 1º - A Gratificação de que trata este artigo é fixada nos seguintes percentuais:
I - 192,50% (cento e noventa e dois e cinqüenta centésimos), para Oficiais Superiores;
II - 150% (cento e cinqüenta por cento), para Oficiais Intermediários e Subalternos;
III - 122,50% (cento e vinte e dois por cento e cinqüenta centésimos), para Aspirantes a Oficial, Alunos das Escolas de Formação, Subtenentes,
Sargentos, Cabos e Soldados." (alíneas I, II e III alteradas pelo Decreto nº. 21.389/95).
Inicialmente, há que se atentar que são as características da vantagem, sua causa, e o fato gerador do direito à sua percepção que servem de
critérios para a definição de sua natureza jurídica.
Mencionada norma contraria frontalmente os elementos inerentes à natureza jurídica da gratificação, estabelecendo que deve ser concedida
obedecendo a hierarquização entre os diversos postos e graduações, não levando em conta a peculiaridade da atividade desenvolvida pelo militar
estadual, mas sim a hierarquia vertical das corporações.
Como se pode verificar no texto legal, a aludida gratificação é conferida a todos os policiais militares e bombeiros militares, sem exceções, em razão do ?...permanente desgaste físico e psíquico provocado pela elevada tensão emocional inerente à profissão?.
Assim escalonada a GRET, tem-se uma maior diferença entre as remunerações percebidas pelos militares de maior posto e os demais.
Porém, a lei inobservou a natureza da gratificação. O escalonamento contraria seus elementos e motivos intrínsecos. A atividade do militar é
una, não está diferenciada pelos postos e graduações.
É o soldo que distingue a forma de escalonamento hierárquico das carreiras, a maneira de preenchimento dos cargos e as funções intrínsecas aos graus hierárquicos (art. 4º da Lei nº. 279/79).
Fica, então, evidenciado que não há situações fáticas diversas que justifique a diferença nos percentuais da gratificação.
Somente? Situações distintas exigem tratamentos distintos?
A GRETPM, devida mensal e regularmente aos militares do Estado do Rio de Janeiro, não poderia ser concedida em percentuais diversos (art. 19, §
1º, I, II e III, da Lei nº. 279/79), maior para uns e menor para outros, em razão da graduação ou posto, porque o regime especial de trabalho
sujeita todo militar na mesma medida e em igual extensão.
A LEI NÃO ADOTA NENHUM CRITÉRIO OU PARÂMETRO PARA JUSTIFICAR O PERCENTUAL MAIOR EM FAVOR DE OFICIAIS SUPERIORES.
NA VERDADE, NÃO EXISTE NO TEXTO LEGAL QUE INSTITUIU A GRET NENHUMA JUSTIFICATIVA, RAZOÁVEL OU PLAUSÍVEL, PARA ESSA DIFERENÇA DE TRATAMENTO.
Assim, entendemos que a gratificação em comento deve ser justa, capaz de proporcionar uma forma de compensação equivalente à dimensão ?...do permanente desgaste físico e psíquico provocado pela elevada tensão emocional inerente à profissão? e não um valor percentual meramente simbólico e discriminatório.
Muito embora seja evidente a injustiça decorrente do tratamento desigual conferido pelo art. 19, § 1º, incisos I, II e III da Lei nº 279/79, o
Judiciário vem negando o reconhecimento de tratamento isonômico nesta matéria. Adota-se o critério discricionário para a concessão dos
percentuais pautado na independência dos Poderes (art. 2º da CF/88).
Se assim é, resta apenas a mobilização das duas categorias de servidores militares do Estado no sentido de demandar politicamente a unificação
dos percentuais da GRET adotando-se o maior como referência para todos os níveis hierárquicos.
Portanto, com a palavra os bravos e operosos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro.
Um abraço a todos.
Os interessados entrem em contato com o Dr. Ary José Lage de Oliveira
Rua Senador Dantas, 75 sala 1510 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel./Fax: (21)2220-0281 e 3553-2435

-----------------------------------------------

----- Mensagem encaminhada ----
De: Wanderby Braga de Medeiros <wanderby@oi.com.br>
Enviadas: Sábado, 20 de Fevereiro de 2010 20:40:10
Assunto: ENC: descoberta da formação de quadrilha pelo Tenente Jorge lobão (urgente)
Caro jornalista
Caso haja interesse na divulgação, os dados anexos revelam os bastidores da administração da "Caixa Beneficente da Polícia Militar" sob a gestão daquele Sr. que tem o paradoxal costume de anunciar a oferta de recompensas pela "cabeça" de marginais e de não pagar benefícios aos dependentes de policiais militares falecidos.
Os dados são reveladores!
Saudações.
Wanderby B. de Medeiros
-----Mensagem original-----
De:
Enviada em: sábado, 20 de fevereiro de 2010 17:43
Para: Wanderby Braga de Medeiros
Assunto: descoberta da formação de quadrilha pelo Tenente Jorge Lobão (urgente)
Caro amigo, Major Wanderby
Não sei se você tem acompanhado como o Sr. Jorge Lobão está tentando, a todo custo, segurar o osso, mas estamos logrando êxito na maioria das ações e empreitadas que estamos enfrentando para tirá-lo definitivamente da instituição que ele tanto prejudicou.
Entretanto, ocorre que ele conseguiu, em um domingo, as 21:30 horas, no plantão de um desembargador (não se sabe como) uma suspensão dos efeitos da assembléia e esta semana o tema vai para a mesa dos desembargadores da 2ª Câmara Cível, cara revogarem ou não essa decisão.
Nesse meio tempo, foi descoberto pela polícia (delegacia de combate as drogas) que existe uma quadrilha liderada pelo Lobão para desviar dinheiro dos associados da CBPM e o relatório da autoridade policial foi extremamente claro ao afirmar que ele frauda, lesa, desvia o dinheiro dos associados e formou uma quadrilha permanente e de forma dolosa.
(...)
Se for preciso, nós temos a cópia da documentação completa que também esta nos autos dos processos.

