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sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Notícias do CFAP

 

 

Notícias 121
Você está recebendo este e-mail por estar cadastrado na lista de contatos do Site do CFAP:
Comunidade Fiel de Apoio ao Policial

http://cfap.k6.com.br ou http://cfap.rg3.net

Proteja o meu endereço como estou protegendo o seu.
Não revele o endereço de e-mail dos correspondentes: use Cco (Copia Carbonada Oculta) ou Bcc (Blind Carbon copy).
Retire os endereços antes de reenviar.
Dificulte assim, a disseminação de vírus e spam.
Se não quiser mais receber minhas mensagens, por favor me avise, para que eu possa retirar o seu nome da minha lista de destinatários.
Se possível divulgue a todos os seus conhecidos e amigos da PMERJ.
Caso você tenha algum material que considere importante, envie por e-mail que repassarei aos cadastrados e publicarei no site, se for de interesse coletivo.
Abraços!
Maj Helio - Administrador do Site

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No próximo e-mail (122) um resumo da reunião de hoje (21/01) com Gestor Estadual do PRONASCI

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Indicação - http://www.narkassessoria.com/juridico.html

Tenho recebido diversos e-mails de policiais e bombeiros militares me pedindo auxílio em relação à assistência jurídica.

Então, resolvi indicar o Advogado Dr. Cândido (Nextel: 7857-5810), cunhado do Cel Álvaro (Ch EMG PM).

É pessoa de minha confiança, cadastrado na PMERJ e um profissional renomado, tendo atuado também como Advogado do Banco do Brasil.

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Convênio da PMERJ com a Defensoria Pública - Divulga o calendário de atendimento jurídico integral e gratuito que será prestado aos policiais militares e/ou seus dependentes, nas áreas do Direito Penal, Cível, de Família e do Consumidor, sendo, portanto, excluída a defesa perante as Comissões Disciplinares instituídas pela Corporação - Bol PM nº. 011 - 18 Jan 10 - Fl. 26

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Bol da PM nº. 011 - 18 Jan 10 - Fl. 32
Identidade Funcional:
Segunda chamada já começou
• A Secretaria de Planejamento e Gestão iniciou a segunda chamada do projeto Identidade Funcional para cerca de 20 mil servidores ativos lotados na capital que não compareceram à primeira chamada, no ano passado. A relação dos funcionários, com dia, hora e local, está disponível no site www.idfuncional.rj.gov.br.

Quem não puder comparecer na data marcada deve preencher o formulário Justificativa de Ausência, no mesmo site, e aguardar nova convocação. Os que não forem nem justificarem sua ausência terão o pagamento bloqueado no banco até que façam a identificação.
A segunda chamada dos servidores ativos da capital se estenderá até março e será realizada em 15 postos de atendimento instalados em escolas estaduais e em um posto na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão. Os servidores serão agendados para os locais mais próximos da sua unidade administrativa. Já os 2.500 policiais militares que serão convocados para a
segunda chamada terão sua identificação realizada no Quartel General da PM, no Centro. O projeto Identidade Funcional está fazendo a identificação biométrica (fotografia e impressões digitais) dos 460 mil servidores ativos,
aposentados e pensionistas do Estado. Todos vão confirmar seus dados, independentemente do número de matrículas e, posteriormente, receberão um cartão que concentrará informações funcionais. Trata-se de uma identidade funcional segura e inteligente, que garante a autenticidade do portador, é valida em todos os órgãos do governo e identifica o servidor com sua função pública.
Para fazer a identificação biométrica, os servidores devem comparecer no local informado, no dia e na hora marcados, munidos dos seguintes documentos originais: contracheque, identidade, CPF e comprovante de conta bancária (talão de cheque, cartão da conta corrente ou extrato). Os servidores precisam também informar as matrículas que possuem ou já possuíram, com a finalidade de reconhecê-las durante o processo.
O projeto foi lançado no dia 17 de março de 2009, com a presença do governador Sérgio Cabral, primeiro servidor do Estado a se cadastrar e ganhar simbolicamente seu cartão com identificação biométrica e dados funcionais. Durante a primeira chamada, encerrada dia 18 de dezembro, foram agendados 111.410 servidores, dos quais 86.719 foram identificados, o que significou um comparecimento de 79,41%.

Bol da PM nº. 012 - 19 Jan 2010 - Fl. 27

• A Secretaria de Planejamento e Gestão abriu ontem a segunda chamada do projeto Identidade Funcional para cerca de 20 mil servidores ativos lotados na capital e que não compareceram à primeira chamada, no ano passado. O governador Sérgio Cabral destacou o fato de o Rio de Janeiro ser um estado moderno onde, segundo ele, o programa passa a estar de acordo com o que existe de mais sofisticado em termos de identificação funcional.
– Essa identidade biométrica, esse controle biométrico, passa a ter ene funções, além de contribuir com o combate à fraude no sistema, valorizar o servidor público e oferecer uma série de possibilidades de relacionamento entre o governo e o servidor público – observou o governador, para
quem, com o novo sistema, o governo terá condições de acabar com o papel, com a burocracia, além de ter maior conhecimento do servidor público, de sua formação, de suas ambições e do seu papel para o Estado.
A relação dos funcionários que devem participar do cadastramento, com dia, hora e local, está disponível no site www.idfuncional.rj.gov.br. Quem não puder comparecer na data marcada deve preencher o formulário Justificativa de Ausência, no mesmo site, e aguardar nova convocação. Os
que não forem nem justificarem sua ausência terão o pagamento bloqueado no banco até que façam a identificação.
Segundo o governador, com o projeto Identidade Funcional, lançado em março de 2009, o Estado pretende ainda modernizar sua relação com o servidor e, em última análise, melhorar o serviço público para a população.
– O Estado tem a obrigação de tratar o servidor com dignidade e, com isso, o servidor passa a se sentir mais motivado para trabalhar com mais vontade e com mais qualidade para o cidadão – salientou Cabral.
A segunda chamada dos servidores ativos da capital se estenderá até março e será realizada em 15 postos de atendimento instalados em escolas estaduais e em um posto na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão. Os servidores serão agendados para os locais mais próximos da sua unidade administrativa. Já os 2.500 policiais militares que serão convocados para a segunda chamada terão sua identificação realizada no Quartel General da PM, no Centro.
O projeto Identidade Funcional está fazendo a identificação biométrica (fotografia e impressões digitais) dos 460 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado. Trata-se de uma identidade segura e inteligente, que garante a autenticidade do portador, é valida em todos os órgãos
do governo estadual e identifica o servidor com sua função pública.
O projeto foi lançado em 17 de março de 2009. Durante a primeira chamada, encerrada no dia 18 de dezembro, foram agendados 111.410 servidores.

