Homem suspeito de homicídio é preso em Minas Gerais
Um homem suspeito de homicídio foi preso por policiais da 65ª DP (Magé) em Três Corações, em Minas Gerais, na manhã desta terça-feira. Sevanil Marinho da Silva, de 52 anos, estava escondido na casa de parentes há aproximadamente uma semana. Contra ele há um mandado de prisão por homicídio duplamente qualificado. Sevanil também responde por duas tentativas de homicídio. Ele ainda está sendo investigado pelo desaparecimento de três pessoas.
Valmir Louzada de Aguiar foi morto a pauladas e enterrado num poço nas proximidades da casa de Sevanil. Ele estava desaparecido desde 02 de novembro e foi encontrado cerca de duas semanas depois. O criminoso estava devendo dinheiro para a vítima.
Links Patrocinados
Novo Refrigerador InverseAproveite R$ 300,00 de Desconto e Compre Já seu Refrigerador Inverse!
Loja.Brastemp.com.br/Inverse
Vídeo Coca-Cola ZeroVeja o que acontece c/ quem esquece Coca-Cola Zero. Nunca esqueça a sua
www.YouTube.com/Coca_Cola_Zero
Clínica de Vitiligo RJ/SPTratamento Clínico e Cirúrgico. Dr. Paulo Luzio e Patrícia Paludo
www.clinicadevitiligo.com.br
Enviado por Francili Costa -
21.12.2010
| 14h25m
OPERAÇÃO CAPA PRETA
Ação prende 20 milicianos em Duque de Caxias
A operação "Capa Preta" já prendeu 20 milicianos que atuam em bairros do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No total, os agentes da Polícia Civil buscam cumprir 34 mandados de prisão e 54 mandados de busca e apreensão. Entre os presos, estão dois vereadores: Jonas Gonçalves da Silva - vulgo Jonas é Nós, que também é soldado reformado da PM - e Sebastião Ferreira da Silva, o Chiquinho Grandão. Eles foram detidos em suas casas.
Enviado por Francili Costa -
21.12.2010
| 14h14m
POLÍCIA INVESTIGA A HIPÓTESE DE EXECUÇÃO
Homem é assassinado em Nova Iguaçu
Um homem foi assassinado na Rua da Engenharia com a Rua Raimundo Brito de Oliveira, que fica no bairro da Posse, em Nova Iguaçu, na noite desta segunda-feira. Segundo o 20º BPM (Mesquita), o corpo de Jerri Martins, de 39 anos, foi encontrado dentro de um Gol preto com marcas de tiros. Ele tem oito passagens pela polícia por furto, receptação e lesão corporal. Junto dele estava a namorada, Márcia Mariano dos Santos, de 24 anos, que foi baleada e levada para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, onde passou por uma cirurgia e está bem.
O caso foi registrado na 58ª DP (Posse) e a polícia investiga a hipótese de execução. Segundo testemunhas, dois homens de capacete teriam passado em uma motocicleta e atirado contra ele. A namorada foi atingida indiretamente. Até agora, nenhum suspeito foi encontrado.
Enviado por Francili Costa -
21.12.2010
| 12h08m
OPERAÇÃO CAPA PRETA
Sobe para 16 o número de milicianos presos pela Polícia Civil
Mais quatro pessoas foram presas e uma central clandestina de TV a cabo foi estourada, no bairro Pantanal, em Duque de Caxias, durante a operação "Capa Preta", da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE) e de outras delegacias especializadas. O objetivo da ação, que começou na manhã desta terça-feira, é desarticular uma quadrilha de milicianos no município.
Enviado por Priscilla Souza -
21.12.2010
| 10h45m
Crimes no interior
Polícia prende acusado de roubo a fazenda em Barra Mansa
Policiais da 94ª DP (Piraí) prenderam, no início da manhã desta terça-feira, Flavio Vani Correa, apontado como integrante da quadrilha de Alex Alves, preso no dia 8 de dezembro pelo roubo à fazenda do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e pelos assaltos aos sítios de um agente da Polícia Federal e um perito criminal de Piraí.
Flavio foi preso num posto de gasolina em Barra Mansa por agentes que integram a força-tarefa criada para combater e investigar roubos a propriedades rurais na região Sul Fluminense. O criminoso foi reconhecido por foto pelas vítimas que estiveram na delegacia. Ele também é suspeito no caso da tentativa de sequestro de um empresário em Barra Mansa.
