---------------------------------------------------------------------
Acesso ao site --> http://cfap.rg3.net ou http://cfap.k6.com.br (recomendável)
---------------------------------------------------------
DICA:
Aos alunos matriculados no EAD/PRONASCI
Não deixem de acessar o ambiente conhecido por Cursos DTCOM (localizado na página inicial do seu curso)
Clique no ícone à DIREITA (ACESSO AOS CURSOS DTCOM), lado SUPERIOR, vale a pena fazer alguns.
Não esqueça de liberar as janelas pop-up no seu navegador!
Cursos (EXCELENTES!!!)
5S - A base para a qualidade
Administração eficaz de conflitos
Análise prática da responsabilidade civil dos prestadores de serviços públicos
Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal
Atendimento eficiente ao cliente - Introdução
Dívidas Nunca Mais - 2º versão
Entrevista - Prestação de serviços públicos
Fundamentos da Gestão de Projetos
Gestão de Projetos: Planejamento e Execução
Gestão de Projetos: Verificação e Correção
Introdução ao uso de planilhas eletrônicas
Lições de Macroeconomia para Finanças Pessoais
Noções de responsabilidade fiscal
O crime da lei de licitações
O crime de corrupção
O crime de peculato
Planejamento de carreira - Enfoque em alta performance
Planilhas eletrônicas - Aprofundando os cálculos
Planilhas eletrônicas - Cálculos e gráficos
Português instrumental II - A reforma ortográfica
Qualidade e responsabilidade social aplicadas ao serviço público
Responsabilidade civil dos prestadores de serviços públicos
Tendências administrativas de prefeituras de Vanguarda
Tendências e desafios na administração de carreiras
Word Intermediário I Recursos de Organização Externa do Documento
Word intermediário II - Recursos de organização interna do documento
Word intermediário III - Recursos de organização interna do documento
Word intermediário IV - Recursos internos
---------------------------------------------------------
Aprenda Excel Básico clicando em èEXCEL - SUMÁRIO
---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------
Excel 97 - Planilhas Eletrônicas - Principais Recursos
---------------------------------------------------------
Celso Cardoso <ccdecelso@gmail.com>
POLÍCIA
PM é assassinado a tiros
Subtenente Eloy, considerado verdadeiro guerreiro no combate ao crime, foi atacado quando voltava para casa em Nova Iguaçu
Gilbert Correa
• A Polícia Militar sofreu uma grande baixa ontem com a morte do subtenente Eloy Alves dos Santos, de 47 anos, no início da noite de quinta-feira, no Centro de Nova Iguaçu. Ele foi assassinado a tiros quando teve seu carro cercado por homens armados perto da Prefeitura. O assassinato do ‘sargento Eloy’, como ele era conhecido na cidade, está sendo investigado pela 52ª DP (Nova Iguaçu). De acordo com a polícia, a principal hipótese é de tentativa de assalto, mas a possibilidade de execução não é descartada.
De acordo com informações, o militar, que estava lotado no 14º BPM (Bangu), estaria a caminho de sua casa, no bairro Miguel Couto quando seu Cross Fox vermelho foi cercado por um Eco Sport preto na Rua Athaíde Pimenta de Moraes. Pelo menos dois homens teriam desembarcado e Eloy, ao perceber que seria atacado, teria reagido, mas os criminosos fizeram cerca de seis tiros na direção do policial, que foi atingido no peito por pelo menos três dos disparos feitos com pistola calibre 40 mm. Os assassinos fugiram sem levar nada. Colegas de farda da vítima, lotados no 20º BPM (Mesquita), estavam em patrulhamento na região e levaram Eloy para o Hospital da Posse, mas ele morreu quando recebia atendimento na emergência.
Despedida com honras militares
• Eloy era um dos policiais mais conceituados na Baixada Fluminense, especialmente em Nova Iguaçu. Considerado um verdadeiro guerreiro no combate ao crime, ele era um dos responsáveis pelas operações de combate ao tráfico em áreas perigosas na Zona Oeste, entre elas a Vila Aliança, em Bangu, onde muitos criminosos foram presos.
O militar já teve passagem pelo 20º BPM (Mesquita) e pelo 21º BPM (São João de Meriti), onde chegou a chefiar o Serviço Reservado (P-2).
O subtenente, que deixa mulher e filhos, foi sepultado ontem à tarde com honras militares no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste. Centenas de pessoas compareceram à cerimônia fúnebre.