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Bol da PM nº. 011 - 18 Jan 10 - Fl. 33

Premiação para policiais que cumprirem metas será semestral
• O governador Sérgio Cabral encurtou o prazo para a premiação dos policiais civis e militares das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs): o prêmio – que seria anual - passou para semestral. A idéia é incentivar ainda mais os policiais a cumprirem as metas em menor espaço de tempo. A determinação sairá publicada hoje em decreto nº. 42.243 no Diário Oficial.
– Como toda empresa tem metas a cumprir, o setor público também tem que ter as suas, e a segurança pública se inclui nisso. Produtividade, competição e estímulo fazem parte de qualquer concepção de gestão. E gestão foi a grande novidade na área de Segurança Pública em nosso governo – disse Cabral.
Após os primeiros seis meses de implantação do plano de metas contra a violência, o Governo do Rio de Janeiro conseguiu, por exemplo, registrar em 2009 uma queda de 14,4% no número de homicídios no Estado em relação ao mesmo período (setembro, outubro e novembro) de 2008.
– Ao incentivar o policial a bater as metas em menos tempo, os índices de criminalidade tenderão a cair mais e os resultados serão percebidos pela população, que é o foco das ações do governo – acrescentou o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, coordenador do programa de metas no Estado.
As metas são estabelecidas de acordo com os seguintes tipos de crime: homicídio doloso, roubo de veículos e roubos de rua (transeuntes, coletivos e celular). São esses os que têm maior impacto na sensação de insegurança da população.
Alcançadas as metas, os policiais civis e militares serão contemplados com premiações únicas, semestrais e individuais. Os policiais que baterem as metas receberão R$ 500 (cada um). Os que integrarem a região com os melhores resultados terão o prêmio de R$ 1.500 (cada policial).
A premiação será concedida a todos os colaboradores das polícias Civil e Militar das RISPs que atingirem as metas, desde que tenham permanecido em exercício por mais de três meses durante o período de alcance da meta.
Cada RISP é liderada por um delegado, que é o diretor de departamento, e um coronel, que comanda a área. Eles trabalham em conjunto para responder às demandas estabelecidas pelo sistema de controle de metas determinadas pela Secretaria de Segurança. Foram criadas sete RISPs, divididas da seguinte forma: Capital (regiões Sul, Centro e Norte); Capital (Oeste); Baixada; Niterói e Região dos Lagos; Sul Fluminense; Norte Fluminense; e Região Serrana.

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Desdobramentos de Metas para os Indicadores Estratégicos de Criminalidade do Estado - Aditamento ao Boletim da Polícia Militar nº. 011, de 18 de Janeiro de 2010

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Resolução SESEG nº. 305, de 13 de janeiro de 2010 - REGULAMENTA O SISTEMA DE DEFINIÇÃO E GERENCIAMENTO DE METAS PARA
OS INDICADORES ESTRATÉGICOS DE CRIMINALIDADES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A QUE ALUDE O
DECRETO Nº. 41.931, DE 25/06/2009

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Vídeo (slides) Atuação do BOPE ç Clique aqui e faça download

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Bol da PM nº. 011 - 18 Jan 10 - Fl. 3

CSMFD – MDPM – CURSO DE INSTRUTOR DE DEFESA PESSOAL POLICIAL COM USO PROGRESSIVO DA FORÇA / INSTRUTOR DO MÉTODO DE DEFESA POLICIAL MILITAR (MDPM) – CIDPP-MDPM I/2010 – INSTRUÇÕES REGULADORAS

Este Comando Geral, atendendo proposta do Diretor Geral de Ensino e Instrução, torna pública a Instrução Reguladora do processo seletivo para o Curso em epígrafe.

1. DO CURSO

a)

Objetivos: Capacitação de Policiais Militares a atuarem como instrutores do Método de Defesa Policial Militar (MDPM) ministrando instruções de Defesa Pessoal e Uso Comedido da Força nos diversos cursos e instruções de nivelamento e manutenção da Corporação;

b)

Local de funcionamento: Centro de Saúde Mental, Física e Desportos (CSMFD);

c)

Inscrições: 20 a 27 de JANEIRO de 2010 nas OPM;

d)

Inscrições do COTER: 20 a 27 de JANEIRO de 2010 na DGEI;

e)

Inspeção de Saúde (TAM): 04 e 05 de FEVEREIRO de 2010;

f)

Exame de habilidade específica e análise documental: 24 e 25 de FEVEREIRO de 2010 no CSMFD;

g)

Teste de Aptidão Física (TAF): 04 e 05 de MARÇO de 2010;

h)

Período de realização:

1)

Apresentação: 11 de MARÇO de 2010.

2)

Início: 11 de MARÇO de 2010.

3)

Término: 09 de ABRIL de 2010.

4)

Duração: 05 (cinco) semanas.

i)

Vagas: Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas no total, sendo 10 (dez) para Oficiais Subalternos (QOPM) e 20 (dez) para Praças (QOPM) ambos da PMERJ e 10 (cinco) para Polícias co-irmã e Forças Armadas.

j)

Público alvo: Oficiais Subalternos (1º e 2º Tenente) e Praças da PMERJ, Oficiais e Praças das Polícias co-irmã e Forças Armadas, todos de ambos os sexos.

2.2 PARA PRAÇAS

1) REQUISITOS

a) Estar no desempenho da função policial militar;

b) Estar, no mínimo no comportamento "BOM";

c) Ser possuidor de graduação em qualquer arte marcial ou esporte de luta;

d) Apresentar-se no dia do Exame de Habilidade Específica, com documentação comprobatória oriunda de Confederação, Federação, Associação ou Escola informando ser possuidor de graduação em qualquer arte marcial ou esporte de luta

(não é necessário ser faixa preta);

e) Possuir no mínimo 01 ano de experiência na Corporação.

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CONVÊNIO FIRMADO ENTRE A PMERJ E A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Calendário de atendimento jurídico integral e gratuito que será prestado aos policiais militares e/ou seus dependentes, nas áreas do Direito Penal, Cível, de Família e do Consumidor, sendo, portanto, excluída a defesa perante as Comissões Disciplinares instituídas pela Corporação.

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Núcleo de Atendimento ao Policial Militar Ferido – NAPMF

Informações:

Rua Evaristo da Veiga, 78 – Centro – Rio de Janeiro – RJ.

CEP: 20.031-040

E-mail:

Atendimento: (21) 2292-8662

Resumo Histórico:

O Núcleo de Atendimento ao Policial Militar Ferido, NAPMF, criado por ato do Comandante Geral em Boletim da PM 074 de 25 de Abril de 2006, tem como finalidade apoiar o policial militar ferido desde o momento da ocorrência que originou o ferimento, até a solução final. O NAPMF acompanha o PMF e seus familiares, orientando e ajudando passo a passo, de acordo com as necessidades que forem surgindo.