-----------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

Algumas mídias estão publicando que os deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares estão de acordo com a proposta do Deputado Michel Temer em aglutinar a PEC 300, tirando-nos a igualdade salarial com o DF e diminuindo o piso salarial nacional de R$ 4.500 para R$ 3.500.Isso não é verdade. O que a FREMIL (Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares) não abre mão é de que se vote a PEC 300 da forma que foi votado o relatório do Deputado Major Fábio, na Comissão Especial da PEC 300.De antemão, aproveito a oportunidade para que todos os companheiros já comecem a divulgar a nossa próxima marcha em Brasília nos dias 2 e 3 de março.Iremos novamente para outra grande mobilização com pelo menos o dobro dos companheiros que foram na anterior. Essa PEC é nossa. Se nós não formos buscá-la votada e aprovada, ninguém vai dar de mão beijada.Faremos nova marcha, agora com mais de 10 mil bombeiros e policiais, todos com a nossa camisa de cor laranja.No dia 2 de março, depois da marcha ás 09:00, faremos as nossas sensibilizações, agora somente aos parlamentares do Colégio de Líderes e Deputado Michel Temer, para que votem ainda na terça (2) o texto aprovado na Comissão Especial (igualdade salarial com o DF e piso de R$ 4.500. Á tarde iremos nos posicionar na galeria do Plenário e nos corredores da Câmara.Se o nosso pleito não for atendido, faremos a nossa paralisação nacional na manhã de quarta (3) até que seja votada e aprovada a nossa igualdade salarial.Contamos com a nossa família para que participem também da paralisação nacional. Nossas esposas e filhos participarão impedindo as saídas das viaturas dos quartéis.Ou as medidas drásticas acontecem ou nunca teremos vitória.Se o Presidente Michel Temer quisesse, já teria colocado a PEC 300 na pauta. Se o governo quisesse, daria a nossa igualdade e o piso por medida provisória.Vou repetir as palavras do Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, falando para bombeiros e policiais na nossa mobilização em Brasília: “vocês estão com um pé na porta para conseguirem a PEC 300. Se essa porta se fechar, nem em 50 anos essa porta se abrirá de novo.”Vamos em busca da vitória da nossa PEC 300, por nossa família. Essa sim nos reconhece e nos valoriza.Juntos somos fortes. Capitão Assumção FERNANDO DELIMA - MOVIMENTO NACIONAL PEC 300 - Movimento PEC 300 Rio de Janeiro
Blog : http://fernandodelimapec300.blogspot.com/
Tel, : (021) 7811 8282/ 46*23230 / 9871 1031

-----------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

Mais algumas perguntas e novidades surgiram no âmbito do Programa Bolsa Formação, onde estão englobados a Bolsa Copa e a Bolsa Olímpica, do PRONASCI, Ministério da Justiça. No Diário Oficial da União de terça-feira, 9 de fevereiro, foi publicada a Portaria nº 183, que regulamenta os decretos 6.490 e 7.081, e algumas perguntas que a tropa tinha a respeito dos benefícios sociais do Governo Federal foram respondidas.
Veja abaixo as principais delas:
- Servidores policiais temporários podem receber as bolsas?
Passa a ser requisito para a percepção das bolsas que o policial tenha “no mínimo mais 5 (cinco) anos de efetivo serviço a cumprir na carreira”, no caso da Bolsa Copa, e “no mínimo mais 7 (sete) anos de efetivo serviço a cumprir na carreira”, no caso da Bolsa Olímpica.
- Estou prestando serviço a outro órgão público. Receberei as Bolsas?
Não. Conforme o regulamento, não tem direito à Bolsa Copa nem à Bolsa Olímpica aquele que estiver “cedido para órgão diverso da polícia civil, polícia militar e corpo de bombeiro militar”.
- Que curso devo fazer para receber os benefícios?
O ciclo especial de capacitação Jogos da Copa do Mundo de 2014, para perceber a Bolsa Copa, ou o ciclo especial de capacitação Jogos Olímpicos de 2016, para perceber a Bolsa Olímpica.
- Quando esses cursos serão criados?
O Regulamento cria um grupo de trabalho que, dentre outras missões, define o plano de ensino dos ciclos especiais de capacitação Jogos da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Nesse grupo, cada unidade federativa irá enviar um representante, que se reunirão com prepostos do Ministério da Justiça e definirão o plano de ensino, para então implementar os cursos. O prazo para que isso ocorra é de 60 dias, prorrogáveis por mais 60.
- Como migrar da Bolsa Formação para outra Bolsa?
O regulamento traz um entrave àqueles que pretendem migrar da Bolsa Formação para outro benefício: “O profissional de segurança pública que já for beneficiário da Bolsa-Formação em razão da participação nos cursos regulares apenas poderá se inscrever em um dos ciclos especiais de capacitação após doze meses, contados da data do recebimento do primeiro benefício, independentemente do seu cancelamento ou renúncia”.
Os policiais que começaram a receber a Bolsa Formação mais recentemente – principalmente os recém-contratados – terão que se contentar com ela por enquanto. Porém, com exceção dos profissionais do Rio de Janeiro, que receberão a Bolsa Olímpica de R$1.200,00, a diferença inicial da Bolsa Copa para a Bolsa Formação não é lá tão grande – cerca de R$100,00. Mas faz falta.

-----------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

Caros Policiais e Bombeiros Militares, nós fizemos história em Brasília, porém saímos com as mãos vazias e isso se deve muito ao fato de não termos organizado adequadamente a nossa mobilização. Meio que no improviso e como se estivéssemos indo para uma festa, nada possuindo de concreto, seguimos para o Distrito Federal, sem saber quais seriam os nossos próximos passos, um erro primário de qualquer ação articulada. Teve o seu lado positivo, mostramos a nossa força, mas não podemos repetir o erro. Só podemos seguir novamente para Brasília após um criterioso planejamento e sabendo realmente o que irá ocorrer no plenário da Câmara do Deputados, não podemos mais bancar os "bonecos de posto". A luta é de todos nós e a mobilização também é de todos. Vamos nos reunir no dia 26 FEV 2010, às 18:00 horas, na Candelária e traçar nossos objetivos e ações. Vamos tratar da PEC 300, da PEC 446 e de reajuste imediato de salário. Em seguida, caminharemos pela Av. Rio Branco até a Cinelândia, dando continuidade à luta por melhores salários e por adequadas condições de trabalho, no Rio de Janeiro.
Sérgio Cabral nos deve mais de 50% de reposição salarial. Penso que nos outros estados do Brasil devam ocorrer mobilizações semelhantes, assim poderemos realizar em Brasília uma grande reunião de âmbito nacional.
“A farda não abafa, no peito do Soldado, o cidadão". "Marechal Osório"