---------------------------------------------------------
Bol da PM nº. 049 - 19 Mar 10 - Fl. 7
DGEI – DIRETORIA GERAL DE ENSINO E INSTRUÇÃO - PROGRAMA ANUAL DE ENSINO/2010 (PAE/2010) – CURSO DE ADESTRADORES DE CÃES PARA EMPREGO POLICIAL (CACEP/2010) - EXCLUSÃO - PUBLICAÇÃO
O Comandante Geral, atendendo proposta do Diretor Geral de Ensino e Instrução, em atenção ao ofício nº. 178/2561/2010, de 09 de março de 2010, oriundo da Companhia Independente de Polícia Militar com Cães, EXCLUI o Curso de Adestradores de Cães para Emprego Policial (CACEP/2010) no Programa Anual de Ensino/2010, público no Bol da PM nº. 119, de 30 de dezembro de 2009, 2ª parte, tópico 1.
---------------------------------------------------------
Bol da PM nº. 049 - 19 Mar 10 - Fl. 8
DGEI – DIRETORIA GERAL DE ENSINO E INSTRUÇÃO - PROGRAMA ANUAL DE ENSINO/2010 (PAE/2010) – CURSO INTENSIVO DE TIRO DE COMBATE (CITC) PARA OFICIAIS E CURSO INTENSIVO DE TIRO DE COMBATE (CITC) PARA PRAÇAS - ALTERAÇÃO – PUBLICAÇÃO
O Comandante Geral, atendendo proposta do Diretor Geral de Ensino e Instrução, em atenção ao Ofício nº. 094/2549-2010, de 10 de março de 2010, oriundo do CIEAT, ALTERA o Curso Intensivo de Tiro de Combate (CITC) para praças e Curso Intensivo de Tiro de Combate (CITC) para oficiais no PAE/2010, público no Bol da PM nº. 119, de 30 de dezembro de 2009, 2ª parte, tópico 1, a saber:
Curso Intensivo de Tiro de Combate (CITC)
Apresentação | Início | Término | Semanas | PM | Público–Alvo |
13 SET 10 05 NOV 10 08 20 Capitães, Tenentes e Aspirantes a Oficial.
Curso Intensivo de Tiro de Combate para Praças (CITC)
Apresentação | Início | Término | Semanas | PM | Público–Alvo |
19 ABR 10 25 JUN 10 10 20 Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados.
--------------------------------------------------------
Bol da PM nº. 047 - 16 Mar 10 - Fl. 10
GCG – CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO ESTÁGIO PROBATÓRIO DE ADAPTAÇÃO DE OFICIAIS I / 2010 (EPAO I / 2010) – PROVIDÊNCIAS PARA INSCRIÇÃO - PUBLICAÇÃO
O Comandante Geral, no uso de suas atribuições legais e atendendo proposta do Chefe do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças, determina que os comandantes do BPChq, BPRv, 7º BPM, 8º BPM, 10º BPM, 11º BPM, 12º BPM, 15º BPM, 20º BPM, 21º BPM, 23º BPM, 24º BPM, 25º BPM, 26º BPM, 28º BPM, 29º BPM, 30º BPM, 32º BPM, 33º BPM, 34º BPM, 35º BPM, 36º BPM, 37º BPM, 38º BPM, 39º BPM e 40º BPM disponibilizem 01 (um) microcomputador com acesso à Internet e uma impressora, bem como um policial militar com conhecimentos em Informática para atender aos candidatos que porventura buscarem a Unidade para inscrição no período de 18 de março a 17 de abril, no horário de 08:00h às 17:00h, e impressão de seus Cartões de Confirmação de Inscrição.
Deverá o policial militar atentar para os itens 7 e 8 do Edital do Concurso - www.policiamilitar.rj.gov.br
Concursos para PMERJ // EPAO I/2010 // Edital), atuando da seguinte forma:
A – Inscrição:
Acessar o site da Polícia Militar - www.policiamilitar.rj.gov.br // Concursos para PMERJ // EPAO I/2010 // Inscrição.
B – Requerimento de isenção:
Acessar o site da Polícia Militar - www.policiamilitar.rj.gov.br // Concursos para PMERJ // EPAO I/2010 // requerimento de isenção.
C – Confirmação de Inscrição:
1. Acessar o site da Polícia Militar - www.policiamilitar.rj.gov.br // Concursos para PMERJ // EPAO I/2010 // Confirmação de Inscrição.
2. De posse do CPF do candidato, digitar o mesmo no campo correspondente, mandar gerar o CCI, confirmar junto ao candidato se os dados apresentados estão corretos e, se positivo imprimir o mesmo, se negativo efetuar contato com o CRSP (2333-6045 / 3357-7519 – CPD/CRSP) para orientação ao candidato.