É necessário que todos os órgãos de apoio da corporação (HCPM, HPM/Nit, Policlínicas, CFR, DAS, DIP, DGF, DGAL) continuem sintonizados na política do Comando da PMERJ, que é de total assistência ao Policial Militar  e seus familiares.

O NAPMF tem como objetivo proporcionar qualidade no atendimento aos nossos heróis vivos.

Orientações gerais:

ACIDENTE COM O POLICIAL MILITAR

CAPÍTULO I

COMPETÊNCIA DAS OPM

Art. 1º No caso de Policial Militar ferido em serviço ou de folga, as OPM deverão adotar os seguintes procedimentos:

I- Acompanhamento, quando possível, na supervisão de Oficial ou Graduado junto ao Policial Militar ferido, fazendo constar em brochura todos os fatos relacionados com a ocorrência.

II- Instaurar procedimento apuratório sobre o fato que culminou com o ferimento de policial Militar, publicando a solução em Boletim interno da OPM constatando se o acidente ocorrido foi em ato de serviço ou não.

III- Confeccionar o Atestado Sanitário de Origem (ASO) ou Inquérito Sanitário de Origem (ISO), de acordo com o que prescreve a Portaria Nº 0022/PMERJ de 12 de julho 1979.

IV- Nos casão em que o Policial Militar ferido, for considerado inválido pela Junta Médica, as OPM deverão providenciar o processo de reforma o mais rápido possível.

CAPÍTULO II

ATRIBUIÇÕES DO POLICIAL MILITAR FERIDO

Art.2° – Em caso de ferimento, de serviço ou de folga, o Policial Militar deverá adotar os seguintes procedimentos:

I- Dar ciência ao seu comandante imediato através de parte, de todo fato ocorrido, especificando hora, local e circunstâncias em que se deram os acontecimentos.

II- Juntar cópia do Boletim Interno que publicou a solução do procedimento apuratório, cópia do ASO ou ISSO e Laudo do médico que estiver acompanhando-o, para em tempo oportuno dar entrada junto a Diretoria de Assistência Social (DAS) na indenização que faz jus.

III- De acordo com as suas necessidades assistenciais o Policial Militar deverá se dirigir à DAS (Diretoria de Assistência Social), munido de receita médica, com fins de ser assistido nos seguintes itens:

- Cama Hospitalar

- Muletas

- Material de consumo (fraldas, ataduras, gazes)

- Remédios

Atribuições do Núcleo de atendimento ao Policial Militar Ferido

Art 3°- Ao tomar conhecimento de algum Policial Militar Ferido o NAPMF deverá:

I- Acompanhar a ocorrência, verificando os procedimentos que estão sendo tomados e orientando, quando for o caso, para que o Policial Militar ferido seja bem atendido e a família fique bem informada.

II- Através de um plantão de 24 horas fará contatos com o Centro de Operações, para saber se algum Policial Militar foi ferido.

III- Entrará em contato com o hospital em que o Policial Militar ferido foi levado a fim  de verificar  quanto ao seu estado, condições em que se encontra, e em seguida com o Oficial de dia do HCPM para verificar as medidas que foram adotadas.

IV- O plantonista entrará em contato também com o oficial de dia da OPM que atendeu a ocorrência e a OPM do Policial Militar ferido.

V- O plantonista se dirigirá ao local da ocorrência, quando for determinado pelo Chefe do NAPMF.

VI- Entrar em contato com a família para outras providências.

VII- O NAPMF manterá contato com o Policial Militar ferido e a família durante a permanência do mesmo no hospital em que estiver internado.

VIII- Após a alta do Policial Militar ferido, o NAPMF acompanhará o caso, encaminhando o Policial Militar, para os setores próprios de atendimento da Corporação.

Art. 4º Rotina diária do NAPMF

I - Transporte do PMF em VTR do NAPMF aos Hospitais, Clínicas e Órgãos da Corporação.

II - Visitas Hospitalares.

III - Visitas domiciliares.

IV - Contato com os órgãos da Corporação para adiantamento de processo de PMF.

V - Encaminhamento de PMF para reavaliação de procedimentos médicos na JOIS

VI - Orientação aos PMF no que tange aos seus direitos e obrigações com referência aos seus ferimentos em decorrência do serviço.

VII - Contato diário com o Centro de Operações e os Hospitais da Corporação para a verificação da existência de PMF.

VIII - Contato com o Oficial de dia Médico do HCPM para monitoração dos casos de PMF, internados em Hospitais públicos ou particulares

IX - Acompanhamento dos PMF nos Órgãos da Corporação.

X - Orientação e apoio aos familiares dos PMF principalmente quando o PMF estiver internado em algum Hospital.

XI- Atendimento Assistencial ao PMF, pelo próprio NAPMF.

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GRUPO DE ATENDIMENTO AOS FAMILIARES DOS POLICIAIS MILITARES FALECIDOS – GAFPMF

Informações:

Rua Evaristo da Veiga, 78 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

CEP: 20.031-040

Agendamentos por telefone:

(21) 2333-2742 | (21) 2333-2745 | (21) 2333-2743 | (21) 2333-2746

Email: apoiofamiliapm@policiamilitar.rj.gov.br

GUIA DE ORIENTAÇÃO AOS DEPENDENTES LEGAIS DO POLICIAL MILITAR FALECIDO

SEUS PRINCIPAIS DIREITOS?

• Pensão do RIOPREVIDÊNCIA

• Pensão Provisória.

• Pensão Especial (falecidos em consequência de Ato – Acidente em Serviço).

• Seguro de Acidentes Pessoais

• Concessão de Licença – Autonomia de Táxi

(Falecidos em consequência de Ato – Acidente em Serviço, no Município do Rio de Janeiro).

Providências da OPM:

  • 13°Salário;

  • Os dois Vencimentos do Policial Militar (o mês do óbito e o mês seguinte);

  • Encerramento de Folha de Pagamento

  • Abertura de Conta para a Pensionista;

  • Declaração de Dependentes Habilitados e da Pensão Alimentícia;

  • Encaminhar a Pensionista ao Grupo de Atendimento aos Familiares dos Policias Militares Falecidos – GAFPMF (para que a mesma seja encaminhada ao RIO PREVIDÊNCIA e a DIP para habilitação de pensão);

  • Conferente deverá verificar se há Gratificação por tempo de Serviço (GTS) ou promoção a ser concedida;

  • Deverá entregar a pensionista o ultimo contra cheque;

  • Ofícios de encaminhamentos: DIP, RIO PREVIDÊNCIA, DAS, CB e BANCO DO BRASIL (PASEP).

PODERÁ DAR ENTRADA NA PENSÃO PROVISÓRIA, A PENSIONISTA DE POSSE DO PROTOCOLO DO RIO PREVIDÊNCIA.

COMPANHEIRA TEM QUE TER SENTENÇA DECLARATÓRIA DE UNIÃO ESTÁVEL, CASO CONTRÁRIO, COMPARECER AO CFAP na CPJ (Comissão Permanente de Justificação).