Flavio Vani Correa já tinha passagem por furto qualificado, tentativa de homicídio e foi condenado pelo crime de receptação pela 8ª Câmara Criminal de Barra Mansa.
Desde o início da força-tarefa, 13 pessoas já foram presas por roubos ou furtos a fazendas na região.
Enviado por Camila Freitas -
21.12.2010
| 9h28m
Operação Capa Preta
Ação contra milicianos já tem 12 presos. Dois são vereadores
Doze pessoas já foram presas em Duque de Caxias durante a Operação Capa Preta, que teve início na madrugada desta terça-feira. O objetivo da ação é desarticular uma quadrilha de milicianos. Dois dos presos são vereadores. Cerca de 200 agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE), além de policiais civis de várias especializadas participam da operação. Até o momento, não houve apreensões.
A operação busca cumprir 34 mandados de prisão e outros 54 de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Treze dos procurados são policiais militares na ativa e outros cinco, são ex-PMs.
Os vereadores Jonas Gonçalves da Silva, um PM reformado conhecido como "Jonas é Nóis" e Sebastião Ferreira da Silva, o "Chiquinho Grandão", foram presos dentro de casa.
Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) participam da ação.
Enviado por Francili Costa -
21.12.2010
| 8h48m
ELES CONFESSARAM O CRIME
Adolescentes são detidos por roubo em Niterói
Três adolescentes foram detidos por roubar várias pessoas, na noite desta segunda-feira, na Rua Visconde de Rio Branco, no Centro de Niterói. Policiais militares do 12º BPM (Niterói) foram até o local, após denúncia. Eles confessaram o crime na 78ª DP (Fonseca), onde o caso foi registrado.
Enviado por Francili Costa -
21.12.2010
| 8h43m
CORPO SEM IDENTIFICAÇÃO
Homem é encontrado morto em Niterói
Um homem foi encontrado morto a tiros na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Visconde de Uruguai, no Centro de Niterói, na noite desta segunda-feira. Segundo o 12º BPM (Niterói), ainda não se sabe o motivo do homicídio. O corpo ainda não foi identificado. O caso foi registrado na 76ª DP (Niterói)
Enviado por Bruno Rohde -
21.12.2010
| 7h00m
Caso Bruno: advogados de réus tentam anular processo
Os advogados dos réus que vão a júri popular por causa do homicídio de Eliza Samudio pretendem entrar com recursos para tentar até mesmo anular o processo. Os advogados questionarão a sentença de pronúncia da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, da Vara do Tribunal do Júri de Contagem (MG).
Cláudio Dalledone, advogado do goleiro Bruno Fernandes, esteve estudando, nesta segunda-feira, a decisão da juíza, divulgada na última sexta-feira. Ele prepara um recurso no qual pretende apontar supostas falhas no processo.
Já Zanone Manoel de Oliveira Júnior, advogado de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, afirmou que tentará entrar com um recurso ainda hoje. Ele alega que houve cerceamento da defesa ao longo do processo e que há falta de provas contra seu cliente.
- A decisão atendeu a um apelo midiático e ao calor da opinão pública - disse Zanone Manoel.
Já o advogado de Sérgio Rosa Sales, Marco Antônio Siqueira, pedirá a anulação processual após o recesso da Justiça. Ele entrará ainda com um pedido de habeas corpus em favor de Sérgio.
- O inquérito teve uma série falhas. Era coisa de polícia e virou cinema - disse Marco Antônio.
O advogado aproveitou ainda para criticar a reconstituição do caso:
- Foi a primeira vez que vi uma pessoa só para fazer reconstituição. Só levaram o Sérgio, e os outros? Isso não é correto, reconsituição simulada dos fatos tem que alcançar todos agentes.
Enviado por Marcelo Gomes -
21.12.2010
| 1h07m
Violência sem fronteiras
Nos EUA, armas brasileiras e drogas andam de mãos dadas
Vídeo: Tom Díaz diz que 40% das vendas de armas nos EUA são ilegais
WASHINGTON E RIO - Por dia, duas armas fabricadas no Brasil foram apreendidas em crimes relacionados a tráfico, posse ilegal ou outras violações da lei de entorpecentes nos Estados Unidos, entre 1989 e 2001, segundo o banco de dados de armas rastreadas do Escritório de Álcool, Tabaco e Armas de Fogo (ATF, na sigla em inglês). No período, foram rastreadas 9.426 armas ligadas a estes crimes, que, juntos, figuram na segunda posição do ranking de crimes cometidos com armas brasileiras. Conforme o EXTRA noticiou ontem, a ATF rastreou 77.356 armas produzidas no Brasil nesses 13 anos.