-----------------------------------------------

João Alberto <jalbertom@bol.com.br>

Índice do reajuste para servidores estaduais vai sair até abril
POR ALESSANDRA HORTO - Jornal o Dia
Rio - Fiel defensor do governador Sérgio Cabral, o deputado Paulo Melo (PMDB) não por acaso é o líder do governo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Amigo pessoal de Cabral há pelo menos 20 anos, é o interlocutor dos servidores no Palácio Guanabara. Para o parlamentar, 2010 será “o toque final da gestão atual”, com a celebração de reajustes para categorias que não foram contempladas nos últimos anos. Já o aumento para a Educação, diz que a incorporação do Nova Escola não vai influenciar em mais um reajuste para a categoria esse ano, desde que o estado tenha dinheiro para isso. Sobre os aumentos concedidos pela gestão Cabral, Paulo Melo subiu o tom: “A gestão anterior deu um pacote de reajustes, mas foi o Sérgio Cabral quem pagou. Ele cumpriu todos os planos e, na época, propôs um aumento geral de 24%, que não foi aceito pelos representantes das categorias”.
O DIA: O governo já definiu o índice de reajuste de 2010 para o funcionalismo público estadual? Quando será pago e quais são as carreiras beneficiadas?
Paulo Melo: – A prioridade,nesse momento, é definir quais serão as carreiras contempladas e, consequentemente, o impacto da folha. O governador Sérgio Cabral tem agido com muita tranquilidade ao estabelecer as prioridades. O governo vai apresentar um pacote de bondades na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) entre março e abril. Será aquilo que é viável pelo governo. Ainda não fechamos o índice de reajuste e nem a quantidade de carreiras beneficiadas. Mas, se tivermos condições, a Educação terá reajuste mesmo com o Nova Escola. A incorporação não vai atrapalhar o aumento, desde que tenhamos dinheiro para isso.Temos que destacar que não adianta dar aumento sem ter dinheiro para pagar. O bom é o servidor ter aumento sabendo que vai receber o salário.
Será criado plano de cargos e salários para algumas carreiras?
Estamos estudando um plano de carreira para os funcionários do Detran, pois é fundamental para a arrecadação, por ser órgão que se paga. O plano até não poderá ser como a categoria quer, mas será como o governo poderá dar. Também vamos acertar o plano do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), já que funcionários da Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente) e IEF (Instituto Estadual de Florestas) ficaram de fora. Temos pessoas na mesma sala, com a mesma função e com salários diferenciados.
Os servidores da Saúde estão entre as categorias que podem receber aumento?
A Saúde tem que ter um novo formato. Atualmente, o médico decide se trabalha ou não. O estado faz escala e o médico não aparece. Eles se sentem como servidor de carreira, mas não se sentem integrantes do estado. Alguns querem trabalhar no mesmo dia do plantão em clínica particular. Ficou fácil trabalhar assim. É uma classe importantíssima, fundamental para todos, para o estado e para nós, mas que tem muitas dificuldades. Além de ter um sindicato politizado, mas que tem que funcionar.
O “desinteresse” que o senhor mencionou seria o motivo da atuação do Corpo de Bombeiros nas UPAs?
O trabalho dos bombeiros funciona porque tem regras e hierarquia. Além da verticalização do comando. O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, está preocupado em melhorar esse quadro. A questão da saúde é para se estudar muito. Hoje, mesmo pagando incentivos aos médicos, como gratificações, em vários casos não temos os profissionais de plantão nos hospitais.
O estado vai aumentar o valor do teto do Executivo?
Há uma grande discussão do teto salarial, pois existe discrepância do Executivo com o Legislativo e muito mais em relação ao Judiciário. O que se estuda é uma equação entre o possível e o ótimo. Existem salários vinculados ao do governador. Mas ele não pode aumentar o seu salário. Tem uma emenda que está sendo costurada na Casa (Alerj). Também estamos com o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, que tem sido solícito.
A Alerj pretende ouvir mais as entidades representativas dos servidores em 2010, antes de aprovar os reajustes que serão propostos pelo Executivo?
A casa é pública e temos o dever de ouvir todos os interessados, mas o funcionalismo público tem que parar com o discurso ideológico, porque grande parte do funcionalismo não tem discurso de classe. Tem discurso ideológico político-partidário. Tem que acabar com esse discurso. Não reconhecer o avanço do governo no campo da valorização do funcionário público é antes de tudo desmerecer a inteligência política da população.
O senhor acredita que o estado cumpriu o seu dever com os servidores da Segurança Pública?
Fizemos o máximo possível para melhorar a dignidade da tropa. O grande sonho de uma administração pública é pagar um salário que o policial militar não necessite fazer bico. Mas tudo isso leva tempo.

-----------------------------------------------

Bol da PM nº. 029 - 18 Fev 2010 - Fl. 33
ADMINISTRAÇÃO VINCULADA
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
FUNDAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE ESTATÍSTICAS,
PESQUISAS E FORMAÇÃO DE SERVIDORES
PÚBLICOS DO RIO DE JANEIRO
http://ceperj.rj.gov.br
PORTARIA CEPERJ/GP Nº. 8.356 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010
APROVA O REGULAMENTO QUE MENCIONA.
O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE ESTATÍSTICA, PESQUISAS E FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DO RIO DE JANEIRO - CEPERJ, no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º - Aprovar o Regulamento do 14º Concurso Literário do Servidor Público do Estado do Rio de Janeiro - Poesia e Conto, na íntegra e nos termos do Anexo a esta Portaria.
Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2010
JORGE GUILHERME DE MELLO BARRETO
Presidente
ANEXO
14º CONCURSO LITERÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - POESIA e CONTO.
REGULAMENTO
Participação
1 - Poderão participar do Concurso os servidores públicos, ativos e inativos, pertencentes aos quadros do funcionalismo federal, estadual e municipal domiciliados no Estado do Rio de Janeiro, inclusive os de fundações, autarquias e empresas públicas.
2 - Cada servidor poderá concorrer com até 3 (três) trabalhos de cada gênero literário (Poesia e Conto), processados em computador, num só lado, em papel tamanho A4, em 3 vias, acompanhados do respectivo disquete.
3 - Os trabalhos, todos inéditos, deverão ter no máximo 5 páginas para Poesia e 10 páginas para Conto.
Inscrição
4 - As 3 (três) vias do trabalho serão colocadas num único envelope, subscrito na parte externa:
a) nome do concurso b) gênero literário de participação (Poesia ou Conto) c) pseudônimo
5 - No mesmo envelope, além dos trabalhos, o concorrente incluirá, em um outro envelope menor e fechado, uma ficha contendo:
a) nome completo
b) pseudônimo
c) título do trabalho
d) data de nascimento
e) número do documento de identidade e órgão emissor
f) número do CPF
g) endereço, inclusive CEP
h) telefone e e-mail
i) órgão de lotação, cargo, número de matrícula
j) número da conta e agência bancária
l) breve informação biográfica
6 - Os trabalhos serão recebidos na CEPERJ, das 10 às 17 horas, até 31 de maio de 2010. Poderão, ainda, ser postados pelo correio
até a mesma data, para CEPERJ, Av. Carlos Peixoto, nº 54, sala 402 Botafogo - CEP 22290-090, telefone: 2334.7151(fax).
Comissão Julgadora
7 - A Comissão Julgadora será constituída por 6 (seis) nomes de reconhecida idoneidade cultural, 3 para cada gênero literário: Poesia e Conto, todos designados pela Coordenação do Concurso.
8 - As decisões da Comissão Julgadora serão irrecorríveis.
Prêmios
9 - Os três melhores trabalhos, por gênero literário, serão premiados, em dinheiro, da seguinte forma:
1º lugar - R$ 3. 000,00
2º lugar - R$ 2.000,00
3º lugar - R$ 1.000,00
10 - Os vencedores terão seus trabalhos editados pela CEPERJ, num só volume, em uma única edição de 1.000 exemplares, cabendo a cada autor 20 exemplares, a título de direito autoral.