RIOPREVIDÊNCIA – DOCUMENTOS

Habilitação à Pensão

  • Certidão de óbito do ex-segurado;

  • Certidão de casamento do ex-segurado;

  • Certidão de todos os filhos conforme estado civil;

  • Último contra – cheque do ex-segurado;

  • Memorando dependentes habilitados – (14° andar);

  • Carteira de Identidade e CIC do ex – segurado;

  • Carteira de Identidade e CIC do (a) requerente (s);

  • CIC dos beneficiários menores de idade;

  • Declaração de constância do casamento com o ex – segurado até a data do óbito (anexar fotocópia autenticada da carteira de identidade da testemunha. A testemunha não poderá ser parente do ex-segurado);

  • Comprovante de residência do (s) requerente (s);

  • Protocolo do encerramento de folha e, posteriormente, a declaração da secretaria de origem para anexar ao processo já em andamento (conforme a resolução 2831, de 30/12/1999 publicada no DO de 03/01/2000);

  • Certidão de nascimento do ex-segurado;

  • Certidão de casamento do ex-segurado com averbação da separação judicial ou divórcio;

  • Autos da separação judicial e/ou pensão alimentícia;

  • Certidão da companheira conforme estado civil;

  • Certidão de óbito do (a) esposo (a);

  • Contra cheque de cotista do mês do óbito do ex-segurado;

  • Atestado de convivência marital assinado por dois funcionários do Estado, ativo ou inativo (anexar carteira de Identidade dos atestantes);

  • Declaração de beneficiário do salário família, quando companheira;

  • Provas de vida em comum, quando companheiro (a);

  • Declaração de que o ex – segurado não deixou companheiro (a) e/ ou filhos;

  • Procuração por Instrumento Público ou Particular com reconhecimento de firma;

  • Carteira de identidade e CIC do Procurador;

OBS: Levar cópia e original de todo os documentos ou cópia autenticada;

DIRETORIA DE INATIVOS E PENSIONISTAS DIP DOCUMENTOS:

Pensão Provisória

  • Termo de Compromisso (a cargo da DIP);

  • Cópia da Certidão de Óbito do ex-Militar;

  • Cópia da Certidão de Casamento;

  • Cópia da Certidão de Nascimento/ Casamentos dos Filhos;

  • Protocolo da RIO PREVIDÊNCIA;

  • Declaração do Dependente Habilitado;

  • Declaração de Pensão Alimentícia, (se foro caso);

  • Cópia do Contra Cheque do ex-Militar;

  • Cópia do CPF e RG do Requerente;

  • Cópia do comprovante de Conta Corrente do Requerente;

  • Quando o Requerente for a Mãe do ex-Militar, alem dos documentos de praxe, solicitar também a Declaração Negativa do INSS e Justificativa de dependência econômica do ex-Militar;

  • Formulário de termo de responsabilidade (Casada);

  • Procedimento administrativo de justificação (companheira).

Pensão Especial

  • Requerimento de Pensão Especial (Que deverá ser assinado por dois Oficiais da OPM do Policial Militar falecido);

  • Cópia da Certidão de Óbito do ex-Militar;

  • Cópia da Certidão de Casamento;

  • Cópia da Certidão de Nascimento/ Casamentos dos Filhos;

  • Cópia do Contra Cheque do ex-Militar;

  • Declaração de Dependentes Habilitados;

  • Declaração de Pensão Alimentícia, (se for o caso);

  • Averiguação do Ato de Serviço;

  • Certidão Resumo (Elaborado pela OPM do ex-Militar);

  • Cópia do CPF e RG da Requerente;

  • Cópia do comprovante de Conta Corrente da Requerente.

  • Formulário de termo de responsabilidade (Casada);

  • Procedimento administrativo de justificação (companheira).

13° Salário - PM Inativo Falecido

  • Cópia da Certidão de Óbito;

  • Cópia das Certidões (Casamento, Nascimento/ Casamento dos Filhos);

  • Cópia do Contra Cheque;

  • Abdicação (É uma declaração que os filhos assinam, abdicando o 13° salário para a mãe);

  • Cópia dos Documentos dos Abdicantes (CPF e RG);

  • Cópia do CPF e RG da Requerente;

  • Cópia do comprovante de Conta Corrente da Requerente.

FUSPOM

  • Pensão Provisória e Pensão Especial: Solicita o desconto no próprio Contra Cheque (cópia) e assina;

  • Pensionista do RIO PREVIDÊNCIA: Cópia do Contra Cheque e Requerimento;

  • Pensionista da União: Implantação obrigatória pelo Ministério da Fazenda. Quem desejar anular, Requerer junto a DIP.

Auxílio Funeral

Caso a OPM não tenha providenciado os custos do funeral:

  • Procurar a DIP, no prazo inferior a 30 (trinta) dias;

  • Trazer Certidão de óbito, Certidão de Casamento, Identidade, CPF e n° da C/C da viúva, Notas Fiscais das despesas e Contra-cheque do militar falecido.

DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – DAS

DOCUMENTOS:

Seguro de Acidente Pessoal Coletivo (Por Morte Acidental)

  • Oficio de encaminhamento do(s) beneficiário (s) à DAS;

  • Declaração do Cmt, Ch ou Dir de que segurado pertencia ao serviço ativo da PMERJ;

  • Formulário de indicação de beneficiário, assinado pelo segurado e atestado pelo Cmt, Ch ou Dir (se não houver, fazer oficio justificando e informando os herdeiros legais);

  • Boletim de atendimento Médico (BAM);

  • Cópia do Registro de Ocorrência da DP;

  • Solução e parecer do Procedimento Apuratório da OPM;

  • Cópia da Identidade da PMERJ (se não houver informar e justificar), contra cheque;

  • Certidão de óbito autenticado em cartório;

  • Cópia do Laudo Cadavérico;

  • Cônjuge beneficiário (a): Certidão de Casamento, Identidade, CPF e comprovante de residência;

  • Companheiro (a): Declaração de convívio Marital, Certidão de Nascimento, Identidade, CPF e comprovante de residência;

  • Pais beneficiários: Certidão de Nascimento do Segurado, Certidão de Casamento dos pais, Identidade, CPF e comprovante de residência:

  • Menor beneficiário (s): Termo Declaratório de Guarda, Certidão de Nascimento, Identidade e CPF;

  • Aviso de Sinistro preenchido na OPM e assinado pelo Cmt, Ch, Dir;

  • Em caso de Acidente de Trânsito, cópia da CNH, caso o segurado seja o condutor;

AUTONOMIA DE TÁXI (QUANDO DISPONÍVEL)

  • Oficio de encaminhamento do beneficiário à DAS;

  • Formulário de indicação de beneficiário, assinado pelo segurado e atestado pelo Cmt, Ch ou Dir (se não houver, fazer oficio justificando e informando os herdeiros legais);

  • Cópia do procedimento Apuratório (Parecer e Solução);

  • Cópia da Certidão de óbito autenticado em cartório;

  • Cópia Autenticada da Carteira de Identidade do candidato a permissão;

  • Cópia autenticada do CPF do candidato à permissão;

  • Cópia do comprovante de residência do candidato à permissão;

  • Cópia Autenticada da Carteira Nacional de Habilitação válida ou da permissão para dirigir, do candidato à permissão.