A confirmação deverá ser feita a partir do dia 07 de junho de 2010 conforme horário de expediente da Unidade e previsão de datas contidas no Edital do Concurso - www.policiamilitar.rj.gov.br // Concursos para PMERJ // Edital // anexo V. Ressalta que a ordem alfabética é para mero controle o que não impede o candidato de fazê-lo na Unidade se não cumprir tal especificação, ou seja, o mesmo pode retirar seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) em qualquer dos dias supramencionados.
-------------------------------------------
Bol da PM nº. 047 - 16 Mar 10 - Fl. 32
ATO DO COMANDANTE GERAL – PROMOÇÃO DE PRAÇAS – CFS/90 - INSUBSISTÊNCIA DE PUBLICAÇÃO
Considerando a necessidade de se verificar a legitimidade dos atos administrativos, devendo quando necessário promover a revisão dos mesmos.
Considerando que o certame do CFS 90, foi um concurso que envolveu questões controversas e que gerou por parte de alguns a insurgência, onde se buscou a tutela em via judicial/administrativa.
Considerando que alguns impetrantes obtiveram os seus direitos reconhecidos por decisão do Poder Judiciário e que não causaria direito extensivo.
Considerando que além do benefício da promoção, a esfera judicial os contemplou com base apenas no cumprimento do interstício, o que causou prejuízo aos que foram concludentes do CFS 90 de forma ordinária, sendo estes ultrapassados por aqueles.
Considerando que outros graduados irresignados com o resultado final do CFS/90, tentaram arguir na esfera administrativa, sendo alguns contemplados naquele momento.
Considerando que no ano de 2004 a Seção Jurídica do GCG, posicionou-se no sentido de que, através dos Pareceres 0078/2004/VAM, 0079/2004/VAM, 0080/2004/VAM, foi externado a impossibilidade de extensão de benefícios, bem como, a revisão dos que foram beneficiados administrativamente, tendo em vista ter ultrapassado o período de 05 (cinco) anos, conforme dispõe a Lei 3.870/02, pondo a termo tal pretensão.
Considerando que quando ocorre tal situação, se está diante de um Parecer com efeito de caráter normativo, ou seja, aplica-se o conteúdo de um único Parecer para todos os requerimentos que versam sobre o mesmo teor.
Considerando que as pretensões administrativas recém impetradas, são semelhantes as que já foram preteritamente indeferidas, não havendo a inclusão de novos fatos que gerassem uma possível reavaliação, e,
Considerando que por força de uma avaliação mais apurada, o Chefe da Seção de Promoções reformulou o seu posicionamento, tendo em vista os fatos ora apresentados, o que deu origem a Informação nº. 063/2010 de 10 de março de 2010.
O Comandante-Geral, no uso de suas atribuições, resolve tornar insubsistente as publicações insertas no Bol PM nº. 031 de 22 Fev 2010 e Bol PM nº. 034 de 25 Fev 2010, que versam sobre as promoções/retroatividades das datas de promoção de praças oriundos do CFS/90.
Face a presente publicação, considerem-se nulas as promoções e retroatividades ocorridas por força da publicações dos boletins retromencionados, bem como, indeferidas as pretensões formuladas que ingressaram ou venham na Seção de Promoções através de requerimentos, mantendo-os arquivados na Seção de Promoções.
---------------------------------------------------------
SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>
Pagos para defender a população, dois policiais militares foram presos nesta quinta-feira, em casos diferentes, fazendo o que menos deveria se esperar deles: cometendo crimes. O sargento do 9º BPM (Rocha Miranda) Daniel Henrique Pedro de Alcântara, de 44 anos, foi capturado pela Divisão Anti-Sequestro (DAS), após sequestrar a irmã do traficante Márcio José Guimarães, conhecido como Tchaca. Junto com o PM, foi preso Anderson Donizeth da Costa, de 33 anos. Horas antes, o soldado PM Leonardo da Cruz Cortez, de 27 anos, foi detido por roubar um banco.
Responsável pelo tráfico na Favela do Rato Molhado e nos morros da Matriz, Quieto e Sampaio, no Engenho Novo, Tchaca está no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Cláudia Guimarães, de 42 anos, que é presidente da Associação de Moradores do Rato Molhado, foi levada da comunidade por três homens, anteontem e resgatada na tarde de ontem.
Cláudia foi abordada pelos homens, que não estavam fardados. Eles disseram que eram todos policiais e que Cláudia estava presa.