-----------------------------------------------

LOCAL DE UTILIZAÇÃO E ID DOS RÁDIOS NEXTEL RECEBIDOS PELO  BPRv - PUBLICAÇÃO

Esta Chefia, atendendo solicitação do Comandante do BPRv, torna público que o BPRv recebeu da concessionária LANSA a doação de 04 (quatro) rádios Nextel, para serem utilizados em pontos estratégicos  do Batalhão, a saber:

Local de Utilização do Rádio Nextel

ID do Rádio

Sala de Operações/Sede (Niterói)

87*45866

Fiscal de Dia/Sede (Niterói)

87*45867

Sala de Operações/CVE/Av. Brasil e Linha Amarela

87*45865

Sala de Operações/5ª Cia./Linha Vermelha

87*45864

-----------------------------------------------

Alexandre R. Romano <alexandreromano.rj@gmail.com>
COMUNICADO Nº. 02 / 2010
Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2010.
Meus Amigos.
Encontra-se em vigor a Lei estadual nº. 4.359/2004, de minha autoria, que assegura aos filhos de Policiais, Bombeiros e Inspetores Penitenciários, mortos em serviço, matrícula nos estabelecimentos da rede pública estadual, nos níveis fundamental e médio.
Apesar da previsão legal, a UERJ alega possuir critérios próprios para a admissão em seu Colégio de Aplicação e que não cumprirá a lei.
Tal posicionamento evidencia o abuso e a arrogância daqueles que se dizem defensores do “estado democrático de direito”, mas que se julgam no direito de escolher a quais leis obedecerão.
Em face da resposta obtida, ingressei hoje com representação junto ao Ministério Público para que, no uso de sua atribuição de garantidor do cumprimento das leis, resguarde os direitos dos beneficiários da Lei estadual nº. 4.359/2004 e tome as providências legais cabíveis contra o reitor da UERJ.
FLÁVIO BOLSONARO
Deputado Estadual RJ
www.bolsonaro.com.br/flavio
Essa conta de e-mail não é monitorada, caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, entre em contato pelo e-mail abaixo:
flaviobolsonaro@alerj.rj.gov.br

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DO CFAP

 

---------------------------------------------------------------------

CAS/2010 - "Material completo para estudos"
Edital: http://www.4shared.com/file/210857270/c318ff05/CAS_EAD_2010_BOLPM017.html

Relação de Sargentos: http://www.4shared.com/file/210858878/9837e2b7/RELACAO_CAS_EAD_2010_BOLPM017.html

Material disponibilizado para o CAS 2010 (completo) -->  Clique aqui

-----------------------------------------------

Apesar do ceticismo de alguns PMs eu continuo afirmando: "A PEC SERÁ APROVADA".

A 300/2008 ou a 446/2009 com os devidos ajustes.

Este ano ainda, antes das eleições, as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares de todo Brasil, finalmente terão um piso nacional decente e digno.

Acredite, hoje nós temos 313 assinaturas de Deputados Federais pedindo a aprovação da PEC.

Temos uma margem confortável porque necessitamos de 308 votos e temos 313.

Assista o vídeo com o Dep. Paes de Lira falando sobre a matéria entrar em pauta após carnaval.

Clique e assista o vídeo è PEC 300

Juntos somos fortes!

Continuem a mobilização!

Maj Helio

-----------------------------------------------

Fernando DELIMA <fernandodelima1@gmail.com>

MOVIMENTO NACIONAL PEC 300 - RIO DE JANEIRO
Algumas mídias estão publicando que os deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares estão de acordo com a proposta do Deputado Michel Temer em aglutinar a PEC 300, tirando-nos a igualdade salarial com o DF e diminuindo o piso salarial nacional de R$ 4.500 para R$ 3.500.
Isso não é verdade. O que a FREMIL (Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares) não abre mão é de que se vote a PEC 300 da forma que foi votado o relatório do Deputado Major Fábio, na Comissão Especial da PEC 300.
De antemão, aproveito a oportunidade para que todos os companheiros já comecem a divulgar a nossa próxima marcha em Brasília nos dias 2 e 3 de março.
Iremos novamente para outra grande mobilização com pelo menos o dobro dos companheiros que foram na anterior. Essa PEC é nossa. Se nós não formos buscá-la votada e aprovada, ninguém vai dar de mão beijada.
Faremos nova marcha, agora com mais de 10 mil bombeiros e policiais, todos com a nossa camisa de cor laranja.
No dia 2 de março, depois da marcha ás 09:00, faremos as nossas sensibilizações, agora somente aos parlamentares do Colégio de Líderes e Deputado Michel Temer, para que votem ainda na terça (2) o texto aprovado na Comissão Especial (igualdade salarial com o DF e piso de R$ 4.500.
Á tarde iremos nos posicionar na galeria do Plenário e nos corredores da Câmara.
Se o nosso pleito não for atendido, faremos a nossa paralisação nacional na manhã de quarta (3) até que seja votada e aprovada a nossa igualdade salarial.
Contamos com a nossa família para que participem também da paralisação nacional. Nossas esposas e filhos participarão impedindo as saídas das viaturas dos quartéis.
Ou as medidas drásticas acontecem ou nunca teremos vitória.
Se o Presidente Michel Temer quisesse, já teria colocado a PEC 300 na pauta.
Se o governo quisesse, daria a nossa igualdade e o piso por medida provisória.
Vou repetir as palavras do Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, falando para bombeiros e policiais na nossa mobilização em
Brasília: “vocês estão com um pé na porta para conseguirem a PEC 300. Se essa porta se fechar, nem em 50 anos essa porta se abrirá de novo.”
Vamos em busca da vitória da nossa PEC 300, por nossa família. Essa sim nos reconhece e nos valoriza.
Juntos somos fortes. Capitão Assumção
FERNANDO DELIMA
MOVIMENTO NACIONAL PEC 300
Movimento PEC 300 Rio de Janeiro
Blog : http://fernandodelimapec300.blogspot.com
Tel, : (021) 7811 8282/ 46*23230 / 9871 1031

-----------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

Quatro policiais militares foram presos em flagrante por agressão e constrangimento ilegal a um grupo de turistas franceses, na madrugada de segunda-feira, nas imediações do Sambódromo. Os estrangeiros também acusam os PMs de tentativa de extorsão. De acordo com os turistas, eles foram abordados pelos acusados quando contavam o dinheiro dos ingressos para a Sapucaí — cerca de R$ 650 — no Viaduto 31 de Março, próximo à 6ª DP (Cidade Nova). — Eles chegaram por trás dizendo que eram da polícia e que queriam ver o dinheiro. Nosso amigo, que é brasileiro, explicou que éramos turistas, mas eles insistiam. Acharam que éramos cambistas e queriam levar o dinheiro — contou o engenheiro Sebastian Desfavris, de 30 anos. O brasileiro, que trabalha no Consulado do Brasil na França, levou um tapa no rosto quando pediu para ver os documentos dos policiais, que estavam à paisana. Segundo os turistas, outro estrangeiro, o francês René Colletin, de 37 anos, que é negro, foi obrigado a ficar sentado no chão. — Eu disse que era francês, mas ele não acreditou. Disse: “você é preto, não é francês” — relatou o engenheiro, constrangido. O caso está sendo investigado pelo Batalhão de Choque (BPChq) e pelo 1º BPM (Estácio), para onde os PMs estavam cedidos. Os policiais presos são três cabos e um sargento. Eles pertencem ao 3º (Méier), ao 4º (São Cristóvão), ao 16º (Olaria) e ao 22º (Maré) BPMs. Parte deles deveria estar em Santa Teresa e a outra parte fazendo o policiamento das arquibancadas populares, na Avenida Presidente Vargas.
Denúncia feita no Batalhão de Choque
Após a agressão, os turistas buscaram ajuda no BPChq, na Cidade Nova. Policiais do Serviço Reservado (P-2) da unidade prenderam os acusados no entorno da Sapucaí. — Os PMs estavam longe do local onde deveriam estar $e foram reconhecidos. Comprovamos a participação deles, que foram presos e vão responder pelos crimes, na esfera militar — afirmou o coronel Robson Rodrigues da Silva, comandante do BPChq. Há suspeita de que outros policiais militares participaram da ação. Mas a denúncia não foi confirmada. Até o fim do dia de ontem, a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) ainda não havia sido procurada pelas vítimas. O consulado da França no Rio chegou a intervir no caso, mas ao ser procurado o cônsul disse que não iria se pronunciar. Como recompensa, os franceses ganharam ingressos para o camarote da RioTur, para o desfile de ontem à noite. Dois PMs fizeram a segurança deles na avenida.