SERVIÇO DE PSICOLOGIA

O impacto da morte de um ente querido, POLICIAL MILITAR, mobiliza sentimentos que desencadeiam um forte desequilíbrio emocional em seus familiares.

No luto conjugal, esse esforço deve se somar á necessidade de continuar vivendo, de cuidar de filhos, lidar com sentimentos de falta, de saudade e responder às demandas práticas do cotidiano.

No caso das crianças, a maioria dos adultos, tem a ilusão de evitar que os pequenos sofram. Nessa tentativa de protegê-las costumam dificultar o entendimento e o processo de luto das crianças e deles próprios.

Para os pais, a perda de um filho policial militar é encarada como uma quebra do ciclo da vida, se sentem injustiçados e a elaboração do luto demanda cuidado e atenção. O luto propõe um conflito entre a busca de uma condição anterior e a necessidade de aprender a viver com a ausência daquela pessoa. Esse conflito não é de fácil solução e demanda grande esforço e energia para ser enfrentado.

Por isso se faz necessário o acompanhamento psicológico.

MENSAGEM

Apesar de ser uma certeza em nossa existência, não sabemos como lidar com a morte.

A perda de um ente querido é muito difícil para qualquer ser humano, ainda mais para a esposa, os filhos, os pais etc.

É neste momento que devemos demonstrar nossa fé em Deus e, em nome do seu filho, o nosso amado mestre e irmão Jesus, suplicar-lhe ajuda, para encontrarmos forças e prosseguirmos em nossas vidas com as nossas responsabilidades.

Neste momento difícil, conte com a sua Polícia Militar e com a ajuda do Grupo de Apoio à Família dos Policiais Militares Falecidos GAFPMF.

O GAFPMF OFERECE O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA   TODA  A   FAMÍLIA.   SÃO REALIZADOS ATENDIMENTOS  INDIVIDUAIS,  GRUPOTERAPIA  COM CRIANÇAS   E GRUPOTERAPIA  COM   FAMILIARES ADULTOS.

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BENEFÍCIOS DA CBPMERJ

Para atender às suas finalidades a CBPM (Presidida pelo Cap Ref Joaquim Arantes) administra, hoje, 03(três) planos de benefícios de acordo com o regulamento da CBPM, aprovado pelo Decreto nº. 5.192, de 18 de janeiro de 1992 e alterações subseqüentes:

- Portaria nº. 0107/PMERJ de 25 de fevereiro de 1987
- Portaria nº. 0164/PMERJ de 31 de agosto de 1994 e
- Portaria nº. 0185/PMERJ de 27 de março de 1998.:

PLANO CB MENSALIDADE
NESSE PLANO ESTÃO INCLUÍDOS:

- PECÚLIO CBPM
- AUXÍLIO INATIVIDADE
- AUXÍLIO POR MORTE DO CÔNJUGE (COMPANHEIRA)

PLANO CAIXA DE PECÚLIO
NESSE PLANO ESTÃO INCLUÍDOS:

- PECÚLIO POR MORTE DE PM
- PECÚLIO POR MORTE DO CÔNJUGE

PLANO SUPLEMENTAR DE BENEFÍCIOS
NESSE PLANO ESTÃO INCLUÍDOS:

- AUXÍLIO PRISÃO
- AUXÍLIO INVALIDEZ
- AUXÍLIO TEMPORÁRIO A FAMÍLIA
- AUXÍLIO EXCLUSÃO, DEMISSÃO OU LICENCIAMENTO
- AUXÍLIO POR MORTE DO CÔNJUGE (COMPANHEIRA)