Cerca de 47% delas (35.837) estão relacionadas genericamente a “crime com arma”, sem especificar qual. Posse ilegal de arma é o terceiro crime mais comum, com 7.100 ocorrências. Homicídios, com 4.464 casos, ficam em quarto. Houve ainda 1.946 casos de roubo com armas brasileiras no período.
Vídeo: Severino Lira foi preso por posse de um revólver fabricado nos EUA
A lista da ATF registra crimes curiosos, como ameaça terrorista (141 casos), violação da lei de conservação (4), conduta desordeira (21), crueldade com animais (1), entre outros.
— Apenas cerca de 60% das transferências de armas nos EUA passam por vendedores licenciados. Os outros 40% são vendidos através do que é chamado mercado informal. São coisas como feiras de armas, vendas através da internet ou entre particulares. Portanto, há uma grande quantidade de armas que não está sujeita à qualquer regulamentação no país. Essa é a maior lacuna na regulamentação americana hoje — diz Tom Díaz, especialista em armas da ONG Violence Policy Center.
Veja os principais crimes com armas brasileiras nos EUA
De 2007 a maio deste ano, a Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) da Polícia Civil rastreou 83 armas americanas apreendidas no Estado do Rio. Não há estatísticas oficiais de crimes com essas armas. Levantamento do EXTRA constatou que os principais crimes são porte ou posse ilegal de arma (15 casos) e apreensão de arma (13).
Leia a terceira reportagem da série Violência sem fronteiras na íntegra
Confira as duas primeiras reportagens da série Violência sem fronteiras:
O mercado de R$ 1 bilhão que move o crime entre Brasil e EUA
Armas brasileiras envolvidas em um crime a cada 1h30m nos EUA
Enviado por Bruno Rohde -
20.12.2010
| 21h55m
7º BPM
Homem é preso com maconha em São Gonçalo
Um homem foi preso com cerca de meio quilo de maconha, no Morro da Jaqueira, em São Gonçalo, nesta segunda-feira. Carlos Wallace Correia Soares, de 27 anos, foi flagrado com a droga por policiais do 7º BPM (São Gonçalo). O caso foi registrado na 74ª DP (Alcântara).
Enviado por BRuno Rohde -
20.12.2010
| 21h17m
12º BPM
Quatro detidos após assalto em Niterói
Quatro pessoas foram detidas depois de tentarem realizar um arrastão nas proximidades do terminal das Barcas de Niterói, na noite desta segunda-feira. Policiais do 12º BPM (Niterói) conseguiram deter os assaltantes. No grupo haveria menores. Houve tumulto no local, que estava movimentado. O caso está sendo encaminhado para 76ª DP (Niterói).
Enviado por Casos de Polícia -
20.12.2010
| 21h08m
29ª DP
Foragido da Justiça de Minas é preso por homicídio
Policiais da 29ª DP (Madureira) prenderam, na manhã desta segunda-feira, César Alves Toledo, de 30 anos. Ele é apontado como responsável pelo assassinato de um colega de trabalho, motorista de transporte alternativo, no dia 22 de agosto de 2009.
De acordo com os agentes, o criminoso matou a vítima após uma discussão pela disputa de passageiros, na Rua Carolina Machado, em Madureira. Após investigação, eles descobriram que César morava no bairro 25 de agosto, em Duque de Caxias.
Após consulta no banco de dados da polícia, foi constatado que contra o bandido estão expedidos quatro mandados de prisão pela Justiça de Governador Valadares, Minas Gerais, por dois homicídios, roubo e um furto.
Enviado por Bruno Rohde -
20.12.2010
| 20h21m
Casal é preso ao tentar sair de motel com cadáver em Niterói
Um casal foi preso após tentar sair de um motel em Niterói com um cadáver, nesta segunda-feira. O casal havia entrado no estabelecimento pela manhã, acompanhado do homem que morreu no quarto que eles ocupavam. Eles tentaram deixar o motel, mas um funcionário percebeu que havia um corpo no quarto e impediu os dois de deixarem o local. Em seguida, o homem pegou o cadáver e o colocou em seu veículo, tentando novamente sair do motel. Policiais do Batalhão Florestal flagraram o casal e levaram os dois para a 78ª DP (Fonseca). O corpo da vítima apresentava uma marca na cabeça. No quarto foi encontrada uma certa quantidade cocaína. Uma necrópsia determinará a causa da morte do homem.