-----------------------------------------------

Henrique Carlos <henriquecarlos45@gmail.com>

Bolsa Copa e Olímpica – algumas novidades

Mais algumas perguntas e novidades surgiram no âmbito do Programa Bolsa Formação, onde estão englobados a Bolsa Copa e a Bolsa Olímpica, do PRONASCI, Ministério da Justiça. No Diário Oficial da União de terça-feira, 9 de fevereiro, foi publicada a Portaria nº 183, que regulamenta os decretos 6.490 e 7.081, e algumas perguntas que a tropa tinha a respeito dos benefícios sociais do Governo Federal foram respondidas. Veja abaixo as principais delas:

- Servidores policiais temporários podem receber as bolsas?

Passa a ser requisito para a percepção das bolsas que o policial tenha “no mínimo mais 5 (cinco) anos de efetivo serviço a cumprir na carreira”, no caso da Bolsa Copa, e “no mínimo mais 7 (sete) anos de efetivo serviço a cumprir na carreira”, no caso da Bolsa Olímpica.

- Estou prestando serviço a outro órgão público. Receberei as Bolsas?

Não. Conforme o regulamento, não tem direito à Bolsa Copa nem à Bolsa Olímpica aquele que estiver “cedido para órgão diverso da polícia civil, polícia militar e corpo de bombeiro militar”.

- Que curso devo fazer para receber os benefícios?

O ciclo especial de capacitação Jogos da Copa do Mundo de 2014, para perceber a Bolsa Copa, ou o ciclo especial de capacitação Jogos Olímpicos de 2016, para perceber a Bolsa Olímpica.

- Quando esses cursos serão criados?

O Regulamento cria um grupo de trabalho que, dentre outras missões, define o plano de ensino dos ciclos especiais de capacitação Jogos da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Nesse grupo, cada unidade federativa irá enviar um representante, que se reunirão com prepostos do Ministério da Justiça e definirão o plano de ensino, para então implementar os cursos. O prazo para que isso ocorra é de 60 dias, prorrogáveis por mais 60.

- Como migrar da Bolsa Formação para outra Bolsa?

O regulamento traz um entrave àqueles que pretendem migrar da Bolsa Formação para outro benefício: “O profissional de segurança pública que já for beneficiário da Bolsa-Formação em razão da participação nos cursos regulares apenas poderá se inscrever em um dos ciclos especiais de capacitação após doze meses, contados da data do recebimento do primeiro benefício, independentemente do seu cancelamento ou renúncia”.

Os policiais que começaram a receber a Bolsa Formação mais recentemente – principalmente os recém-contratados – terão que se contentar com ela por enquanto. Porém, com exceção dos profissionais do Rio de Janeiro, que receberão a Bolsa Olímpica de R$1.200,00, a diferença inicial da Bolsa Copa para a Bolsa Formação não é lá tão grande – cerca de R$100,00. Mas faz falta.

Clique aqui e leia todo o regulamento no Diário Oficial da União.

Posts Relacionados:

----------------------------------------------------------

O desarmamento como instrumento ineficaz para conter a criminalidade

Estamos em verdadeira guerra urbana e social contra a violência diária, contra a marginalidade que cresce assustadoramente, contra a criminalidade que aumenta gradativamente a todo tempo no nosso País.

O Estado protetor, visando resgatar a ordem social ferida mostra-se ineficiente para debelar tão afligente problemática. Ações consideradas miríficas, pirotécnicas, projetos e programas emergentes surgem e insurgem sem atingir os seus reais objetivos.

A população assiste atônita aos remédios e às ações miraculosas que quase sempre restam inócuas. O projeto desarmamento estudado e executado pelo Governo Federal desde 2003 demonstra ser no âmago do seu curso mais uma dessas ações que agem infrutuosamente na tentativa de reduzir a criminalidade no País.

Quando a campanha do desarmamento começou naquele ano as autoridades constituídas apresentaram que o Brasil era detentor de 17 milhões de armas de fogo e que por tal fato gerava-se o alto índice de criminalidade, em especial o número de homicídios, vez que o cidadão em posse de tal arma por qualquer desavença eliminava o seu opositor, ou seja, associaram de maneira simplista a relação entre a criminalidade e posse de arma de fogo, quando na verdade a problemática é muito mais complexa.

Com o passar dos anos os defensores do desarmamento, sempre apresentaram números de redução de homicídios por arma de fogo para sustentarem suas posições esquecendo-se, entretanto, de computar em tais estatísticas os homicídios praticados por outros meios ou instrumentos, ou seja, na verdade houve no País a diminuição dos homicídios provindos de arma de fogo e aumentou o número do mesmo crime por outros meios perpetrados. Deduze-se assim que o cidadão comum por não mais possuir arma de fogo mata de qualquer jeito o seu desafeto. No geral, o índice do crime de homicídio não diminuiu e continua aumentando junto com a população.

Ademais, outros grandes malefícios também não são associados ao desarmamento em tais estatísticas, ou seja, o aumento estúpido do crime de roubo, conhecido popularmente como assalto à mão armada, e o mais grave: o latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Só em São Paulo o número de latrocínios subiu agora mais de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Hoje um cidadão é morto pelo assaltante mesmo sem reagir ao ato só pelo simples fato de estar portando pouco dinheiro.

Os fatos demonstram que os discursos e as noticias desarmamentistas parecem ser apenas meras cortinas de fumaça tendo na linha de frente a diminuição dos homicídios eventuais por desavença perpetrados nas comunidades por via de arma de fogo a querer encobrir o recrudescimento da criminalidade dos outros tipos penais.

O povo vive acuado, desarmado e preso por grades, cercas elétricas, alarmes, nas suas próprias residências e os diversos criminosos andam soltos nas ruas a caça das suas vítimas, aumentando de forma geométrica o número de latrocínios, roubos e sequestros relâmpagos em todos os lugares. A Polícia por mais diligente que seja, em virtude da falta de contingente adequado, de uma maior estrutura e por não ser Onipotente e Onipresente para estar em todos os lugares a todo tempo para evitar o crime não pode ser a única culpada por tal problemática.

É fato presente que o crime organizado, placenta que forma e alimenta o tráfico de drogas, os criminosos perigosos e contumazes, consegue transitar e abastecer a marginalidade com metralhadoras, fuzis, bazucas, granadas, escopetas, pistolas… Tais armamentos provindos de diversas nacionalidades ingressam pelas nossas gigantescas e mal guarnecidas fronteiras e chegam às mãos das facções criminosas, quadrilhas ou criminosos diversos de maneira inexplicável.

Atacam-se carros blindados com armamento pesado e potente, derrubam-se helicóptero com tiros de fuzis ou metralhadoras antiaéreas, inúmeros assaltos se valem de armas de guerra no País inteiro, policiais são frequentemente mortos no labor das suas funções por criminosos possuidores de armas poderosas adquiridas no câmbio negro do crime organizado.