— Falaram que eu tinha caído no grampo e que eles estavam me monitorando há oito meses. Disseram que eu fazia lavagem de dinheiro para o tráfico. Eles fizeram eu entrar num carro escuro e colocaram um capuz em mim. Falaram que, se eu não desse o dinheiro, iriam me matar — contou ela.
Os sequestradores pediram R$ 300 mil de resgate aos parentes de Cláudia. Eles procuram a 25ª DP (Engenho Novo), que repassou o caso para a DAS, ao constar que se tratava de um sequestro. Um outro policial militar, do 3º BPM (Méier), que também teria envolvimento com o crime, está sendo procurado.
"Será que os baixos-salários estão fazendo que a nossa tropa se leve para o outro lado, o do crime, esperamos dias melhores. Damos nosso suor a PMERJ, esperamos a RETRIBUIÇÃO!!!"
---------------------------------------------------------
SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>
O roubo à agência bancária foi interrompido pelo alarme. O som surpreendeu os bandidos e chamou a atenção de vizinhos, que acionaram o serviço de emergência 190. Felipe e Erivelton foram presos dentro do banco. Nilton e o soldado PM Leonardo Cortez correram, mas também foram capturados. Com os criminosos, estavam um botijão de gás, luva, touca e caixas de isopor para tapar as câmeras da agência. No carro do policial, foram apreendidos outros botijões e adaptadores para maçarico.
O soldado preso na tentativa de roubo é um dos 177 policiais reprovados no exame social, no concurso de 2009. Destes, 37 recorreram e estão trabalhando nas UPPs da Zona Sul. Segundo a Assessoria de Imprensa da PM, duas mil pessoas foram aprovadas nos últimos dois anos, mas 83 só entraram para o quadro funcional com liminares do Tribunal de Justiça. De acordo com o chefe do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), em Sulacap, tenente coronel PM Frederico Caldas, a média de eliminação no exame social é de 15%.
Risco de expulsão
O comandante-geral da PM, Cel. Mário Sérgio Duarte, afirmou que Cortez responderá a um inquérito administrativo e pode ser expulso da corporação.
Recorrer à Justiça após a reprovação no exame social é uma atitude que faz parte da rotina do processo de seleção da Polícia Militar. Veja outros casos recentes:
Rangel Martins Tonnel da Silva: Reprovado por usar maconha quando tinha 13 anos. A desembargadora da 5ª Câmara Cível, Teresa de Andrade Castro Neves, decidiu que isso não pode servir de fundamento único para a exclusão do candidato. Não constam nos autos quaisquer indícios de antecedentes criminais. O candidato provou ser pessoa idônea, de conduta e reputação ilibadas, tendo integrado os quadros do Exército Brasileiro sem nunca ter recebido qualquer repreensão.
Rafael Jesus de Mattos Moreira: Possui três anotações criminais: lesão corporal dolosa por agressão contra uma ex-namorada, lesão corporal culposa pela participação em um acidente de trânsito e tentativa de estelionato por ser um dos possíveis envolvidos em uma tentativa de compra do gabarito da prova do concurso da PM. Para o Desembargador da 1ª Câmara Cível, Camilo Ribeiro Rulière, o ato administrativo que excluiu o candidato "ostenta evidente exagero".
Luiz Alberto da Silva: Cometeu falta considerada grave, durante o período em que serviu às Forças Armadas, e ficou detido por dois dias. Na decisão que o reintegrou, o desembargador da 8ª Câmara Cível, Luiz Felipe Francisco, afirmou que o "Poder Público não pode cometer injustiças, pois a conduta de Luiz Alberto não afrontou a honra militar, como prevê o edital do concurso".
Athos Vitorini Cavalcanti de Albuquerque Ramos: A Polícia Militar o reprovou sob o fundamento de ter comportamento agressivo e envolvimento em crimes como porte ilegal de arma e uso de maconha. Athos reuniu declarações de idoneidade moral com entidades como o Colégio Militar, onde estudou, e conseguiu retornar. O desembargador da 16ª Câmara Cível, Marco Aurélio Bezerra de Melo, alegou ser estranho que o próprio Colégio Militar não tenha declarado o comportamento agressivo do aluno e seu envolvimento com ilícitos, ao contrário, atestou que não havia qualquer registro que desabonasse a sua conduta.
---------------------------------------------------------
Bol da PM nº. 049 - 19 Mar 2010 - Fl. 13
CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA FILHOS E NETOS DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA – 1ª ETAPA - 2010
Todos os policiais que desejarem inscrever seus dependentes para o Programa de Qualificação Profissional destinado aos FILHOS e NETOS de Agentes de Segurança Pública, deverão fazer através do site:
www.educacaoprofissional.rj.gov.br, prevista para o período compreendido de 22 de março de 2010 (segunda-feira) até 31 de março de 2010 (quarta-feira).