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Espaço Democrático

RONALDO MIGUEL RIBEIRO <miguelitoterreirao@hotmail.com>

MUITOS POLICIAIS JÁ ESTÃO SENDO EXPLORADOS NESSE MÊS DE JANEIRO, EXISTEM COMPANHEIROS QUE JÁ FORAM ESCALADOS PARA SERVIÇO EXTRA NO CAMPEONATO CARIOCA(SEJA MARACANÃ OU ENGENHÃO E ETC.), ONDE FUTURA MENTE SERÃO ESCALADOS NOS CARNAVAIS E SERVIÇOS EXTRAS FUTUROS,E O QUE É PIOR, "DE GRAÇA" SENDO CONSIDERADOS A MÃO DE OBRA BARATA(ISSO JÁ ACONTECIA NO BRASIL COLÔNIA, ONDE O REGIME DE TRABALHO ERA TOTALMENTE ESCRAVAGISTA. ONDE ESSE ESCRAVATURA ESTA MANIFESTADA EM FATOS LAMENTÁVEIS COMO ESSE CITADO ANTERIORMENTE) ONDE JÁ ESTÁ FORA DE CONTROLE QUERER UTILIZAR O REGULAMENTO PARA OBRIGAR NÃO UM POLICIAL, MAS UM PAI DE FAMÍLIA QUE‏ NECESSITA DE SUA PRECIOSA FOLGA COM SEU FILHO OU SUA ESPOSA,ONDE NOS PARECE DE QUE QUEM NOS ESCALA NÃO PARECEM TER FILHOS OU NÃO POSSUEM ESPOSAS OU FAMÍLIAS E NÃO PARECEM UTILIZAR ESSA FOLGA COMO VÁLVULA DE ESCAPE CONTRA "O PICO DOS ESTRESSE" QUE ENVOLVE ESSE TÃO SOFRIDO POLICIAL,ISSO VALE PARA QUEM É ESCALADO OU AQUELE QUE ESCALA. OLHA, JÁ VIRAMOS O MILÊNIO,ULTRAPASSAMOS O SÉCULO VINTE E NÃO ESTAMOS MAIS NO BRASIL COLÔNIA, ESTAMOS NO SÉCULO VINTE E UM. ATÉ AGORA TANTO AQUELE QUE É SUBORDINADO,QUANTO AQUELE QUE COMANDA, SEJA DE QUALQUER SESSÃO, FICA DANDO "NÓ EM PINGO DE ÉTER", ISTO É, PARA A CORDA NÃO ARREBENTAR PARA O LADO DAQUELE QUE COMANDA, A CORDA SEMPRE ARREBENTA PARA O LADO DA MAIORIA DESFAVORECIDA QUE É A TROPA, ONDE ACABA SENDO SUPER SOBRECARREGADO, TANTO FISICAMENTE QUANTO PSICOLÓGICA MENTE, RESULTANDO NUM POLICIAL ESTRESSADO AO EXTREMO. VAMOS MUDAR ESSA HISTÓRIA, VAMOS NOS FAZER RESPEITAR, PRINCIPALMENTE OS NOSSOS DIREITOS, TANTO DO OFICIAL QUANTO DA TROPA. TEMOS QUE MOSTRAR PARA O MUNDO OS NOSSOS DIREITOS, VAMOS MOSTRÁ-LO QUE SOMOS IGUAL PERANTE À TODOS. SE NÓS POLICIAIS ALÉM DE SERMOS RELAÇÕES PÚBLICAS E POLICIAIS, TEMOS QUE NOS DARMOS PARA COM TODOS, SEJAM ÍNDIOS,NEGROS,TURISTAS E HOMOSSEXUAIS, QUE SÃO DIFERENTES NA COR,NA NAÇÃO E OPÇÃO SEXUAL, PORQUE NÓS, LOGO NÓS, TEMOS QUE SER TRATADOS TÃO DIFERENTES. BASEADO JUSTAMENTE NESSA IGUALDADE, QUE TEMOS QUE PROCLAMAR E REIVINDICAR ESSA IGUALDADE, SIMILAR DAQUELE CIDADÃO QUE SERVIMOS E PROTEGEMOS QUE SÃO TODOS OS TRABALHADORES QUE APÓS ULTRAPASSAR SUA JORNADA DE TRABALHO, MESMO CANSADO, ELE É COMPLETAMENTE RECONHECIDO E REMUNERADO, ONDE RECEBE A DIFERENÇA PELAS HORAS TRABALHADAS. POR ISSO TEMOS TAMBÉM ESSE MESMO DIREITO ,AINDA MAIS NESSE GOVERNO QUE PREGA QUE O SEU PAÍS" É UM PAÍS DE TODOS", VAMOS EXIGIR JUSTIÇA NA IGUALDADE, PORQUE TEMOS SEDE DELA, VAMOS EXIGIR O "SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO REMUNERADO", VAMOS APROVEITAR À PREOCUPAÇÃO QUE OS PARLAMENTARES ESTÃO COM O MATERIAL HUMANO DA SEGURANÇA PÚBLICA, ONDE QUANDO ESSE É ESCALADO DURANTE SUA FOLGA PARA TRABALHAR "DE GRAÇA",E O QUE É PIOR CORRENDO RISCO DE MORTE, NÃO VÊ NEM A COR DO DINHEIRO.POR ISSO EU PROCLAMO AOS COMPANHEIROS CARIOCAS A MAIS UMA PEC, QUE É "A PEC DO SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO REMUNERADO". VAMOS ACESSAR O SITE DA ALERJ NO ÍCONE (http://www.alerj.rj.gov.br/deputados5.htm) E PEDIR A CADA PARLAMENTAR A REMUNERAÇÃO DO SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO, GENTE, QUALQUER VIGILANTE QUE TRABALHA EM SEGURANÇA PATRIMONIAL TEM DIREITO A REMUNERAÇÃO EXTRAORDINÁRIA, ENQUANTO QUE NÓS POLICIAIS DEFENDEMOS OS DOIS MAIORES PATRIMÔNIOS QUE É AS NOSSAS VIDAS E DESSES CIDADÃOS QUE TEM ESSE DIREITO, QUE É UM DIREITO DE CIDADANIA, SERÁ QUE NÃO SOMOS CIDADÃOS? POR ISSO EU PROCLAMA E IMPLORO POR FAVOR VAMOS ACESSAR O SITE DA ALERJ, QUANDO ACESSARMOS O SITE DA ALERJ, VAMOS CLICAR EM DEPUTADOS E LOGO APÓS EM LINHA DIRETA COM OS DEPUTADOS, LÁ VOCÊ ENCONTRARÁ UM ESPAÇO PARA O SEU NOME, E-MAIL E LOGO APÓS OUTRO ESPAÇO COM ESCOLHA O DEPUTADOS, MAS ANTES FAÇA SUA REIVINDICAÇÃO AO SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO REMUNERADO NUM ESPAÇO APÓS(ESCOLHA O DEPUTADO) E DIGITE SUA MENSAGEM, E AÍ SIM ENVIE ELA SELECIONANDO DEPUTADO POR DEPUTADO E LOGO APÓS EM ENVIAR ATÉ CHEGAR AO SEPTUAGÉSIMO DEPUTADO, AÍ SIM TODOS ELES VÃO RECEBER SUA MENSAGEM, SERÁ QUE ENTRE ESSES 70 DEPUTADOS NÃO TERÁ UM QUE VESTIRÁ ESSA CAMISA OU TEREMOS OS SETENTAS VESTINDO ESSA CAMISA DO "SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO REMUNERADO"?

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Espaço Democrático

jcgarces@pop.com.br
Será que alguém pode me dizer porque quando se trata de defender as praças da PM os oficiais são tão COVARDES.
(((Eles são só machão quando é para prender os praças)))
Já morreu só nesses últimos dias vários policiais militares , sem que se tenha feito nada.
Os assassinos dos policiais civis já estão presos e os dos PMs.
Acorda Cmt Geral!
José Carlos Martins Garcês Filho