O cidadão nas ruas literalmente virou um alvo em determinados locais. Um alvo que tem que ser um maratonista, velocista, contorcionista, trapezista e até mágico para se esquivar das balas perdidas. Um alvo que tem que optar por dar apoio aos traficantes de drogas sob pena de morte. Um alvo no seu veículo ultrapassando os sinais de transito e recebendo multas para não ser seqüestrado ou assaltado e morto. Um alvo desarmado sem direito a defesa própria contra o marginal sempre bem armado. Um alvo que tem que contratar segurança particular. Um alvo que ainda tem que agradecer ao criminoso por apenas lhe levar seus bens materiais. Um alvo esperando sempre que apareça algum policial para lhe salvar.

A Lei nº. 10.826, de 22 de dezembro de 2003, mais conhecida como o ESTATUTO DO DESARMAMENTO que surgiu como instrumento mirífico para enfrentar o surto da violência e criminalidade trouxe no bojo do seu artigo 35 a seguinte redação transcrita in verbis:

Art. 35. É proibida a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, salvo para as entidades previstas no art. 6º desta Lei.

§ 1º Este dispositivo, para entrar em vigor, dependerá de aprovação mediante referendo popular, a ser realizado em outubro de 2005.

§ 2º Em caso de aprovação do referendo popular, o disposto neste artigo entrará em vigor na data de publicação de seu resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Então, na data marcada houve o referendo popular em que 63,94% da população que foi às urnas votou a favor da comercialização de armas de fogo, ou seja, implicitamente, por maioria absoluta o povo decidiu contra o DESARMAMENTO.

A nossa Constituição Federal estabelece que todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido, contudo, a vontade popular em possuir uma arma de fogo para se defender praticamente fora barrada, ou pelo menos extremamente dificultada. A comercialização continuou permitida, mas permaneceram em vigor todas as restrições ao porte e à compra de armas de fogo previstas no Estatuto do Desarmamento. Hoje em dia, para alguém ter uma arma de fogo registrada e para mantê-la apenas em sua residência, passa por grande burocracia e protocolo que quase nenhum trabalhador consegue sobrepor.

O desarmamento veio para o seio da sociedade como uma espécie de gigantesca medusa. O temor de ser atingido pela Lei vem matando a esperança do povo por uma segurança justa. A demagogia tenta liquidar a democracia através da ação insidiosa de tirar-lhe o direito de defesa própria e da sua família. O projeto desarmamento tornou-se pérfido na medida em que foi contra a vontade popular.

A criminalidade se combate através de um conjunto de políticas públicas sérias e efetivas nos planos do desenvolvimento social, além das medidas administrativas no âmbito dos órgãos ligados à segurança pública com a ajuda da comunidade e a força da adesão da própria sociedade, destinando de forma firme e constante os projetos inerentes, não com a simples deposição ou apreensão das armas de fogo dos cidadãos de bem, dos trabalhadores, deixando-os cada vez mais vulneráveis às ações dos marginais.

Posts Relacionados:

-----------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

A triste estatística na PMERJ

O ano de 2009 terminou com 187 policiais fluminenses sendo alvos de atentados. A estatística fechou com 98 PMs mortos, 12 PCs mortos, 70 PMs baleados, 6 PCs baleados e 1 PRF baleado. Dos 187 policiais, 64 estavam de serviço: 20 morreram.
No início do ano de 2010, 28 policiais fluminenses já foram alvos de atentados. A estatística possui 10 PMs mortos, 4 PCs mortos, 12 PMs baleados, 1 PC baleado e 1 PF baleado. Dos 28 policiais, 19 estavam de serviço. Dois eram reformados.
5 de Janeiro: 1 PM morto
Lotado na Diretoria Geral de Pessoal (DGP), o sargento Vladimir Gonçalves Mamed, 46 anos, chegava em casa, na Rua Juqueri, em Irajá, na Zona Norte do Rio, quando foi abordado por homens armados. Ele reagiu e acabou atingido pelos criminosos, que fugiram num carro não identificado sem levar nada. Socorrido, o PM foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Ele foi atingido por mais de um tiro na região toráco-abdominal e morreu horas depois.Apontado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias como chefe de um grupo paramilitar que atuaria no Conjunto Habitacional Ipase, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio, o PM já havia se candidatado a deputado estadual e vereador, mas não foi eleito.

6 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 4º BPM (São Cristóvão), o major Renato Botelho foi baleado na perna durante incursão na Favela da Mangueira, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Criminosos ligados à facção Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas no local reagiram a tiros à chegada da PM e deram início a um tiroteio na Rua São Luiz Gonzaga. O oficial foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.
7 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 15º BPM (Duque de Caxias), o cabo Oswaldo Miranda Dias foi baleado nas duas pernas durante tiroteio na Favela da Palmeirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O policial fazia parte de uma equipe que foi enviada à localidade para apurar denúncia de que criminosos iriam incendiar um ônibus. A ação seria em represália à morte de um comparsa, ocorrida após confronto entre traficantes e PMs, horas antes.Nesta operação, foram apreendidos 10 quilos de maconha, 190 pedras de crack, um revólver e material para endolação. O PM foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, no bairro Vila São Luiz, sendo transferido posteriormente para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes – mais conhecido como Hospital de Saracuruna – no bairro Jardim Primavera, também em Duque de Caxias.
8 de Janeiro: 1 PM morto
Lotado no Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, o sargento Júlio Furtado de Castro morreu depois de ter sido baleado por bandidos que tentavam roubar a sua moto na Rua Itapera, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio.