Cabe aduzir que poderão se inscrever os filhos e netos de policiais da ATIVA, INATIVOS E PENSIONISTAS, com idade compreendida entre 16 (dezesseis) e 23 (vinte e três) anos, que possuam o requisito de escolaridade exigida para freqüência no Curso, na forma do edital disponível para consulta no site: www.proderj.rj.gov.br.
No momento da pré-inscrição o interessado deverá informar o número do seu CPF. Caso seu(s) filho(s) ou neto(s) preencha os requisitos de escolaridade mínima e de idade e não tenha CPF ajude-o a providenciar o documento o mais breve possível, sob pena de não poder se inscrever nos cursos.
Aos Policiais interessados informamos da necessidade de averbação dos dependentes em suas pastas de assentamentos funcionais, para fins de habilitação das inscrições.
Informações através do Tel: 2334-9315
PÉRICLES CORDEIRO OLIVEIRA – Matrícula 269.819-9
Representante do Programa de Qualificação Profissional - SESI/FIRJAN – PCERJ/PMERJ
---------------------------------------------------------
Bol da PM nº. 049 - 19 Mar 2010 – Fl. 38
AGENDAMENTO DE CONSULTAS E ATENDIMENTO NA PPM/SÃO JOÃO DE MERITI A PARTIR DO DIA 22 DE MARÇO DE 2010
Este Comando atendendo proposta do Diretor Geral de Saúde torna público o agendamento de consultas e atendimento da POLICLÍNICA DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO JOÃO DE MERITI a partir do dia 22 de março de 2010.
AGENDAMENTO DAS CONSULTAS PELOS TELEFONES: 3755-3776 e 3755-2805
O atendimento dar-se-á das 8:00 às 16:00 horas, de segunda à sexta-feira e o agendamento presencial continua autorizado, assim, como, as clínicas e as categorias profissionais abrangidas por esta medida são:
è MEDICINA – Clínica Médica, Cardiologia, Pediatria Geral, Homeopatia, Otorrinolaringologia,
Oftalmologia, Ginecologia, Pré-natal, Ortopedia, Dermatologia e Puericultura.
è NUTRIÇÃO
è PSICOLOGIA – primeira vez.
---------------------------------------------------------
Bol da PM nº. 049 - 19 Mar 2010 – Fl. 46
SOLENIDADE DE CELEBRAÇÃO DO XLIX CASAMENTO COLETIVO/2010 – PUBLICAÇÃO
Este Comando, atendendo a proposta do Diretor de Assistência Social, torna pública a programação da Solenidade de Celebração do XLIX Casamento Coletivo/2010, das Unidades sediadas na área do 1º Comando de Policiamento da Capital:
1. Local: Casa do Marinheiro – Avenida Brasil nº. 10.592 - Penha.
2. Data: 25 de março de 2010 (quinta-feira).
3. Horário: 19:30 h.
4. Uniforme:
- Oficiais: 3º do RUPMERJ.
- Outras Forças: Uniforme correspondente.
- Civis: Passeio Completo.
5. Comparecimento: Comandantes, Chefes e Diretores que possuam Policiais Militares nubentes.
6. A cargo do GCG:
Providenciar a apresentação de um Oficial para atuar como Mestre de Cerimônia durante a realização
da solenidade.
7. A cargo do CCI:
Providenciar a instalação de Som e microfones no local onde será realizada a cerimônia religiosa e
a apresentação do Conjunto Musical.
8. A cargo da CIPM-Mus:
Apresentar o Conjunto Musical com 08 (oito) músicos.
9. A cargo do CCS:
Apresentar equipe de filmagem a fim de registrar o evento.
10. A cargo do 16º BPM:
Intensificar o policiamento nas imediações do local do evento, a fim de proporcionar segurança às autoridades e convidados presentes.
Policiais Militares que constam na relação dos Nubentes.