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Bol da PM nº. 011 - 18 Jan 10 - Fl. 8
DGEI - RCECS - CURSO BÁSICO DE POLICIAMENTO MONTADO I / 2010 (CBPMont I/2010) - INSTRUÇÕES REGULADORAS
O Comandante Geral no uso de suas atribuições legais e atendendo a proposta do Diretor Geral de Ensino e Instrução, TORNA PÚBLICO as Instruções Reguladoras para o curso em epígrafe:
1. DO CURSO
a. Local de funcionamento: Regimento de Polícia Montada CEL Enyr Cony dos Santos ( RPMont/CECS);
b. Inscrições: 19 a 25 de janeiro de 2010;
c. Apresentação: 05 de março de 2010;
d. Início: 08 de março de 2010;
e. Término: 28 de maio de 2010;
f. Regime do Curso: Expediente escolar;
g. Duração: 12 (doze) semanas; e
h. Vagas: 60 (sessenta) vagas para Oficiais, Praças Especiais e Praças da PMERJ e 06 (seis) vagas, para o COTER.
2. CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:
a. Ser Policial Militar da ativa;
b. Estar no desempenho da função policial militar;
c. Estar no mínimo no comportamento “BOM”;
d. Não estar aguardando transferência para a reserva;
e. Estar na condição de “APTO , APTO COM RESTRIÇÃO ou IFP” desde que não haja impedimento para prática equestre;
f. Não estar agregado na forma do Estatuto dos Policiais Militares;
g. Não estar freqüentando curso ou estágio de natureza policial ou militar de interesse da Corporação;
h. Ter conceito favorável do seu Comandante.
i. Comprometer-se a servir no RPMont/CECS após o curso, caso haja interesse da Administração.
3. DOS REQUERIMENTOS DE INSCRIÇÃO:
a. A inscrição do candidato far-se-á mediante requerimento do interessado ao Comandante de sua Unidade;
b. Os requerimentos deverão ser encaminhados à DGEI, até às 16:00h do dia 26 de janeiro de 2010.
4. DOS EXAMES SELETIVOS:
Os candidatos serão submetidos aos exames seletivos abaixo descritos, sendo todos eles de caráter eliminatório:
a. Inspeção de Saúde: De caráter Eliminatório a ser realizado na UBS – RCECS, nos dias 02 e 03 FEV/2010;
b. Teste de Habilidade Específica (THE) – De caráter Eliminatório: Serão submetidos os candidatos julgados aptos na Inspeção de Saúde, da seguinte forma:
DIA PROVA LOCAL:
* 22 FEV /2010, às 10:00h, na pista de saltos do RPMont/CECS;
PROVA:
* As avaliações serão feitas pela Comissão do Teste de Habilidade Específica, que emitirá conceitos MB, B, R e I. Aqueles que obtiverem conceito I (insuficiente) serão REPROVADOS e os demais APROVADOS.
* Serão avaliados a aptidão e o destemor do candidato no contato com solípedes;
* Condução de cavalo à mão;
* Montar e apear; e
* Desenvoltura nas andaduras “passo” e “trote”.
UNIFORME:
* 5º uniforme do RUPMERJ, ou uniforme próprio de instrução de cavalaria para os que dispuserem.
c. Exame Físico: Será observado o contido na Reformulação da Diretriz para Aplicação do Plano de Avaliação e Condicionamento Físico (D-5), pública em Bol Ost PM nº 060, de 30 de setembro de 2009.

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Bol da PM n.º 011 - 18 Jan 10 – Fl. 34

DECRETO Nº 42.243 DE 15 DE JANEIRO DE 2010

ALTERA O DECRETO Nº 41.931, DE 25 DE JUNHO DE 2009, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, tendo em vista o que consta na CI/SSPIO/SESEG/0005/11/2010,

CONSIDERANDO:

- a necessidade de ajustes no sistema de definição e gerenciamento de metas para os indicadores estratégicos de criminalidade do Estado, no que tange à periodicidade de sua avaliação, de forma a aperfeiçoá-lo e motivar os profissionais que serão avaliados.

DECRETA:

Art. 1º - O § 1º e os incisos I e II do § 2º, ambos do art. 4º do Decreto nº. 41.931, de 25 de junho de 2009 passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art.4º - ...

§ 1º - Ao final de cada ciclo, de 6 (seis) meses, serão definidas as metas gerais e específicas para o ciclo subsequente.

§ 2º - ...

I - a série histórica do indicador nos 4 (quatro) últimos ciclos correspondentes;

II - a tendência prevista do indicador para o ciclo seguinte ...”.

Art. 2º - Os §§ 1º, 2º, 5º e 7º todos do art. 6º do Decreto nº 41.931, de 25 de junho de 2009 passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 6º - ...

§ 1º...

III - premiação por produtividade aos servidores lotados e em efetivo exercício nas atividades administrativas da Região Integrada de Segurança Pública - RISP e em unidades integrantes da Polícia Civil e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vinculadas às Áreas Integradas de Segurança Pública - AISP's que atingirem as metas semestrais fixadas nos termos deste Decreto, excetuando os já contemplados nos incisos I e II deste parágrafo;

§ 2º - Farão jus à premiação de produtividade e inovação instituída neste artigo os servidores que se enquadrarem nos requisitos fixados nos artigos anteriores e que tenham permanecido em exercício por mais de 3 (três) meses durante o período de atingimento da meta ou da execução da iniciativa na RISP, AISP ou Unidade Especial ou Especializada agraciadas com o referido prêmio.

...

§ 5º - As premiações previstas neste artigo serão pagas em parcela única, a cada 06 (seis) meses e não cumulativamente.

...

§ 7º - Será realizada ao final de cada ciclo solenidade de premiação e concessão dos prêmios aos servidores alcançados pelas disposições deste artigo.”.

Art. 3º - O art. 7º do Decreto nº 41.931, de 25 de junho de 2009, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 7º - Será assinado ao final de cada ciclo, em conjunto, pelo Governador do Estado, Secretário de Estado de Segurança, Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Chefe da Polícia Civil, Comandante Geral da PMERJ e Diretor Presidente do ISP, Contrato de Gestão que contemplará a assunção de compromisso de cumprimento das metas e de concordância com os critérios e valores de premiação”.

Art. 4º- O item 1 do Anexo do Decreto nº 41.931, de 25 de junho de 2009, passa a vigorar com a seguinte redação:

“1 - DA PERIODICIDADE

A premiação individual dos integrantes da Polícia Civil e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro ocorrerá ao final de cada ciclo, obedecidos os critérios estipulados na presente regulamentação”.

Art. 5º- Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2010

SÉRGIO CABRAL

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Bol da PM nº. 011 - 18 Jan 10 - Fl. 39
COLÔNIA DE FÉRIAS DO 5º BPM – DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO – OFERECIMENTO DE VAGAS PARA PPMM E DEPENDENTES DE OUTRAS OPM
O Comandante Geral, atendendo solicitação do Comandante do Primeiro Comando de Policiamento de Área, autoriza a divulgação da programação da Colônia de Férias do 5º BPM.
Locais de visitação:
01 Fev – Locais: Museu Aeroespacial (Realengo) e Spash Park (Santa Cruz);
02 Fev – Museu da PMERJ e Navio e Submarino Museu do Distrito Naval (Centro-RJ);
03 Fev – Museu de Petrópolis;
04 Fev – Zoológico (São Cristóvão) e Fábrica da Coca-Cola (Jacarepaguá); e,
05 Fev – GAM (Niterói) e BPFMA (São Gonçalo).
São oferecidas 45 vagas para PPMM e dependentes do 5º BPM e mais 45 vagas para as demais OPM.
Os PPMM, que não puderem participar da confraternização com seus dependentes deverão indicar um responsável que irá representá-lo no passeio.
Visando proporcionar uma melhor oportunidade para que todos participem de pelo menos uma das atividades previstas, nos casos em que o PM e seus dependentes já tiverem participado de um passeio, cederão a vez para os que ainda não o foram. A listagem do passeio sairá até às 22:00h do dia anterior.
Os interessados deverão remeter a Ficha de Cadastramento (modelo abaixo discriminado) para a P/5 do 5º BPM, ou via fax (2332-5639) ou, para outras dúvidas sobre os passeios, entrar em contato com o Maj Jomar, Subcmt (8596-7583).

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Neste 18º ciclo da Rede EAD, serão oferecidos seis novos cursos: Papiloscopia 2, Identificação Veicular 2, Fiscalização de Excesso de Peso, Mediação de Conflitos 2, Espanhol 1 e Cartéis. Os cursos de 40 horas serão realizados entre 25 de fevereiro e 31 de março. Os de 60 horas vão até 14 de abril.

Descrição dos Cursos

01. Análise Criminal - AC (60 horas)

02. Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial – AJAP (60 horas)

03. Atuação Policial frente aos Grupos Vulneráveis - APGV (60 horas)

04. Busca e Apreensão – BEA (60 horas)

05. Capacitação em Educação Para o Trânsito – CEPT (40 horas)

06. Cartéis - CART (60 horas)

07.  Combate à Lavagem de Dinheiro – CLD (60 horas)

08. Convênios - CONV (60 horas)

09. Crimes Ambientais - CRA (60 horas)

10. Democracia Participativa - DP (60 horas)

11. Direitos Humanos – DH (40 horas)

12 - Elaboração de Materiais para Educação a Distância - EMEAD (60 horas)

13. Emergentista Pré-Hospitalar - EPH (60 horas)

14. Emergentista Pré-Hospitalar 2 - EPH2 (60 horas)

15. Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – EESCA (40 horas)

16. Espanhol 1 - ESP1 (60 horas)

17. Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial - FDHAP (60 horas)

18. Fiscalização de Excesso de Peso - FEP (40 horas)

19. Fiscalização Interestadual de Transportes de Passageiro - FITP (60 horas)

20. Formação de Formadores (60 horas)

21. Gerenciamento de Crise - GDC (60 horas)

22. Gestão de Projetos - GP (60 horas)

23. Identificação Veicular 1 - IDV1 (60 horas)

24. Identificação Veicular 2 - IDV2 (60 horas)

25. Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública - IIDH (60 horas)

26. Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos - IEPP (60 horas)

27. Investigação Criminal 1 - IC1 (60 horas)

28. Investigação Criminal 2 - IC2 (60 horas)

29 - Licitações e Contratos Administrativos - LCA (60 horas)

30. Mediação de Conflitos 1 - MC1 (60 horas)

31. Mediação de Conflitos 2 - MC2 (60 horas)

32. Papiloscopia 1 – PAP1 (60 horas)

33. Papiloscopia 2 – PAP2 (60 horas)

34. Planejamento Estratégico - PES (60 horas)

35. Planejamento Orientado por Problemas (Sara Model) - POP (60 horas)

36. Polícia Comunitária - PCO (60 horas)

37. Português Instrumental - PTI (60 horas)

38. Preservação de Local de Crime VA – PLCVA (60 horas)

39. Psicologia das Emergências - PDE (60 horas)

40. Redação Técnica - RDT (60 horas)

41. Representação Facial Humana 1 - RFH1 (60 horas)

42. Representação Facial Humana 2 - RFH2 (60 horas)

43. Resolução de Conflitos Agrários - RCA (60 horas)

44. Saúde ou doença: em qual lado você está? VA – SODVA (40 horas)

45. Segurança Pública sem Homofobia - SPSH (60 horas)

46. Sistema de Comando de Incidentes - SCI (60 horas)

47 - Sistema e Gestão em Segurança Pública - SGSP (60 horas)

48. Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial - TNL (60 horas)

49. Termo Circunstanciado - TC (60 horas)

50. Tópicos em Psicologia Relacionados à Segurança Pública - TEP (60 horas)

51. Tráfico de Seres Humanos VA– TSHVA (60 horas)

52. Uso das Informações na Gestão das Ações de Segurança Pública – UIG (60 horas)

53. Uso Progressivo da Força VA – UPFVA (60 horas)

54. Violência, Criminalidade e Prevenção VA – VCPVA (40 horas)

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Bol da PM nº. 012 - 19 Jan 2010 - Fl. 16
POLICIAIS MILITARES POSSUIDORES DE CURSOS COM CÃES – LEVANTAMENTO
Este Chefe do EMG Op determina aos Comandantes, Chefes e Diretores de todas as Unidades da Corporação que remetam ao EMG – PM/1, até 261500Jan10, relação nominal dos policiais militares (Oficiais e Praças) de suas Unidades, que possuam os seguintes cursos: Curso de Adestradores de Cães para Emprego Policial (CACEP), Curso de Condutores de Cães para Emprego Policial (CCCEP) e Curso de Condutores de Cães Farejadores de Armas e Drogas (CCCFAD), conforme quadro abaixo.
A referida relação deverá ser enviada via correio eletrônico (e-mail): pm1@policiamilitar.rj.gov.br
A OPM que não possuir policial militar nestas condições, deverá igualmente informar tal situação.
OPM GH RG NOME COMPLETO

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João Alberto <jalbertom@bol.com.br>
Calor obriga Bope a trocar de roupa
Thiago Feres, Jornal do Brasil
RIO - A tropa de elite da Polícia Militar do Rio vai trocar de roupa em 2011. No lugar do preto, os caveiras, como são conhecido os policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), vão usar fardas beges, assim como os soldados americanos em missão no Iraque e a Guarda Municipal carioca.
A mudança se deve basicamente ao calor enfrentado pelos policiais durante as operações realizadas no verão.
– O BOPE vai ganhar fardas beges camufladas para ações em favelas, como as dos soldados americanos no Iraque. Estamos tentando reduzir o forte calor que eles sentem dentro das fardas pretas – explica o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
No último dia 12, durante uma operação do BOPE na favela Buraco do Boi, em Niterói, na região metropolitana, os termômetros marcavam 38ºC e um policial reclamou que a sensação térmica dentro da roupa ultrapassava os 50ºC. Além do sol, o peso é outro adversário para os agentes, já que eles carregam aproximadamente 22 quilos em equipamentos – armas, fardas, colete à prova de balas e botas.
Apesar da necessidade das mudanças, o próprio Beltrame diz que não vê com bons olhos o abandono da tradicional roupa preta.
– Perde um pouco da identidade, mas não estamos aposentando o uniforme preto. Ele será utilizado sempre que o sol não estiver muito forte. É uma espécie de uniforme de gala – conta.
A notícia foi bem recebida pelos policiais.

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“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado”.
RUY BARBOSA

“Aqueles que dizem que algo não pode ser feito deveriam sair do caminho daqueles que estão fazendo”.
JOEL BARKER

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
"A Lei não pode fazer com que uma pessoa me ame, mas pode fazer com que ela não me elimine."
MARTIN LUTHER KING

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Um comentário:

  1. sobre o curso de formação de instrutores de defesa pessoal e uso progressivo da força.sou guarda civil de cotia sp.instrutor de defesa pessoal e faixa preta 3 dan de kickboxing.existe possibilidade de realizar o curso?tem como me enviar material sobre o curso?TKS

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