Enviado por Raquel Morais -
20.12.2010
| 18h57m
Preso assassino de motorista de van
Foi preso, na manhã desta segunda-feira, César Alves Toledo, 30 anos, acusado de matar um motorista de transporte alternativo, que fazia a linha Madureira-Rodoviária. O crime ocorreu no dia 22 de agosto deste ano. Policias da 29ª DP (Madureira) prenderam o criminoso em casa, no Bairro Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias.
Segundo a polícia, no dia do crime, a discussão se deu por disputa de passageiros, já que eles faziam o mesmo trajeto. Após a discussão, César atirou no motorista, Janderson da Silva Inácio Rocha, 31 anos, morador de Tomás Coelho, que morreu na hora.
As investigações começaram a partir da Kombi utilizada por César, que era a mesma do dia do crime. O acusado chegou a fugir para outros municípios, mas não conseguiu se esconder por muito tempo. De acordo com informações da polícia ele estava calmo e conformado com a prisão.
César vai responder por homicídio qualificado por motivo fútil e já foi encaminhado para a Polinter de Grajaú. Contra ele ainda constam quatro mandados de prisão (2 homicídios, 1 roubo e 1 furto) por crimes ocorridos em Minas Gerais, no município de Governador Valadares, estado de origem do acusado.
Enviado por Casos de Polícia -
20.12.2010
| 18h00m
drfc
Caminhão roubado é recuperado em Duque de Caxias
Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos a Cargas (DRFC) recuperaram uma carga de tecidos roubada, na manhã desta segunda-feira, nas proximidades da Comunidade da Mangueirinha, em Duque de Caxias.
O caminhão com o material havia sido roubado em Gramacho. Segundo os agentes, os criminosos fugiram ao avistarem a aproximação dos policiais.
Enviado por Giampaolo Braga -
20.12.2010
| 17h51m
jardim botânico
Polícia apreende caça-níqueis em bar na Zona Sul do Rio
Policiais do Serviço Reservado (P-2) do 23º BPM (Leblon) apreenderam, na tarde desta segunda-feira, quatro máquinas caça-níqueis em um bar no Rua Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. As maquininhas estavam numa sala reservada, nos fundos do bar. Um funcionário do estabelecimento foi detido. O caso está sendo registrado na 15ª DP (Gávea).
Enviado por Casos de Polícia -
20.12.2010
| 17h13m
Mulher é indiciada por trote telefônico na PM
A 12ª DP (Copacabana) indiciou Vania Caroline Gomes Pereira da Silva, de 22 anos, nesta segunda-feira, por notícia falsa de crime. Segundo os agentes, ela passou trotes na Polícia Militar provocando o deslocamento de dez carros da corporação para um prédio na Rua Barata Ribeiro. O incidente ocorreu durante os atentados que atingiram o Rio em novembro, em que vários veículos foram incendiados. A autora confessou o crime, alegando realizar uma brincadeira. As ligações foram feitas do seu celular particular.
Enviado por Athos Moura -
20.12.2010
| 16h52m
Polícia encontra maconha no Complexo do Alemão
Policiais do Batalhão de Campanha do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro durante um patrulhamento, encontraram 120 trouxinhas de maconha e um rádio transmissor, dentro de uma casa abandonada, na Vacaria, no Complexo do Alemão. A ocorrência foi encaminhada para a 22ª DP (Penha).
Enviado por Casos de Polícia -
20.12.2010
| 16h43m
Justiça condena 15 envolvidos com máfia dos caça-níqueis
A 4ª Vara Federal Criminal condenou a penas de três a 15 anos e dez meses e meio de prisão 15 envolvidos na disputa pelo controle de caça-níqueis na Zona Oeste do Rio.
Ao todo, Ministério Público Federal (MPF) denunciou 43 pessoas após a Operação Gladiador, de dezembro de 2006. Condenados por formação de quadrilha armada, contrabando e corrupção, os réus podem apelar em liberdade da decisão. Os demais denunciados – como os contraventores Fernando de Miranda Iggnácio e Rogério Andrade – foram julgados em outros processos.
A sentença foi proferida no último dia 10, mas sua divulgação só aconteceu agora. Outros seis denunciados na Operação Gladiador foram absolvidos.