10 de Janeiro: 1 PM morto

O segundo tenente reformado da Polícia Militar, Maurício da Silva, 59 anos, morreu ao reagir a uma tentativa de assalto, na Rua Doutor Rufino Gonçalves, no bairro Frigorífico, em Nilópolis, na Baixada Fluminense.
11 de Janeiro: 3 PMs baleados
Lotados no 12º BPM (Niterói), os cabos Márcio Luiz Vidal, Alexandre Pinto Araujo e Fábio Cunha Azevedo foram baleados durante confronto na Favela Buraco do Boi, no Barreto, na Zona Norte de Niterói. O tiroteio teve início após invasão de criminosos da facção Terceiro Comando Puro (TCP), que disputam com traficantes do Comando Vermelho (CV) as bocas-de-fumo da região.
12 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 12º BPM (Niterói), o cabo Maxwell Alves de Almeida foi atingido no rosto durante outro tiroteio na Favela Buraco do Boi, no Barreto, na Zona Norte de Niterói, durante continuidade de operações após o início da guerra entre facções rivais.
15 de Janeiro: 2 PMs mortos
Lotados no 9º BPM (Rocha Miranda), o sargento Ezequias Veríssimo dos Santos Filho e o cabo Márcio Passos Barcelos foram mortos quando passavam pela Avenida Ministro Edgard Romero, em frente ao Morro do Cajueiro, em Madureira, na Zona Norte do Rio, por volta das 7h50. Os PMs realizavam patrulhamento de rotina quando se depararam com criminosos que assaltavam uma van de cigarros da empresa Souza Cruz.
15 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o capitão Leandro Maia foi atingido por tiros no pé, na perna e dois de raspão no pescoço, no Morro da Mineira, durante confronto com traficantes da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) que controlam a venda de drogas no Complexo de São Carlos, no Estácio.
15 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 22º BPM (Benfica), o soldado Arthur Furtado Batista Barreto foi baleado durante confronto com traficantes na Favela São Pedro, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Atingido nas nádegas, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Bonsucesso, ele foi liberado após receber atendimento médico.
16 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado na 1ª Companhia do Palácio Guanabara, o soldado Marcelo Blanco Lopes de Lucas estava trabalhando quando viu a ação de um bandido e tentou impedir um assalto, próximo ao Parque Guinle, nas Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.
17 de Janeiro: 1 PM morto e 1 PM baleado
Lotados no 1º BPM (Estácio), o sargento Wilson Alexandre de Carvalho, 41 anos, e o soldado Davi de Almeida Wanzeler, 27, realizavam patrulhamento de rotina e passavam próximo ao Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, quando foram alvejados por criminosos. Os bandidos estavam no interior de um Astra preto e atiraram diversas vezes na direção dos PMs, próximo ao elevado Paulo de Frontin. Há 17 anos na PMERJ, o sargento não resistiu aos ferimentos. Já o soldado, que está há quatro anos na corporação, foi atingido por três tiros – na perna, no braço e nas costas – mas não corre risco de morte.
18 de Janeiro: 1 PC morto
Lotado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o inspetor Alfredo dos Santos Nazaré, 48 anos, foi morto com cinco tiros quando ia estacionar o carro na Avenida Automóvel Clube, no bairro Jardim Redentor, que fica em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
20 de Janeiro: 2 PCs mortos
Lotados na 72ª DP (Mutuá), o detetive Antônio Cézar Fonseca Stockler e o inspetor João Carlos Gomes Coelho foram assassinados quando verificavam uma denúncia relativa a tráfico de drogas, Rua Pedro Corrêa, no Largo de Itaúna, no Complexo do Salgueiro.
22 de Janeiro: 1 PM morto
Lotado no Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), o sargento Ângelo Conceição da Silva, 44 anos, morreu ao reagir a um assalto no interior de um coletivo, na altura de Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio. O PM seguia no ônibus da Linha 122 (Central-Comendador Soares) quando dois criminosos que estavam sentados atrás do motorista anunciaram o assalto. Ele reagiu, mas foi surpreendido por outros dois assaltantes que viajavam na parte traseira do veículo. Somente um dos bandidos estava armado e houve luta corporal. Os criminosos conseguiram levar o policial para fora do coletivo e deram quatro tiros nele, na Rua Professor França Amaral. O PM chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu.
23 de Janeiro: 1 PM morto
O policial militar reformado Elias Ximenes, 49 anos, morreu ao ser atingido pelo ex-PM Lúcio Alexandre de Araújo, durante briga no clube Night Dance Forró Show, na Favela da Carobinha, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. O ex-PM brigou com Mário Sérgio de Oliveira, 29, filho de criação do PM reformado, por causa de uma mulher. Após a briga, o jovem ligou para o pai, que foi até o local armado para tirar satisfações com o ex-colega de farda e acabou atingido. Ele e o filho morreram no local. O ex-PM – baleado nas nádegas – foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Rocha Faria. Outras nove pessoas foram atingidas durante a confusão.
Acusado de integrar a milícia Liga da Justiça, o ex-PM Lúcio Alexandre de Araújo foi preso, em agosto do ano passado, no Largo do Mendanha, também em Campo Grande, por agentes das delegacias de Repressão às Ações Criminosas e Inquéritos Especiais (DRACO-IE) e de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), em cumprimento a uma determinação da Delegacia de Homicídios da Zona Oeste (DH-Oeste).
Ele foi expulso da PM acusado de praticar extorsão e estava acompanhado pelo ex-guarda municipal Daniel Fernandes Santos e por outros dois homens, identificados como Sidnei Garcia da Costa e Claudinei Rodrigues. Na ocasião, todos foram autuados por receptação, formação de quadrilha, uso de documento falso e adulteração de sinal identificador de veículo.
29 de Janeiro: 1 PC morto e 1 PC baleado
Lotados na 21ª DP (Bonsucesso), César Marques Pontes e Wellington da Silva Vieira passavam de viatura perto do quartel próximo à Favela Mandela, no Complexo de Manguinhos, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, quando foram atacados por criminosos de Manguinhos e Jacarezinho, ambas favelas controladas por traficantes da facção Comando Vermelho (CV).
4 de Fevereiro: 1 PF baleado
O policial federal Mário Henrique Rebelo foi baleado nas costas, virilha e braço durante tentativa de roubo. O agente estava na Rua Fábio da Luz, no Méier, na Zona Norte do Rio, quando reagiu a uma tentativa de assalto.
4 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado no Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o cabo da Polícia Militar Robson Macena de Souza, 49 anos, foi morto com um tiro na cabeça na Rua Inácia Gertrudes, em Anchieta, na Zona Norte do Rio. A arma e o carro da vítima foram levados pelos bandidos.
8 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado no 35º BPM (Itaboraí), o soldado Anderson Oliveira, 28 anos, foi baleado em confronto com traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) do Complexo da Reta, em Itaboraí. No tiroteio, ocorrido na esquina das ruas Flávio Vasconcelos e K, na Reta Velha, um criminoso não identificado também morreu. Com ele, foram apreendidos 43 sacolés de cocaína, 14 trouxinhas de maconha e um revólver Taurus. Atingido no pescoço, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, no Centro de Itaboraí.
9 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o cabo Alessandro de Souza Pimenta foi baleado no peito quando saía de casa, na Travessa Damas Batista, no bairro Andrade Araújo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
11 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado no 3º BPM (Méier), o cabo Adriano Ferreira da Silva morreu após ser atingido por traficantes da Favela do Jacarezinho, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. O PM, que trabalhava no Grupamento de Ações Táticas (GAT), passava de viatura pela Avenida Dom Hélder Câmara quando criminosos ligados à facção Comando Vermelho (CV) começaram a atirar. Houve revide e no confronto sete bandidos foram baleados. Uma moradora foi atingida por uma bala perdida.

-----------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

POLICIAL TOMBA E PERDE GRATIFICAÇÃO

Um dos policiais que participou da Operação Família S.A. vive um drama. Lotado na Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), desde 2003, o agente Theophilo Augusto de Azambuja Neto, 47 anos, foi até o Morro do Borel, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, na manhã do dia 30 de novembro do ano passado executar a etapa operacional da ação que terminou com a prisão de 23 pessoas ligadas ao traficante Isaías Costa Rodrigues, o Isaías do Borel.
Na linha de frente da ocupação da comunidade, Theophilo avistou no interior da favela uma casa usada como local de endolação de drogas, de onde dois suspeitos fugiam. Na perseguição à dupla, o agente escorregou no terreno cheio de lama e rompeu o ligamento do joelho esquerdo, provocando uma gravíssima lesão no menisco.
O policial foi socorrido pelos colegas até o Hospital Geral do Andaraí, no bairro de mesmo nome, também na Zona Norte, onde foi constatada a gravidade da lesão. O policial entrou de licença no mesmo dia por acidente de trabalho.
O que o agente com quase 25 anos de Polícia, casado e pai de dois filhos, não sabia é que, em razão do acidente, a instituição a quem se dedicou a vida inteira lhe negaria o direito à gratificação de cerca de R$ 1 mil que recebia mensalmente.
A decisão decorre de uma regulamentação feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, com base no decreto do Governo do Estado, que instituiu a gratificação para policiais que trabalham nas unidades de Delegacia Legal. De acordo com a resolução, a gratificação deixa de ser paga aos policiais que entrarem em licença médica.
“Já tentamos dialogar com o secretário de Segurança no sentido de derrubar essa resolução, que acaba punindo aqueles policiais que se acidentam no cumprimento do dever, mas não há indicação alguma de que a Secretaria irá fazer qualquer coisa para modificar isso”, diz Francisco Chao, diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol).
Enquanto aguarda a recuperação, que deve durar cerca de 8 meses, resta ao policial, às voltas com a necessidade da compra de medicamento e exames, reorganizar o orçamento familiar.
“Não é nem tanto o dinheiro, mas a falta de reconhecimento que me revolta. Essa determinação pode ser legal, mas é injusta. Foi uma grande decepção com a instituição em que investi tudo na minha vida. Fiz uma faculdade de Direito, diversos cursos. O ferimento físico cicatriza, mas essa facada não dá pra esquecer porque é profunda e dói muito. Hoje vejo que se eu tivesse morrido no cumprimento do dever minha família ficaria desamparada”, desabafa o agente.
Procurada pela equipe de reportagem do Jornal POVO do Rio, a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que Théofilo deixou de receber o benefício, pois não concluiu o curso de homicídio que estava fazendo na Academia de Polícia Civil Sylvio Terra (Acadepol). As informações foram passadas à assessoria através do 2° Setor Geral de Administração e Finanças.
O policial explicou que o curso era destinado apenas a agentes lotados em unidades de Delegacia Legal. Até o fechamento desta edição, a instituição não enviou nova resposta.

-----------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

Um alerta foi passado ontem pelo serviço de inteligência da Polícia Civil para algumas delegacias, dando conta de que traficantes poderiam atacar as unidades, em represália à operação da Polícia Militar na Favela do Jacarezinho, na tarde de anteontem. Na ação, oito homens que seriam ligados ao tráfico de drogas e um cabo do 3º BPM (Méier) morreram. As ameaças seriam também contra policiais civis ou militares que estiverem atuando nas ruas. O relações-públicas da PM, capitão Ivan Blaz, confirmou que a corporação recebeu pedidos de reforço em algumas delegacias, como a 25ª DP (Rocha), que investiga o tiroteio na favela. — Geralmente, quando acontecem ações dessa natureza, é comum deixarmos nossos policiais que estão atuando nas ruas em estado de alerta — disse Blaz. Enfrentamento Presente ao sepultamento do cabo Adriano Ferreira, no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio, reagiu com indignação à suposta represália do tráfico. — Todos já foram alertados, ao menor sinal de ataque haverá o enfrentamento — disse o comandante. Adriano foi enterrado com honras militares. O sepultamento estava programado para a parte da manhã, mas a viúva do policial acabou passando mal. O coronel Mário Sérgio também teve um mal-estar.
SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>
"Caros colegas, vão manter nossa segurança pessoal em 1º lugar, não vá a qualquer lugar, evite andar na madrugada, tenha sempre sua arma para pronto emprego, e claro, sempre faça sua manutenção, não beba para encher a cara e ficar bêbado com um arma na cintura, seja consciente, é a sua vida em jogo, você é um policial e o bandido está esperando um descuido seu para lhe tirar a vida, pense, você tem uma família que lhe AMA MUITO!!!"

-----------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

Absurdo!

Direitos Humanos somente para Humanos!

O jovem condenado pela morte do menino João Hélio e solto na semana passada tem outros quatro registros policiais, sendo três como autor. Todos ocorreram durante sua internação. Em um deles, foi apontado como integrante de um grupo de menores que tentou matar um agente de disciplina do Degase, na Escola João Luis, na Ilha. De acordo com o registro (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DPCA), no dia 16 de fevereiro de 2008 — um ano após a morte de João Hélio — por volta das 20h30m, o grupo tentou asfixiar o agente com três tiras de pano e cordas. No dia seguinte, o então menor e outros colegas tentaram fugir, organizando um motim. Em agosto do mesmo ano, outra tentativa de fuga foi registrada, desta vez no Centro de Atendimento Intensivo Belford Roxo (CAI Baixada). Ele também foi apontado como um dos autores. Nesta quinta-feira, o governo federal confirmou que o jovem foi incluído no Programa de Proteção à Criança Ameaçada de Morte (PPCam), programa mantido pela secretaria nacional de Direitos Humanos. O único registro em que o rapaz aparece como vítima é de uma lesão corporal, ocorrida no dia 9 de julho de 2008, registrada na 54ª DP (Belford Roxo). A assessoria de imprensa da secretaria informou que o jovem não está no Rio de Janeiro, mas negou que ele tenha sido levado para fora do país. O PPCam tem como objetivo a reintegração à sociedade e a proteção do menor que tenha sido testemunha de algum crime. Uma das medidas tomadas para garantir a proteção dos jovens é retirá-los de seu estado de origem.

-----------------------------------------------

Henrique Carlos <henriquecarlos45@gmail.com>

TODOS OS INTERESSADOS DEVEM COMPARECER E SE INFORMAR.
CONVIDE SEUS FAMILIARES E AMIGOS A PARTICIPAR ATIVAMENTE.
REPASSE ESSA CONVOCAÇÃO DA SOCIEDADE DE BEM PROS SEUS CONTATOS.
ACONTECERÁ ÀS 14:30 HORAS DE 25/02/2010 (5ª FEIRA) NA ASSINAP.
AVENIDA PRESIDENTE VARGAS Nº. 1733 CENTRO RJ (EM FRENTE A CENTRAL DO BRASIL).
ESCLARECIMENTOS - 9513-4944 (HENRIQUE)
COMISSÃO ORGANIZADORA PEC 300/RJ.

-----------------------------------------------

“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado”.
RUY BARBOSA

“Aqueles que dizem que algo não pode ser feito deveriam sair do caminho daqueles que estão fazendo”.
JOEL BARKER

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética.

O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
"A Lei não pode fazer com que uma pessoa me ame, mas pode fazer com que ela não me elimine."
MARTIN LUTHER KING
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram."

Grahan Bell

Fique rico comprando e vendendo dinheiro de todo mundo

brandsclub

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

PUBLIT

A publicidade tradicional está "gasta" e exige grandes investimentos para obter algum retorno... A Publcidade na internet é a publicidade do futuro, trazendo inúmeras vantagens! As estatísticas provam que cada vez há mais pessoas a utilizar a internet, e não são apenas as camadas mais jovens...Através do Publipt, você pode anunciar praticamente qualquer tipo de site, produto, marca, serviço, evento, classificados (compras, vendas, emprego), etc, utilizando várias formas de anúncio disponíveis. Os subscritores do Publipt são pessoas que demonstraram interesse em serem informadas do lançamento de novos produtos, marcas, serviços, e/ou de conhecer os que já existem.

HOSPEDE SEU SITE AQUI