2º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 37.460 JORGE ROBERTO BENVINDO DAS NEVES
3º SGT PM 52.591 JULIO CÉSAR BERNARDO BENTO
CB PM 61.043 LEONARDO SILVA GOMES
5º BPM
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 64.106 GEAZI GOMES DOS SANTOS
9º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 33.693 JOÃO CÉSAR DA CONCEIÇÃO
13º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 41.516 LEVY MONTEIRO DE ALMEIDA
CB PM 67.125 ADENILSON COSME SÁ DE OLIVEIRA
SD PM 81.293 RODRIGO GONÇALVES DOS SANTOS
16º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 51.165 PAULO ROBERTO DOS SANTOS COSTA
2º SGT PM 55.866 VALMIR VIANA DA SILVA
CB PM 56.675 MARCELO GADELHA BORGES
CB PM 59.932 ROBSON DA CONCEIÇÃO CAVALCANTE
CB PM 64.184 WAGNER CELSO MARQUES
17º BPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 42.737 JAIRO FERREIRA DA COSTA SILVA
22º BPM
Posto/ Grad RG Nome
1º SGT PM 41.489 JOSE MAURICIO DE JESUS MARTINS
2º SGT PM 44.278 GILSON DO NASCIMENTO ROCHA
SD PM 85.836 HAMILTON BARBOSA.DE SOUSA JUNIOR
23º BPM
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 61.640 ALMIR PEIXOTO FREITAS
CB PM 62.377 MARCELO BITTENCOURT ARTTE
CB PM 65.283 JERONIMO RODRIGUES GASPAR
BPCHQ
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 50.378 CLEBER FELIPE DOS SANTOS
1ª CIPM
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 59.855 LEDEMIR JESUS DE SOUZA
DGAL
Posto/ Grad RG Nome
SUBTEN 29.469 LUIZ SOUZA SANTOS
DGP
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 56.676 MARCELO FERRÃO DA COSTA
SD PM 55.775 EDIVALDO DA SILVA COSTA
SD PM 77.396 ALEXANDRE DOS SANTOS CUNHA
AJD GERAL
Posto/ Grad RG Nome
3º SGT PM 54.472 EVANDRO SILVA DOS SANTOS
CCI
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 46.084 RENATO SANTOS ASSUMPÇÃO
HCPM
Posto/ Grad RG Nome
2º SGT PM 39.708 IRINEU FERREIRA DE LIMA FILHO
2º SGT PM 50.872 MARCIO RAIMUNDO DA SILVA
3º SGT PM 63.152 NATANAEL VIEIRA DA SILVA
CB PM 64.222 JANAINA MARIA COSTA DO VALE
CB PM 67.103 GEORGE LEAL DOS SANTOS
CB PM 67.263 ANDERSON DA SILVA MOTA DOS SANTOS
CIntPM
Posto/ Grad RG Nome
3º SGT PM 55.625 WALDECY MADUREIRA DO ROSÁRIO
CPM/ERJ
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 63.331 LEONARDO ESPÍNDOLA MOREIRA
GCG
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 74.229 LEANDRO JOSE TRISTÃO DA CUNHA
DAS
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 62.228 MARCO ANTONIO MARQUES
BOPE
Posto/ Grad RG Nome
CB PM 64.147 PAULO ROBERTO ALVES MONTEIRO
CRSP
Posto/ Grad RG Nome
3º SGT PM 59.718 SERGIO LUIZ DOS SANTOS
---------------------------------------------------------
Celso Cardoso <ccdecelso@gmail.com>
Polícia Militar pagou até 68% acima do preço de mercado por notebooks
A Polícia Militar está investindo pesado em computadores. Tão pesado que chegou a pagar R$ 118 mil para a compra de nove notebooks modelo HP 6535b e 19 notebooks modelo HP 6930b, segundo levantamento feito pelo EXTRA no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafem), que monitora a execução do orçamento do governo do estado. Dividindo-se os R$ 118 mil pelos 28 equipamentos (dos dois modelos), chega-se ao custo unitário de R$ 4.200. Segundo a própria Hewlett-Packard (HP), um modelo similar de notebook sai por R$ 2.499. Ou seja, cada computador portátil comprado pela PM teria ficado 68% acima do preço de mercado.
A PM também pagou R$ 77 mil para a compra de 25 desktops modelo HP DC 5800 com monitor L 1950, o que dá R$ 3.100 por cada computador com monitor.
Questionada pelo EXTRA sobre quanto custam os três modelos citados acima, a Hewlett-Packard (HP) informou, em nota, que o notebook HP 6535b não está mais à venda, e que a empresa está “endereçando novas vendas para o modelo HP 6445b, cujo valor inicial é de R$ 2.499”. As configurações do antigo e do novo modelos são semelhantes — já que a própria empresa encaminha o comprador para o novo modelo.
Em relação ao notebook modelo HP 6930b, a HP informou que o equipamento “tem preço inicial de R$ 3.899 com garantia de três anos no local”. Sendo assim, o custo para a PM ficou 7,7% acima do valor informado pela empresa.