A Justiça condenou policiais como os soldados Carlos Eduardo Pereira Moncada e Antonio Carlos Macedo, do Corpo de Bombeiros; e Jorge Feliz de Souza e Luciano Barros de Novaes, da Polícia Militar. O papel deles na quadrilha incluía a movimentação dos caça-níqueis e de dinheiro e a proteção dos contraventores e de seu patrimônio.
Foram ainda condenados advogados como Sílvio Maciel de Carvalho e o jornalista José Messias Xavier. Os dois repassavam informações sobre planos policiais para a quadrilha de Fernando Iggnácio.
As quadrilhas contrabandeavam engrenagens eletrônicas usadas para montar os caça-níqueis, sendo que Ronaldo Neves Leite seria o responsável por obtê-las em São Paulo para o grupo de Fernando Iggnácio. Os réus condenados a menos de quatro anos de prisão tiveram as penas convertidas para prestação de serviços comunitários e pagamento de 20 a 50 salários mínimos.
Enviado por Fernando Torres -
20.12.2010
| 15h58m
OPERAÇÃO EM NITERÓI
Polícia Federal apreende cinco armas na casa da mãe de um PM reformado
Agentes da Unidade de Inteligência Policial (UIP) da Delegacia da Polícia Federal de Niterói apreenderam, nesta segunda-feira, uma pistola calibre 45, duas espingardas 12 e duas espingardas 38, todas em bom estado de conservação. Também foram recolhidos um cano silenciador, uma mira a laser e munição calibres 357, 12, 45, 40 e 9mm.
O material estava na casa da mãe de um policial militar reformado, no Fonseca, bairro da Zona Norte niteroiense. A operação da Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal de Niterói.
Maquinetas no Rio
Também nesta segunda, a PF fechou três pontos de exploração de jogos de azar, na Estrada do Quitungo, número 1.545, em Cordovil, Zona Norte do Rio. Duas pessoas foram presas e 40 máquinas caça-níqueis apreendidas.
Enviado por Raquel Morais -
20.12.2010
| 13h23m
Homem preso e um menor apreendido com drogas em Cordovil
Um homem de 30 anos foi preso e um menor apreendido na manhã desta segunda feira, na Cidade Alta, em Cordovil. Segundo o 16º BPM (Olaria) com eles foram apreendidos 265 papelotes de cocaína, 160 pedras de crack, 97 trouxinhas de haxixe, 1 bomba caseira e R$ 28,00. O caso foi registrado na 38ª DP.
Enviado por Casos de Polícia -
20.12.2010
| 11h17m
OPERAÇÃO JUSTA CAUSA
Quatro pessoas são presas por fraude com o seguro-desemprego
Sandra Soares da Conceição, acusada de ser a chefe de uma quadrilha que cometia fraudes com o seguro-desemprego, foi presa em Mesquita, na manhã desta segunda-feira. Outras três pessoas que fariam parte do esquema também foram detidas. De acordo com os agentes da Delegacia Fazendária, que realiza a Operação Justa Causa na Baixada Fluminense, os suspeitos foram presos em suas casas e escritórios.
Enviado por Francili Costa -
20.12.2010
| 11h05m
MORTE POR CIÚME
Mulher é morta a facadas pelo marido em Cosmos
Um homem foi preso acusado de matar a mulher, em Cosmos, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite deste domingo. O 40º BPM (Campo Grande) disse que o suspeito teria esfaqueado a mulher depois de uma briga entre eles, motivada por ciúme. Marilene de Oliveira do Carmo, de 37 anos, foi morta dentro da própria residência. Ela teria reagido e o homem acabou se ferindo. Ele foi levado para o Hospital Rocha Faria, em Campo Grande. O caso foi registrado na 35ª DP (Cosmos) e o caso é investigado pela Delegacia de Homicídios.
Enviado por Francili Costa -
20.12.2010
| 10h53m
TROCA DE TIROS
Polícia Civil faz operação nas Favelas da Pedreira e da Quitanda
Agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil e da Delegacia de Combate às Drogas fazem uma operação nas Favelas da Pedreira e da Quitanda, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira. Segundo relato de moradores, os policiais foram recebidos a tiros por traficantes dessas comunidades.
Enviado por Casos de Polícia -
20.12.2010
| 9h20m
DIRETO DA REDAÇÃO
Boletim de notícias pela Twitcam / Segunda-feira 1
Enviado por Athos Moura -
20.12.2010
| 8h04m
Polícia Civil faz operação contra fraudadores de seguro-desemprego
Policiais da Delegacia Fazendária realizam a Operação Justa Causa, na manhã desta segunda-feira. Os inspetores, com ajuda de policiais de outras delegacias especializadas, cumprem seis mandados de prisão, alguns cumpridos, e 13 de busca e apreensão contra uma quadrilha que comete fraudes com o seguro desemprego. As equipes estão em Nova Iguaçu, São João de Meriti, Mesquita e Duque de Caxias.
Enviado por Athos Moura -
20.12.2010
| 7h54m
Policiais encontram esconderijo de bandidos na Vila Cruzeiro
Policiais do Batalhão de Campanha do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro encontraram na noite deste domingo, uma passagem escondida que servia como abrigo para marginais. Os policiais foram informados do local, na Travessa São Paulo, na Vila Cruzeiro, por moradores. Foram apreendidos 80 mil frascos que serviriam para embalar cocaína.
Enviado por Marcelo Gomes -
20.12.2010
| 0h25m
Violência sem fronteiras
Armas brasileiras envolvidas em um crime a cada 1h30m nos EUA
Antônio Rangel, especialista em armas do Viva Rio, fala das rotas de tráfico para o Rio
WASHINGTON E RIO - Nafis Jefferson, Fred Wilson, Patrick McDonald, Eric Carpenter, Joseph Airhart Jr., Kelsea Helton, Kelly Wark, Harold Terry, William McGuire. Os nomes americanos, todos de vítimas de homicídios ou roubos, mascaram a origem das armas usadas para ameaçá-las, feri-las ou matá-las: o Brasil. Entre 1989 e 2001, foram apreendidas nos Estados Unidos 77.356 armas brasileiras usadas em crimes. Em média, uma a cada hora e meia.
Nesses 13 anos, o Escritório de Álcool, Tabaco e Armas de Fogo (ATF), do Departamento de Justiça dos EUA, rastreou armas fabricadas no Brasil apreendidas após crimes. As informações referentes aos últimos nove anos não estão disponíveis, já que o Congresso americano aprovou, em 2003, uma lei proibindo a divulgação dos dados de rastreamento.
Seu João explica por que tentou atirar no cunhado
Illinois, base eleitoral do presidente americano Barack Obama, é o estado onde foram rastreadas mais armas brasileiras, seguido de Texas, Virginia, Washington e Flórida.
— A polícia de Chicago, capital de Illinois, rastreia toda arma apreendida desde 1990. Nas décadas de 80 e 90, muitas armas de baixo custo foram traficadas para Chicago dos estados do Sul, e muitas delas saíram do Brasil. Além disso, o Estado de Illinois determinou que toda arma apreendida pela polícia deve ser rastreada — explica Gerald Nunziato, agente aposentado da ATF.
As armas mais rastreadas são revólveres (51.586) e pistolas (20.064). Já os calibres mais comuns são o 38 (33.829), 9 milímetros (13.630) e 357 (13.489), segundo o banco de dados da ATF, ao qual o EXTRA teve acesso.
Veja estatísticas de armas em crimes nos EUA e no Brasil
No Brasil, entre janeiro de 2008 e novembro de 2010, foram apreendidas 33.875 armas, sendo 1.616 produzidas nos EUA, de acordo com o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) da Polícia Federal. A média é de 46 armas americana apreendidas por mês. O baixo índice tem uma explicação, segundo Antônio Rangel Bandeira, coordenador do Projeto de Controle de Armas da ONG Viva Rio.
— Apesar de a lei determinar, os estados não comunicam à PF todas as armas que são apreendidas — afirma ele.
Leia a segunda reportagem da série Violência sem fronteiras na íntegra
Veja também:
O mercado de R$ 1 bilhão que move o crime entre Brasil e EUA
Enviado por Casos de Polícia -
19.12.2010
| 23h12m
Caso Eliza Samudio
Ex-mulher de Bruno afirma que recebeu bebê das mãos do goleiro
A ex-mulher de Bruno, Dayanne Souza, afirmou, em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, que o goleiro entregou o filho de Eliza Samudio a ela e pediu que cuidasse da criança. Dayanne, que vai a júri popular por sequestro e cárcere privado do bebê, e outros três réus foram soltos pela Justiça na última sexta-feira, depois de ficarem mais de cinco meses presos.
Na entrevista, ela conta que, antes de receber a criança, Luiz Ferreira Romão, o Macarrão, e o goleiro saíram com Eliza e seu bebê, e só voltaram com o filho da jovem para o sítio. “Ele (o goleiro) falou que ela (Eliza) tinha que resolver algumas coisas em São Paulo. Isto foi o que ele me disse. Se é verdade ou não, só ele pode falar”, disse Dayanne ao “Fantástico”.
A ex-mulher do goleiro foi presa no fim de junho, acusada de ter sequestrado o bebê de Eliza Samudio. Ela contou que cuidou da criança no sítio do goleiro, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e que esteve com a jovem no dia 10 de junho, dia em que, segundo a polícia, Eliza foi morta. “Ela ‘tava’ bem. Não me pediu socorro”, completou.
Dayanne afirmou ainda que não concorda com a acusação de subtração de incapaz. “O pai da criança me pede pra cuidar dela; eu não vejo subtração. Se eu tivesse tirado ele dela de uma forma leviana, aí sim. Mas não foi assim que aconteceu”, defendeu-se.
Ex-traficantes de favela no Rio procuram UPP atrás de emprego
BBCEm uma tarde de agosto, cinco meninas chegaram juntas à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, para pedir ajuda. Elas atuavam no tráfico de drogas, mas queriam deixar o crime para trás.
"Entramos todas juntas, e eu falei que não queria mais ficar na vida que eu levava. Perguntei se eles podiam me ajudar a largar essas coisas e arrumar um emprego, uma escola. Queria mudar de vida", conta C., de 18 anos.
Um ano antes, a jovem havia sido presa pelos mesmos policiais aos quais se entregou. Menor de idade, passou sete dias presa e voltou à sua atividade: venda de cocaína nas ruas da Cidade de Deus. Agora, com a ajuda da UPP, ela e sua amiga R., de 19 anos, conseguiram emprego em um salão de beleza na comunidade.
"Fomos bem recebidas, eles ajudaram a gente. Mudou a nossa vida totalmente. Mudou para melhor, porque naquela vida não dava mais, não", conta C., que tem cicatrizes no corpo de agressões sofridas no passado.
Na última segunda-feira, a dupla conversou com a BBC Brasil dentro da UPP da Cidade de Deus. Nos meses após a instalação da unidade, em fevereiro de 2009, elas continuaram traficando e fugindo dos policiais que trabalham ali. Agora, elas fogem de traficantes, e recorrem aos policiais para proteção.
"Acho que, se a UPP não tivesse vindo, eu já estava era morta", diz R.
Menos dinheiro
O soldado Stanley Giffoni, que é apontado pelas duas como uma espécie de guardião, diz que elas chegaram sem rumo.
"A vida delas foi toda no tráfico, são nascidas e criadas ali dentro", diz o policial. "Essas pessoas acham que só existe aquilo. A gente ajudou, arrumou escola, trabalho. Agora elas estão ganhando bem menos do que ganhavam antes, mas de maneira honesta."
Com o tráfico de drogas, cada uma faturava de R$ 2 mil a R$ 3 mil por semana. Gastavam com roupas, cosméticos e noitadas em bailes funk. "Eu gastava muito no baile, só tomava bebida cara", diz R. "Antes o dinheiro era fácil. Agora é suado", diz.
Giffoni diz que as jovens não foram as únicas a recorrer à ajuda dos policiais para refazer a vida. Pelo menos outras três meninas e três rapazes deram o mesmo passo, e um deles já está empregado, de acordo com o soldado.
Além das UPPs, associações de moradores ou ONGs também têm sido procurados por jovens que querem sair do tráfico.
No Morro da Providência, o capitão Glauco Schorcht afirma que a associação local conseguiu emprego para alguns jovens da comunidade com pequeno grau de envolvimento com o crime.
Schorcht diz que um acordo foi firmado com uma empresa de óleo e gás, que está contratando moradores após oferecer um curso na área de solda.
"Eles já garantiram mais sete turmas para pessoas da comunidade ano que vem", afirma o policial. "Isso vai ser uma ponta de lança para tentar cooptar esses garotos envolvidos com o trafico."
O capitão José Luiz de Medeiros, comandante da UPP da Cidade de Deus, diz que os policiais identificam as pessoas com envolvimento primário com o crime organizado para oferecer ajuda. "Muitas delas não devem nada à Justiça, não têm mandado judicial", afirma.