Ainda segundo a HP, o desktop modelo DC 5800 não está mais à venda. A empresa está migrando “as vendas para o novo HP Compaq 6000 PRO, cujo preço inicial é de R$ 1.890 com garantia de três anos no local”. O monitor L 1950 também já saiu de linha, e as vendas estão sendo endereçadas para “o novo LA 1951g, que vem equipado com ajuste de altura e garantia de três anos no local, com preço de R$ 699”. Somando-se computador e monitor, chega-se ao preço unitário de R$ 2.589. Desta forma, a PM teria pago 19,7% a mais por cada computador com monitor.
Polícia identifica os soldados presos em Campo Grande
A Polícia Civil divulgou agora há pouco os nomes dos dois policiais militares presos em Campo Grande na manhã deste sábado. Segundo a 35ª DP (Campo Grande), os soldados Renato Souza Alves e Jorge Jerônimo Vinagre Carvalho Júnior foram presos junto com os dois amigos Ubiratan de Azevedo Silva e Glaucio André Nogueira, quando tentavam invadir uma casa na Rua Caracaraí, bairro Santa Margarida, em Campo Grande.
PMs da UPP do Pavão-Pavãozinho são presos em Campo Grande
Dois policiais militares do 19º BPM (Copacabana), lotados na Unidade de Polícia Pacificadora do Morro Pavão-Pavãozinho, foram presos na manhã deste sábado na Rua Caracaraí, bairro Santa Margarida, em Campo Grande. Segundo informações da 35ª DP (Campo Grande), os dois policiais foram ajudar um amigo, que teria vendido um carro e estava querendo cobrar uma dívida de R$ 27 mil do comprador. Os dois PMs, que ainda não foram identificados, e mais dois amigos foram pegos em flagrante quando pulavam o muro da casa e presos por policiais do 40º BPM (Campo Grande). No carro de um dos amigos dos policiais, foi apreendido um revólver calibre 32. Os dois amigos dos policiais e o morador que teria a casa invadida têm passagens pela polícia. Eles serão indiciados por formação de quadrilha, invasão de domicílio e porte ilegal de arma. O subcomandante da UPP, tenente Alexandre de Souza, disse que, dependendo da transgressão, medidas cabíveis
Manguinhos
PMs apreendem fuzil após troca de tiros na Esquina do Medo
Policiais do 22º BPM (Complexo da Maré) trocaram tiros com traficantes na Favela de Manguinhos, próximo ao Jacarezinho, na área que ficou conhecida como Esquina do Medo após uma série de reportagens do EXTRA que mostrou a travessia de homens armados. A Avenida dos Democráticos chegou a ficar algum tempo interditada, mas já foi reaberta pela Polícia Militar. Depois da troca de tiros, os policiais encontraram um fuzil Rugger abandonado pelos traficantes. A arma foi levada para a 21a DP (Bonsucesso), onde o caso está sendo registrado.
Operação do 9ºBPM
Carga de cigarros e eletrônicos é recuperada no Morro da Pedreira
Em operação no Morro da Pedreira, na Pavuna, policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) prenderam um homem suspeito de envolvimento com o tráfico e apreenderam armas e drogas.Os agentes encontraram dois revólveres, uma pistola, um colete à prova de balas, carregadores de pistola, carga de cigarro e eletrônicos roubada, além de camisetas da Polícia Civil. De acordo com a polícia, não houve troca de tiros e o clima é de aparente tranquilidade no local. O material será encaminhado para a 38ª DP .
Arsenal no palácio
Mansão dos Guinle escondia fuzil e munição de ponto 30
A polícia encontrou um pequeno arsenal em um palacete pertencente à família Guinle, localizado na Rua Dona Mariana, em Botafogo, Zona Sul. Os policiais foram chamados por vizinhos que viram dois homens pulando o muro do imóvel e quebrando uma das janelas. Ao chegarem ao local, por volta das 22h30m, PMs do 2º Batalhão (Botafogo), apreenderam armas, ferramentas usadas para arrombar a casa, e munição de diversos calibres. Os bandidos conseguiram fugir.
Foram apreendidos um fuzil 7,62; três carabinas e duas garruchas calibre 22, além de farta munição de calibres 7,62; ponto 30 e de escopeta calibre 12. De acordo com os militares, o armamento estava em uma bolsa, escondida dentro de um armário. De acordo com vizinhos, o local está abandonado e já foi assaltado outras vezes. A polícia investiga a hipótese de o imóvel abandonado estar sendo usado por criminosos como esconderijo e ponto de endolação de drogas.
O porteiro de um prédio vizinho contou à polícia que os bandidos deveriam ter aproximadamente 35 anos. Segundo ele, a casa está abandonada e no local não há caseiro. O caso foi registrado na 10 DP (Botafogo). De acordo com o banco de dados da Polícia Civil, o veículo usado pelos bandidos — um Fiat Strada — não consta como roubado.
Policial militar é morto quando fazia segurança de posto no Centro
A polícia investiga o assassinato de um policial militar em um posto de gasolina do Centro, na madrugada deste sábado. O crime ocorreu, na esquina das ruas Frei Caneca e do Riachuelo, quando três homens atiraram na vítima. O militar estaria trabalhando como segurança do estabelecimento. O PM ainda chegou a ser levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade, onde morreu. Ainda não se sabe se houve uma tentativa de assalto. O nome do policial também ainda não foi informado.
Miliciano Popeye é preso em Duque de Caxias
Desta vez, não teve espinafre para dar jeito. Alexsander da Silva Monteiro, de 38 anos, conhecido como Popeye, acusado de ser um dos chefes da milícia Comando Chico Bala, foi preso ontem. O criminoso foi capturado num apartamento, em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, numa operação da 35ª DP (Campo Grande) e 60ª DP (Campos Elíseos).
No apartamento de dois quartos do miliciano, os policiais não encontraram armas. Mas um item chamou a atenção dos agentes no imóvel: uma peruca preta que o criminoso costumava usar para sair de casa.
— Ele estava recluso, quase não saía, mas costumava colocar a peruca para não ser reconhecido — explicou o delegado da 35ª DP, Fábio Barucke.
Cadernos da milícia
Também foram apreendidos no apartamento cadernos com a contabilidade da milícia. Segundo as investigações da polícia, a quadrilha de Popeye cobra R$ 50 por mês dos motoristas de transporte alternativo da Zona Oeste. Cerca de dois mil motoristas pagariam a taxa, o que gera um lucro mensal de R$ 100 mil só com esse crime.
Ao notar a chegada dos policiais, Alexsander correu para um quarto mas não reagiu. Na hora da prisão, ele estava com a mulher e o enteado. As investigações da Polícia Civil apontam que Alexsander estava morando há cerca de um mês em Duque de Caxias. No apartamento de Popeye, os policiais encontraram estruturas que aparentavam ser de máquinas caça-níqueis. No imóvel havia uma oficina para manutenção dessas máquinas. O que elas faziam ali e se realmente tinham alguma ligação com jogos de azar ainda vai ser apurado pelos agentes.
Popeye tinha três mandados de prisão pendentes: dois por homicídio e um por porte de arma. Ele foi preso menos de um mês depois da captura do ex-policial militar Francisco César de Oliveira, conhecido como Chico Bala, apontado como o líder da milícia que leva seu nome. Após a prisão de Chico Bala, Popeye teria assumido o comando da quadrilha, que agora estaria sem comando.
Popeye usava peruca como disfarce
O miliciano Alexsander da Silva Monteiro, conhecido como Popeye, foi preso em casa, em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, onde estava na companhia de sua mulher e uma criança. Quando a polícia chegou, ele correu para o quarto, onde foi preso desarmado. Os policiais encontraram ainda uma peruca que Popeye usava como disfarce.
Decretada prisão do outro PM envolvido no sequestro da irmã de Tchaca
A 28ª vara criminal da capital expediu nesta sexta-feira um mandado de prisão temporária contra o cabo Anderson Luiz Vieira da Silva, lotado no 3º BPM (Méier, que participou do sequestro de Cláudia Guimarães, irmã do traficante Márcio José Guimarães, o Tchaca. Anderson se apresentou durante a madrugada na Delegacia Antissequestro (DAS), no Leblon, onde foi reconhecida pela vítima e três testemunhas do crime. Depois seguiu para o batalhão do Méier, onde está preso administrativamente. Na tarde desta sexta-feira, o delegado Márcio Petra Mello foi ao Fórum e voltou com o mandado de prisão, que será comunicado para a Polícia Militar. Anderson será levado para a sede da DAS, onde o mandado de prisão será cumprido. Depois vai para o Batalhão Especial Criminal (BEP), junto com o sargento Daniel Henrique de Alcântara, lotado no 9º BPM (Rocha Miranda, que foi preso pelo mesmo crime.
Entenda o caso:
Policial é preso por sequestrar irmã de traficante Tchaca
Cativeiro de irmã de Tchaca teria sido em hotel
"O policial é um acadêmico, que um dia aprendeu na escola que nossas vidas tem mais valor que a dele"
---------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário