Decreto nº. 42.239, de 14 de janeiro de 2010 - Dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, estabelece normas para execução orçamentária do poder executivo para o exercício de 2010
Lei nº. 5.632, de 04 de janeiro de 2010 - Estima a Receita e Fixa a Despesa do Estado do Rio de Janeiro para o Exercício Financeiro de 2010
Lei nº. 5.645, de 06 de janeiro de 2010 - Consolida a legislação relativa às datas comemorativas no Estado do Rio de Janeiro
Comissão de Vistorias em Estádios de Futebol - Bol PM nº. 008 - 13 Jan 2010
-------------------------------------------------------------------
Bol da PM nº. 010 - 15 Jan 2010 – Fl. 36
TRANSCRIÇÃO DE DOERJ N°. 010 DE 15 JAN 2010
Estado inaugura sexta UPP e anuncia outras para 2010
• Tão logo inaugurou a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos, em Copacabana, a sexta do programa da Secretaria de Segurança, o governador Sérgio Cabral disse ontem que este ano será decisivo para a consolidação e ampliação do esquema de pacificação de comunidades dominadas por criminosos. Ele informou que, até o fim do ano, mais unidades serão inauguradas, inclusive na Zona Norte da cidade.
No dia 19 de abril, serão formados 1,3 mil policiais militares que estão fazendo o curso de policiamento comunitário na Academia de Formação de Praças, em Sulacap, e, neste mês, começaram fazer o curso mais dois mil aprovados no último concurso com formatura prevista para julho.
– Logo após o Carnaval, reiniciaremos o processo de ocupação de comunidades com a chamada tropa de elite e depois de 19 de abril começaremos a implantar as UPPs. E daí para frente não para mais o ano inteiro. O plano é chegar ao fim de 2010 com mais de 300 mil pessoas beneficiadas com este novo sistema de segurança pública – garantiu Cabral.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse que as comunidades da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos contam com mais de três mil moradores. Somando estes moradores aos das cinco primeiras UPPs, mais de 110 mil moradores foram libertados do domínio do tráfico de drogas em pouco mais de um ano do projeto. Já foram inauguradas unidades nas comunidades de Santa Marta (Botafogo), Cidade de Deus (Jacarepaguá), Jardim Batan (Realengo), Babilônia e Chapéu Mangueira (Leme) e Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (Copacabana e Ipanema).
A nova UPP contará com 120 policiais, que se revezarão em turnos, além de mais 20 policiais experientes, sob o comando da capitã Rosana Alves, de 30 anos. No início, a parte administrativa da UPP será feita em conteineres, no alto do morro, e o alojamento dos policiais será no 19º Batalhão de Polícia Militar de Copacabana.
– Já temos um terreno escolhido e estamos agora levantando a propriedade dele. Se for do estado ou da prefeitura, a construção da sede da UPP será mais rápida. Se for particular, o governo do estado irá negociar primeiro a compra do terreno e depois a gente constrói a sede – informou Beltrame.
As duas comunidades hoje respiram um ar de total liberdade e paz, como não se via há décadas.
O governador, inclusive, contou um episódio, durante a cerimônia de inauguração, que bem ilustra a nova realidade. Tão logo chegara na última quarta-feira de Brasília, por volta das 22h30, recebeu uma ligação do secretário de Segurança avisando que a comunidade da Ladeira dos Tabajaras estava às escuras por culpa do estouro de um transformador e os técnicos da Light estavam com medo de subir para consertar.
– Imediatamente, liguei para o presidente da Light, José Luiz Alquéres, e pedi que uma equipe técnica da empresa subisse o morro e consertasse o defeito. Disse: presidente, não tem mais desculpas.
Pode subir. A equipe subiu, consertou o transformador, restabeleceu a luz na comunidade e foi embora com segurança. Então, é isso. Acabou a desculpa de prestadores de serviço público não subirem, porque o poder paralelo não existe mais aqui – completou Cabral.
Maracanã terá novidades no Campeonato Carioca
• Às vésperas de começar o Campeonato Carioca de 2010, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer anunciou ontem novas medidas que serão adotadas dentro e no entorno do estádio do Maracanã, além de uma campanha prevista para esta temporada. O objetivo é que algumas das mudanças que serão implementadas para a Copa de 2014 já possam ser sentidas pelos torcedores que frequentarão o estádio neste fim de semana.
A campanha “Maracanã, 60 anos de história para contar. Um ano de Copa do Mundo para viver” pretende mostrar, antes do fechamento do estádio para as obras em setembro, maior organização, com uma entrada para cada setor, divididos em A e B, já familiarizando o torcedor para a Copa.
A segurança também será reforçada, além do conforto, que também deve melhorar.
– O que a gente está apresentando é o que diz respeito à segurança pública principalmente, que a gente tenha certeza de que não haverá episódios graves registrados dentro ou no entorno do estádio.
O que estamos querendo este ano é agir com calendário avançado, para prevenção. Seja o jogo de grande volume de torcida ou pouca, para criar a cultura no torcedor. Trazer o hábito de que ele terá que obedecer as regras, e o resultado positivo virá diretamente para ele no final – disse a secretaria Márcia Lins. – Nossa intenção é modernizar e garantir a segurança dos torcedores, e não transformar o Maracanã numa fortaleza – completou.
A segurança contará com um contingente de 200 policiais militares do 6º Batalhão de Polícia Militar (Tijuca), além de 160 homens do Gepe, responsável pelo policiamento em estádios. O trânsito será monitorado por 15 agentes da CET-Rio e 32 guardas municipais. Doze reboques farão o trabalho de recolhimento de veículos estacionados em locais proibidos, como nas tuas do entorno do Maracanã (Radial Oeste, Professor Eurico Rabelo, Professor Manuel de Abreu, etc). A Secretaria de
Ordem Pública sugere estacionamentos próximos, como o da Uerj e do Teleporto.
– É importante ressaltar que a operação de proibição do estacionamento será mantida no entorno do Maracanã, mas a gente colocou algumas opções, como o transporte público. Durante os jogos, as pessoas circulam como se não houvesse nada, o que é excelente. A gente vai manter o planejamento de 2009, acertando outros detalhes – afirmou o coordenador da CET-Rio, Joaquim Diniz.
A Secretaria de Ordem Pública vai realizar operações três horas antes e duas horas após as partidas. Nas decisões, o horário de início será antecipado em uma hora. As ações contarão com comboios fixos e móveis. No ano passado, a secretaria rebocou no entorno do Maracanã 2.118 veículos, multou 8.981 e prendeu 449 pessoas.
Entre as novidades da modernização do estádio, está a publicação de uma resolução conjunta criando uma comissão de fiscalização e controle de eventos no Maracanã, que terá representantes de diversas secretarias, com o objetivo de resguardar a segurança dos torcedores.
-------------------------------------------------------------------
Bol da PM nº. 010 - 15 Jan 2010 – Fl. 7
MOVIMENTAÇÃO DE OFICIAIS SUPERIORES
O Cmt Geral, no uso de suas atribuições, resolve:
TORNAR INSUBSISTENTE
- A publicação contida no Bol PM de 14 Jan 2010, que tratou da transferência do
Maj PM (RG 60.938) ARISTEU DE GOES LOPES, do 3º BPM para o 7º BPM.
OPM DE DESTINO/POSTO–RG-NOME/OPM DE ORIGEM
TRANSFERIR, de acordo com o Art. 12 do R-16:
DGEI Ten Cel PM 53.522 ARI JORGE ALVES DOS SANTOS CIntPM
25º BPM Ten Cel PM 34.685 HELIO VIDAL MARTINS JUNIOR 6º CPA
6º CPA Ten Cel PM 46.708 ANTÔNIO CARLOS SABINO 8º BPM
DGEI Maj PM 58.792 WANDERSON BRAGA DE MEDEIROS CIntPM
DGEI Maj PM 50.955 WILSON GONÇALVES NUNES JUNIOR DGP
12º BPM Maj PM 60.923 JULIO CESAR DA SILVA CASTRO CIntPM
13º BPM Maj PM 60.938 ARISTEU DE GOES LOPES 3º BPM
2º BPM Maj PM 52.806 ALIPIO DE ALMEIDA BONFIM HCPM
21º BPM Maj PM 55.580 EDILSON MARANHÃO PESSANHA 7º BPM
21º BPM Maj PM 57.353 MARCELO DA CUNHA PINTO 18º BPM
21º BPM Maj PM 57.367 JEFERSON LOURENÇO BARTALO 18º BPM
HCPM Maj PM 56.109 LUCIANO DE VASCONCELOS 2º BPM
8º BPM Maj PM 55.566 SIMONE DE SÁ OSÓRIO 6º CPA
ESPM Maj PM 53.552 MARCO AURÉLIO PIRES LOUZADA 7º BPM
-------------------------------------------------------------------
Bol da PM nº. 010 - 15 Jan 2010 - Fl. 46
REUNIÃO DOS TUTORES DA PMERJ PARA OS CURSOS DA REDE EAD/SENASP/MJ – CONVOCAÇÃO - PUBLICAÇÃO
Tendo em vista o contido no Ofício n°. 12/0002/SSEPP/SESEG, datado de 14 de janeiro de 2010, este Comando convoca todos os tutores inscritos para os cursos da Rede EAD/SENASP/MJ, conforme relação abaixo, para reunião no dia 21 de janeiro de 2010, às 14:00h, no auditório da Secretaria de Estado de Segurança, tendo em pauta assuntos pertinentes ao 18° Ciclo da Rede, com início das inscrições agendado para o dia 26 de janeiro de 2010
-------------------------------------------------------------------
Caixa Beneficente da Polícia Militar - http://www.cbpmerj.com.br/ já tem um novo Presidente: Joaquim Arantes (Cap Ref), o qual foi eleito em pleito realizado no dia 15/01/2010 para o período 2010/2013.
Parabéns! Boa sorte nos trabalhos! Auditoria já!!!
-------------------------------------------------------------------
http://upprj.com/wp/ è "O conceito de polícia de proximidade traz intervenção social e interação com os jovens antes da repressão." - Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB
-------------------------------------------------------------------
Henrique Carlos <henriquecarlos45@gmail.com>
PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL Nº. 300 A/2008.
ALTERA O § 9º, ARTIGO 144 DA C.F. (REMUNERAÇÃO DE MILITARES ESTADUAIS).
SERÁ VOTADA NA CÂMARA FEDERAL EM FEVEREIRO DE 2010 EM 2 TURNOS.
DATA DA PALESTRA - 21/01/2010 (5ª FEIRA) ÀS 15 HORAS.
LOCAL DA PALESTRA - AUDITÓRIO DA ASSINAP NO CENTRO - RIO DE JANEIRO.
AV. PRES. VARGAS Nº. 1733 - TÉRREO (EM FRENTE A CENTRAL DO BRASIL).
TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS:
* ANDAMENTO ATUAL DA PEC 300
* COMO PODEMOS AJUDAR A PEC 300
* DÚVIDAS E SUGESTÕES SOBRE A PEC 300
* MARCHA CÍVICA NA RIO BRANCO EM 25 JAN 2010
* CARAVANA RUMO AO CONGRESSO NACIONAL EM FEV
CONVIDADOS è TODA A SOCIEDADE DE BEM QUE SERÁ BENEFICIADA ENTÃO.
VENHA MANTER-SE INFORMADO E DIVULGUE PROS SEUS CONTATOS NA NET.
DEMOCRACIA è INFORMAÇÃO è PARTICIPAÇÃO è CONQUISTA!!!
FAÇA A SUA PARTE E ORGULHA-TE DISTO.
COMISSÃO DO MOVIMENTO DE APOIO A PEC 300/RJ
-------------------------------------------------------------------
Paulo Ricardo Paúl <celprpaul@yahoo.com.br>
Inconstitucionalidade da lei 4.024/2002
Cel Detoni
Hoje, tomei conhecimento pelo nosso avaliador de TTP, Cel Ary Lage, que na data de 11/01/2010, foi julgado inconstitucional o art. 2º da lei nº. 4.024/2002 pelo juizado especial. Estamos no aguardo da publicação do Acórdão.
Cel Muzi
Aos demais companheiros:
No meu caso, com relação a minha não transferência para inatividade como Reformado, também que atinge a centenas de companheiros prejudicados ilegalmente, o Presidente do Tribunal de Justiça, em principio, acatou a formalização da representação criminal que fizemos contra os nossos últimos governadores do Estado (Cabral, garotinho e rosinha), seus procuradores de Estado (chefes) e os chefes do Gab. Civil dos Governos, mais a Sra. Beth Amaral (mentora desse escalabro) e remeteu para a "opinio delicti" da Procuradoria Geral da Justiça, como de fato deve ocorrer.
Se o Procurador Geral de Justiça se convencer da existência de crime, o que deve ocorrer, já que a meu ver é fato material provado pela recusa ilegal dos governos em cumprir a lei federal (estatuto da PM em face de resolução da PGE), todos eles ver-se-ão processados criminalmente e os nossos problemas de passagem para a inatividade por reforma acabam, quando for o caso de adequação à lei, ainda que aquela resolução imoral e discriminatória (nº. 004 PGE) continue vigente. Ver-se-ão obrigados a cumprir a lei estatutária da PMERJ.
Neste caso, como é esperado, havendo a denuncia pelo MP Geral todos os Oficiais prejudicados, são centenas que foram para R.R. mesmo com parecer de reforma, pelos governos (atual e passado) deveriam representar criminalmente no mesmo caminho.
As penas são cumulativas e aceito uma denuncia as demais são evidentes de aceitação já que pelo mesmo motivo em face das mesmas pessoas.
Os oficiais prejudicados devem ingressar administrativamente, também, com pedido de revisão de sua condição de inatividade requerendo,inclusive, os valores atrasados (as diferenças entre R.R. e ref.) desde a época da concessão da ata de inspeção de saúde.
Será uma grande vitória dos Oficiais e praças PM injustiçados por essa protelação ilegal em viabilizar a reforma e um grande castigo para todos eles que certamente terão dificuldades em suas futuras candidaturas, já que nasceram para ser governantes, mas, não respeitam sequer promessas de campanha.
Humilhação
Sérgio Cabral tem humilhado os inativos e as pensionistas (PM, CBM e demais func. públicos) com essa política de gratificações, temos que lutar contra isso com todas as nossas armas.
Os ex-funcionários da Varig, que abrilhantaram a nossa caminhada do dia 14, pretende fazer um ato na orla da Zona Sul no dia 34 de janeiro para protestar contra o problema do fundo AERUS. Eles querem aproveitar o Dia do Aposentado (dia 24).
Penso que seja uma ótima oportunidade para nos unirmos à manifestação, defendendo os inativos e as pensionistas.
Por favor, divulgue essa idéia, sobretudo para os inativos e pensionistas.
Vou divulgando os detalhes no blog (horário e concentração).
Vamos fazer faixas e levar a nossa luta.
Juntos Somos Fortes!
Paulo Ricardo Paúl
Coronel de Polícia
Ex-Corregedor Interno
-------------------------------------------------------------------
Fernando DELIMA <fernandodelima1@gmail.com>
PEC 300 - Rio de Janeiro / ESTAMOS DE LUTO - SEXTA, SÁBADO E DOMINGO
CERCA DAS 07 h DESTA MANHÃ MAIS 2 POLICIAIS MILITARES FORAM ALVO DA BRUTALIDADE E AÇÃO ANIMALESCA DE 4 MARGINAIS, SEGUNDO INFORMANTES DA FAVELA DO FALLET, QUE APÓS EXECUTAREM O SARGENTO ANDERSON, FERIRAM GRAVEMENTE O SD WENSLER, AMBOS DO 1º BPM, FUGIRAM PELA RUA 24 DE MAIO E SE HOMIZIARAM NA FAVELA DO JACAREZINHO.
ESTAVAM BASEADOS EM FRENTE AO CENTRO DE CONVENÇÕES DA SULAMÉRICA SEGUROS, AO LADO DA PREFEITURA, QUANDO OS FACÍNORAS COVARDEMENTE, FUZILARAM OS DOIS POLICIAIS SEM QUALQUER CHANCE DE DEFESA.
NÃO PEÇAM PARA VER O CORPO DO SGT ANDERSON.
QUANTOS DE NÓS AINDA TEREMOS QUE MORRER PARA QUE SEJA DADA UMA PRONTA E EFICAZ RESPOSTA À CLASSE E À SOCIEDADE?
SEM MAIS PALAVRAS.
FERNANDO DELIMA
Movimento PEC 300 Rio de Janeiro
-------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------
-
Polícia apreende balões no Andaraí
-------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------
PM prende ladrão que agia como ‘homem-aranha’
-------------------------------------------------------------------
Passageira de ônibus morre em troca de tiros
-------------------------------------------------------------------
Policial foi morto e outro ficou ferido na Cidade Nova
-------------------------------------------------------------------
Ataque seria represália pela morte de um bandido
Policiais do 1º BPM (Estácio) estão investigando a informação de que o ataque realizado na manhã deste domingo, que terminou com a morte do terceiro-sargento Wilson Alexandre de Carvalho, foi uma represália pela morte de um traficante. Segundo policiais do serviço-reservado, bandidos do Morro do Fallet teriam prometido que haveria um troco depois que policiais do batalhão mataram Thiago Luiz da Silva, no dia 3 de janeiro. Ele seria filho de um homem identificado apenas como Kiko, que controla a venda de drogas no morro. Thiago foi morto em confronto com policiais que estavam no carro blindado. Com ele foi apreendida uma pistola Colt calibre 45. O caso foi registrado na 7ª DP (Santa Teresa). Na época, os bandidos teriam avisado que a morte do jovem não passaria em branco. Eles então teriam aproveitado que os dois policiais estavam sozinhos, numa área onde quase não passam carros, e deram o troco. O caso está sendo investigado pelos policiais da 6ª DP (Cidade Nova), que já estão de posse dessas informações. Eles tentam agora identificar a placa do carro usado pelos bandidos, um Astra preto.
-----------------------------------------------------------------------
PM morto na Cidade Nova será enterrado nesta segunda-feira
O terceiro sargento do 1º BPM (Estácio) Wilson Alexandre de Carvalho, morto na manhã deste domingo na Cidade Nova, durante um ataque de bandidos contra a patrulha em que ele estava, será enterrado ao meio-dia desta segunda-feira no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. A cerimônia deve contar com honras militares. Colega de serviço do sargento, o soldado Davi de Almeida Wanzeler segue internado no Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio. O militar, que levou um tiro durante o ataque, não corre risco de morte.
---------------------------------------------------------------------------
Cinco máquinas usadas para refinar drogas são encontradas em Madureira
Policiais do 9° BPM (Rocha Miranda) apreenderam, na tarde deste domingo, grande quantidade de drogas e cinco máquinas usadas para refinar os entorpecentes em uma casa no Morro da Serrinha, em Madureira. Os agentes foram recebidos a tiros ao entrar na comunidade e os bandidos conseguiram fugir. Ao chegar a uma residência na Rua Delfina Alves, os policiais encontraram os equipamentos e cerca de três mil sacolés de cocaína, maconha e crack. O material foi levado para a 29ª DP (Madureira), onde está sendo contabilizado. Três quilos de fermento que seriam misturados à cocaína serão levados para a perícia.
----------------------------------------------------
Policiais acusados de associação com o tráfico do Complexo do Alemão
A Justiça determinou a prisão preventiva de dois policiais civis acusados de associação com traficantes de drogas do Complexo do Alemão. Segundo a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), Mário José Pereira de Souza e Alexandre Moraes dos Santos foram flagrados, em dezembro, fazendo a escolta para um caminhão carregado com trilhos que tinham sido roubados de diversas linhas férreas. Alexandre se entregou na semana passada na Delegacia Antissequestro e foi levado para Bangu 8. Mário ainda está foragido.
A investigação da DDSD aponta que os dois, lotados na Polinter, estavam prontos para entrar na Rua Canitá. A carga seria deixada num galpão dentro da Fazendinha, no Complexo do Alemão, mas foi interceptada pelos policiais da DDSD. Eles seguiam o grupo, na Estrada do Timbó, em Inhaúma. No momento do flagrante, os agentes da Polinter, que fizeram todo o percurso atrás do caminhão utilizando um carro da especializada, tentaram montar uma nova situação. Eles fizeram a ultrapassagem e fingiram que também estavam participando da operação para prender a quadrilha.
— Como dois policiais, utilizando uma viatura oficial, caracterizada, entrariam no Complexo do Alemão à noite? Eles só poderiam estar, de alguma forma, associados aos traficantes do local. Para piorar, os dois estavam fazendo escolta de uma carga roubada — explicou o delegado Eduardo Freitas.
Na delegacia, Mário e Alexandre contaram que estavam em Magé para cumprir um mandado de prisão, quando suspeitaram do caminhão e decidiram segui-lo. A versão, no entanto, foi contestada pela delegada Roberta Carvalho, titular da Polinter, onde os dois estavam lotados. Ela negou que tenha autorizado o cumprimento do mandado de prisão e disse que os dois não estavam nem de plantão. A informação foi confirmada pelo chefe do setor de operações da delegacia, à quem os dois deveriam ter pedido autorização para cumprir mandados de prisão.
Na semana passada, saiu no Boletim Interno da Polícia Civil a transferência dos dois para o Setor de Pessoal em Situação Diversa (SPSD).
-----------------------------------------------------------------------
Três presos com drogas, carregadores e radiotransmissores em Realengo
Policiais do 14° BPM (Bangu) prenderam um homem e duas mulheres durante operação realizada na tarde deste domingo na Favela do Fumacê, em Realengo. Luiz Carlos Dutra da Silva, o LC , de 19 anos, Luciane Santos de Jesus, de 21, e Thaís da Conceição Veras, de 18, foram levados para a 33ª DP (Realengo) depois que os agentes encontraram drogas com eles. Foram apreendidos 85 frascos de cheirinho da loló, 15 seringas, um carregador de fuzil G3, cinco radiotransmissores, 17 bases para os aparelhos, sete baterias, 19 fontes para bateria e uma extensão com dez tomadas.
-------------------------------------------------------------------
Traficantes do Fallet-Fogueteiro comemoraram ataque contra PMs
Traficantes do Morro Fallet-Fogueteiro, em Santa Teresa, comemoraram o ataque contra a patrulha do 1º BPM (Estácio) ocorrida na manhã deste domingo na Rua Beatriz Larragoiti Lucas, na Cidade Nova. Na ocasião o terceiro sargento Wilson Alexandre de Carvalho morreu e o soldado Davi de Almeida Wanzeler ficou ferido. A informação foi confirmada pelo coronel Marcus Jardim, comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA). Ele esteve no entorno da favela nesta manhã.
O oficial informou ainda que já é possível afirmar que o ataque foi feito por quatro homens que estavam em um Astra preto. O carro chegou a ser perseguido por uma outra equipe da PM pela Radial Oeste e Avenida Vinte e Quatro de Maio. Mas, nas imediações da Favela do Jacarezinho, os bandidos conseguiram despistar os policiais. Os motivos do atentado, porém, ainda são desconhecidos.
- O Serviço de Inteligência já está trabalhando para tentar identificar de que área são esses bandidos. Dessa forma, podemos dar a resposta a eles. E pedimos para quem souber de alguma entrar em contato com o Disque-Denúncia (2253-1177) - disse Marcus Jardim.
O coronel foi ao Hospital Central da PM, no Estácio, assim que soube do ataque, para visitar o soldado Davi, que está internado na unidade e não corre risco de morrer. Ele também se reuniu com o comando do 1º BPM.
--------------------------------------------------------------------
Coronel acusado de participar de milícia tem infarto no BEP
Preso no Batalhão Especial Prisional (BEP), acusado de integrar a milícia que age nos conjuntos habitacionais da Rua Murilo Alvarenga, em Inhoaíba, Cesarinho, em Paciência; e na Comunidade da Foice, o tenente-coronel da PM Carlos Jorge Cunha morreu na madrugada deste domingo, vítima de um infarto. Ele teria pedido ajuda aos guardas, mas não resistiu e acabou morrendo logo depois de sentir-se mal. O oficial será enterrado às 16h deste domingo no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.
------------------------------------------------------------------------
Família lamenta a morte de esteticista
A família da esteticista Mirian Santos Souza, de 51 anos, morta por uma bala perdida durante um confronto entre policiais militares e dois suspeitos, na Tijuca, na noite deste sábado, está no Instituto Médico-Legal (IML) do Rio para fazer a liberação do corpo. Emocionado, o viúvo David da Cunha D' Estillac disse que a mulher não costumava pegar o ônibus da linha 415 (Leblon x Tijuca):
- Ela ia para casa ou no 426 (Usina Copacabana) ou de metrô.
David contou ainda que estranhou a demora da mulher para chegar em casa e começou a ligar para o celular dela, sem sucesso:
- Até que um PM atendeu e pediu para que eu fosse até à delegacia. Foi como eu soube o que tinha acontecido.
Irmã de Mirian, Mirianey Santos Pinto disse ainda não acreditar na morte da esteticista:
- Só vai cair a ficha na hora do enterro.
A família ainda não definiu nem o local nem o horário do sepultamento de Mirian.
----------------------------------------------------------------------------
Antes de morrerem, suspeitos balearam PM em Laranjeiras
Os dois homens mortos na noite deste sábado na Tijuca, após confronto com policiais militares do 6º BPM (Tijuca), já haviam se envolvido em outro tiroteio pela manhã no Parque Guinle, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Na ocasião, a dupla tentava assaltar motoristas quando foi flagrada pelo soldado Marcelo Blanco Lopes de Lucca. Lotado na 1ª Companhia de Polícia Militar (CIPM), Marcelo saía do Palácio Guanabara, onde trabalha, e tentou impedir os acusados. Na troca de tiros, o militar foi atingido em uma das pernas, sem gravidade, e socorrido no Hospital Central da PM, no Estácio. Mais tarde, ele esteve na Tijuca e reconheceu os suspeitos.
O corpo da esteticista Mirian Santos Souza, de 50 anos, morta por uma bala perdida durante o confronto na Tijuca, saiu do Hospital do Andaraí na manhã deste domingo e está a caminho do Instituto Médico-Legal (IML). Ela estava em um ônibus e levou um tiro na testa. As armas dos policiais que participaram da troca de tiros foram apreendidas por determinação do delegado Alexandre Herdy, da 18ª DP (Praça da Bandeira) e serão periciadas. A polícia vai tentar determinar de onde saiu o tiro que matou Miriam.
------------------------------------------------------------------------------------
Dois PMs são atacados a tiros no Rio Comprido
Uma viatura da Polícia Militar foi alvejada por bandidos na manhã deste domingo, na Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido. Segundo as primeiras informações passadas por policiais do 1º BPM (Estácio), um PM teria morrido no local, que fica próximo ao Centro de Convenções Sulamérica, e outro ficou ferido sem gravidade.
-----------------------------------------------------------------------
Mulher morre em tiroteio entre PMs e bandidos
Uma troca de tiros na noite deste sábado entre policiais do 6º BPM (Tijuca) e bandidos em uma moto na Rua Haddock Lobo, na Tijuca, terminou com a morte da passageira de um ônibus da linha 415 (Usina x Leblon). Miriam Santos Souza estava sentada ao lado do motorista e foi baleada na testa por um único disparo que atingiu o ônibus. Na troca de tiros, os bandidos também foram mortos. Eles foram identificados como Vinicius Paula de Souza e Fábio e seriam moradores de uma favela no Rio Comprido. Segundo os policiais, a dupla vinha praticando diversos assaltos desde a praça Saenz Pena. Dois policiais que estavam em uma outra ocorrência na Rua Haddock Lobo ouviram pelo rádio e decidiram abordar os dois no sinal. Houve reação e uma intensa troca de tiros. Os bandidos foram baleados, bateram em um táxi e caíram no chão já mortos.
- Quando eu passei pelo Largo da Segunda-Feira vi um policial olhando como se estivesse esperando alguma coisa. Mais na frente parei no sinal da Haddock Lobo. Quando ele ficou verde, um policial apareceu no meio da rua e começou a disparar. Foi quando eu me abaixei. Os dois passageiros que estavam no carro também conseguiram escapar com vida. Mas o susto foi muito grande. Está difícil viver aqui na cidade olímpica - reclamou o taxista que ficou no meio do tiroteio e teve os vidros estilhaçados por disparos de fuzil.
Com os bandidos mortos, os policiais encontraram as bolsas e os documentos de diversos motoristas e uma pistola calibre 380. Parentes de Vinicius foram ao local e apenas choraram. A amigos, o pai disse que já tinha falado para o menino "parar com essas coisas".
Dentro do ônibus, todos os passageiros se jogaram no chão quando os disparos começaram, menos Miriam. Segundo o trocador, ela não teve tempo de se esconder dos disparos:
- Todo mundo se abaixou porque foi muito tiro. Quando tudo acabou, eu levantei e vi que ela estava ali sentadinha, sem se mexer. Vi que ela estava baleada e desci correndo pedindo ajuda - explicou o trocador.
Miriam ainda foi levada para o Hospital do Andaraí dentro do carro dos policiais, mas já chegou ao local morta. O caso foi registrado na 18ª DP (Praça da Bandeira). Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli estiveram no local. Segundo o delegado Alexandre Herdy, as armas dos policiais serão apreendidas.
- Ainda está muito cedo para falar, mas estamos fazendo a nossa parte. Os peritos estão aqui e vão fazer um relatório. As armas estão sendo apreendidas as testemunhas já foram chamadas para prestar depoimento. Só com o tempo vamos conseguir descobrir de onde partiu o disparo que acertou a passageira do ônibus - explicou o delegado.
Enquanto os policiais esperavam a chegada da perícia, o dono da moto onde estavam os bandidos apareceu no local. Ele contou que estava passando pelo local quando viu o acidente. Ele decidiu prestar mais atenção e percebeu que a moto no chão era dele.
- Eu fui roubado no sábado passado lá na Barra. Tenho certeza que um deles estava no dia. Não acreditei quando passei aqui e vi que era a minha moto. Eu não tinha seguro - disse ele, que é comerciante na Tijuca.
---------------------------------------------------------------------------------
Policiais prendem dois bandidos que tentaram roubar turista chilena
Policiais do Regimento de Cavalaria prenderam na tarde deste sábado, durante patrulhamento no Aterro do Flamengo, dois homens que tentaram roubar a câmera fotográfica de uma turista chilena. Segundo os policiais, William Silvério da Silva, de 22 anos, e Luciano José da Silva, de 27, tentaram puxar a máquina do pescoço da turista, mas não conseguiram. A chilena Paloma Fernanda Aguilera Vera então procurou os dois policiais, que conseguiram prender a dupla na altura da Marina da Glória. Com eles foram encontradas duas facas. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon) como tentativa de roubo. William terá que responder ainda por outro crime. Quando foi identificado na delegacia, ele deu um nome errado. Só depois de algum tempo os policiais conseguiram descobrir o nome certo. O caso será encaminhado para a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat). Os presos serão transferidos amanhã para a Polinter.
-----------------------------------------------------------------------
Carros da PM possuem kits gás, mas ainda são abastecidos com gasolina
Dois anos depois da assinatura do primeiro contrato da Secretaria estadual de Segurança com a empresa Júlio Simões Logística S.A. para fornecimento de 1.228 carros zero quilômetro e equipados com kit gás para a Polícia Militar, 998 novos veículos da corporação ainda são abastecidos com gasolina ou álcool.
Na compra do primeiro lote de viaturas com o kit, a Secretaria de Segurança anunciou que os 632 carros, que estavam sendo entregues e seriam abastecidos com gás natural veicular (GNV), gerariam uma economia de R$ 1 milhão por mês. Utilizando a média de redução de gastos que seria feita por cada veículo, chega-se a uma conta assustadora: R$ 33 milhões deixaram de ser economizados nestes 22 meses que as 998 viaturas com kit seguiram recebendo gasolina ou álcool. Segundo a Bi Gás, empresa que fez a instalação dos equipamentos para a Júlio Simões, cada conjunto custa R$ 1,7 mil, incluindo os custos de montagem. Multiplicando pelo número de kits inativos, estima-se que R$ 1,6 milhão dos cofres públicos estejam inutilizados nos porta-malas da PM. Somados esses dois casos, o desperdício alcança R$ 34,6 milhões.
Atualmente são abastecidos com GNV carros de apenas alguns batalhões subordinados ao 1 Comando de Policiamento de Área e ao Comando de Unidades Operacionais Especiais.
— Esse descaso é, no mínimo, falta de competência. É um duplo desperdício de dinheiro público: o estado está pagando mais caro pelas viaturas por conta da exigência do kit gás e também por continuar a usar gasolina, que custa mais que o GNV — afirmou o deputado Alessandro Molon (PT), da Comissão de Orçamento da Alerj.
Uma bomba de GNV para 230 veículos
A única bomba de GNV instalada até o momento funciona no pátio do 4º BPM (São Cristóvão), das 6h às 22h. A PM afirmou que abastece 230 viaturas com GNV, mas para cumprir esta missão — teoricamente, diária — são necessários 2.300 minutos (38h) ou dois dias e meio, considerando o expediente de 16h da bomba do quartel de São Cristóvão.
Cada Gol 1.6 possui dois cilindros de 8 metros cúbicos de gás. Já as Blazers possuem um cilindro de 18 metros cúbicos. De acordo com a Associação Brasileira do Gás Natural Veicular (ABGNV), com este combustível, é possível rodar 160 quilômetros, média diária para um veículo utilizado no patrulhamento urbano.
Segundo a ABGNV, o tempo médio para recarregar os cilindros de um Gol como o da polícia é de 10 minutos. Portanto, a única bomba de gás da PM só é capaz de abastecer 96 viaturas por dia. Para chegar a 230, ainda sobraria, no lado externo do batalhão, uma fila com 134 carros, o bastante para dar uma volta no quarteirão do 4º BPM.
Sem prazo para todos os carros usarem GNV
A Polícia Militar não sabe quando todas as viaturas com o kit gás trocarão a gasolina pelo GNV, combustível mais econômico. Só há uma certeza: a terceirização, anunciada como a solução para os problemas de sucateamento da frota, deu carona a um exemplo de investimento mal planejado que não tem data para acabar. Até o fim deste ano, quando termina o mandato do governador Sérgio Cabral, o dinheiro público continuará vazando pelo duto do gás do desperdício.
De acordo com a PM, “o abastecimento com GNV de todas as viaturas depende da construção de novos postos de abastecimento, pois é inviável para algumas unidades deslocarem-se até São Cristóvão em função da distância”.
O Detran informou que todos os veículos oficiais, incluindo carros da PM, também devem obter o Certificado de Segurança Veicular em uma oficina credenciada pelo Inmetro, as chamadas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), para regularizar a situação do automóvel. Por serem da frota oficial do estado, os veículos da PM são isentos da taxa de vistoria do Detran. Entretanto, como a vistoria do kit gás é feita em oficinas terceirizadas, o Estado tem que arcar com as taxas cobradas.
Já a CEG, que fornece o gás disponibilizado no 4º BPM, informou que cobra do estado a tarifa vigente autorizada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa) do segmento de GNV. Como a PM é um órgão do governo do estado, na tarifa do GNV não incide o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, que é estadual.
Ainda de acordo com a CEG, uma outra bomba de GNV está sendo construída no pátio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap. Além disso, está em estudo a construção de bombas semelhantes no 16º BPM (Olaria) e 23º BPM (Leblon).
A PM alegou que, com quatro postos, será possível alcançar cerca de 610 viaturas com GNV, atendendo as zonas Norte e Sul e parte da Zona Oeste. Segundo a corporação, licitações serão abertas para a contratação de postos de gás GNV que vão abastecer os carros da Zona Oeste, Baixada, Niterói e interior.
Críticas nas ruas
Alguns PMs ouvidos pelo EXTRA nas ruas da cidade elogiaram a terceirização da frota da corporação, mas criticaram o kit gás.
— Numa perseguição, o carro perde potência quando utilizamos o GNV. Concordo que o uso do gás é uma forma de o estado economizar, mas isso poderia ter sido feito com outros órgãos. Na polícia, atrapalha o nosso trabalho — disse um soldado do 4º BPM.
Outro policial teme por sua segurança:
— Não sei se uma bala de fuzil perfurar o cilindro pode fazer a viatura explodir. E isso é bem possível, já que os carros não são blindados.
Já um policial do 6º BPM (Tijuca) aprova a terceirização da frota, que resultou em melhores condições de trabalho.
— Já dirigi uma Blazer que só tinha a primeira, segunda e quinta marchas. Quando precisava dar marcha à ré, tinha que descer da viatura e empurrá-la. Hoje isso não acontece mais. Mas acho que o dinheiro gasto na instalação dos kits gás deveriam ter sido empregados de forma melhor. Mas já que o estado pagou pelos kits GNV, eles deveriam estar sendo utilizados.
De que forma o dinheiro desperdiçado com os kits gás nas viaturas da PM poderia ser melhor utilizado pelo governo do estado?
---------------------------------------------------
'Homem-aranha' e outro suspeito são presos em ação conjunta
Em uma operação conjunta, policiais militares do 3º BPM (Méier) e do 6º BPM (Tijuca) prenderam dois acusados de assalto, na manhã deste sábado. Um deles, Darlan Rodrigues, de 25 anos, é suspeito de praticar furtos em apartamentos de pelo menos sete prédios, na região do Grande Méier, desde 21 de dezembro. Para conseguir entrar nos imóveis, segundo os policiais, o acusado escalava as paredes dos edifícios. Por isso, o criminoso ficou conhecido como Homem-Aranha.
Darlan foi capturado em casa, no Morro do Amor, no Lins de Vasconcelos. Ele estava dormindo quando foi surpreendido pelos PMs. Com o suspeito foram encontrados um aparelho de DVD, um vídeo game e jóias. Vítimas foram chamadas a 23º DP (Méier) para tentar reconhecer o acusado e os objetos apreendidos. Darlan já tem passagem por outros crimes, incluindo 14 registros na Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), quando era menor.
— Minha filha estava tomando banho e quando saiu viu a casa revirada. Ela me acordou e vi o assaltante descendo pela varanda. Só tive tempo de jogar uma escada de alumínio nele — disse uma das vítimas, que preferiu não se identificar.
No Morro da Cachoeirinha, também no Lins, os policiais prenderam Charles de Oliveira da Silva, de 24 anos. Ele é acusado de assaltos, roubos de carga e de balear um policial em junho do ano passado. Charles estava com uma pistola calibre PT 380 e cocaína. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade).
------------------------------------------------------
Criminosos de grupo conhecido como "Bonde do 157" são procurados
O Disque-Denúncia está oferecendo uma recompensa de R$ 3 mil por informações que levem a prisão integrantes do chamado “Bonde do 157”. Esse grupo já teria praticado diversos roubos na região da Penha, Madureira, Vila da Penha, entre outros bairros da Zona Norte.
Um dos procurados, Pedro Henrique de Oliveira Sousa, é acusado de matar a universitária Silvania Maria Santana Vieira, de 37 anos. Ela foi assassinada na frente do marido e do filho na Vila da Penha, Zona Norte, no dia 07 de Janeiro, numa suposta tentativa de assalto na Avenida Meriti.
Nesta última sexta-feira, o sargento Ezequias Veríssimo dos Santos Filho e o cabo Márcio Passos Barcelos passavam pela Avenida Edgard Romero, na altura do morro do Cajueiro, em Madureira, quando foram surpreendidos por criminosos que roubavam um caminhão de uma empresa de cigarros.
Os policiais tentaram se proteger saindo da patrulha, mas acabaram sendo atingidos. Eles foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Entre os criminosos estava Emerson Vantapane da Silva, o Mão, que seria o autor dos disparos que atingiram um dos policiais.
Do grupo denominado “Bonde do 157”, ainda fazem parte Jean Pinheiro Laranjeiras Duarte e Fabio da Costa Sousa. Qualquer informação sobre o paradeiro destes criminosos, ligue para o telefone (21) 2253-1177. O anonimato é garantido.
----------------------------------------------------------------
Homem refém e quatro presos em Manguinhos
Um homem foi mantido refém por cerca de duas horas no início da noite ontem, no Morro São Pedro, no Complexo de Manguinhos. As primeiras informações eram de que um casal era mantido refém, mas os criminosos fizeram, na realidade, apenas uma vítima. Policias do 22º BPM (Benfica) e do Policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foram ao local negociar a rendição dos criminosos. Quatro homens acabaram presos e três fuzis 7,62 e quatro pistolas foram apreendidos. O homem foi libertado sem ferimentos.
O sequestro ocorreu após o soldado do 22º BPM (Benfica) Arthur Furtado Baptista Barreto levar um tiro nas nádegas durante um confronto com quatro bandidos. O tiroteio ocorreu na Rua Uranos, embaixo da Linha Amarela, quase na esquina com a Avenida dos Democráticos.
Na fuga, os bandidos — que estavam num Polo, roubado no Méier no dia 11 de dezembro — invadiram uma casa na Avenida dos Democráticos e fizeram refém o morador, Mauricio de Jesus Gomes. Após a negociação com a polícia, os criminosos aceitaram se render e libertaram a vítima.
Foram presos Anderson Leandro Bernardes, de 27 anos; Rodolfo Sales Figueiredo, de 34; Emerson Siqueira Rosa, de 30, que estava em liberdade condicional; e Diogo Santos Batista, de 22, o único sem passagem pela polícia. O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso).
O funcionário público Alexandre Dantas, de 55 anos, mora em Brasília e visitava um primo no local. Ele teve o Honda Civic perfurado por sete tiros. Alexandre contou que havia deixado o carro apenas 15 minutos antes de o tiroteio começar.
— Não dá vontade de voltar ao Rio — lamentou.
---------------------------------------------------
Casal mantido refém em Manguinhos é libertado
O sequestro do casal que era mantido refém por criminosos, no Morro São Pedro, no Complexo de Manguinhos, nesta sexta-feira, terminou. Policias do 22º BPM (Maré) e do Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram ao local negociar a rendição dos traficantes. Quatro homens acabaram presos e três fuzis 7,62 e quatro pistolas foram apreendidos. O caso foi encaminhado para a 21ª DP (Bonsucesso). O casal foi libertado sem ferimentos.
De acordo com as primeiras informações, um policial militar reagiu a uma tentativa de assalto num ônibus nas proximidades da comunidade. O PM acabou baleado nas nádegas e foi encaminhado para o Hospital Central da Polícia Militar. Os responsáveis pelo incidente teriam fugido para o Morro São Pedro e sequestrado o casal. Policiais do 22º BPM (Maré) foram ao local e houve troca de tiros.
----------------------------------------------------------
Governador determina premiação semestral para policiais das RISPs
O governador Sérgio Cabral assinou decreto que determina premiação semestral _ e não mais anual _ para policiais civis e militares das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs). O decreto nº 42.243 será publicado segunda-feira no Diário Oficial.
_ Como toda empresa tem metas a cumprir, o setor público também tem que ter as suas e a segurança pública se inclui nisso. Produtividade, competição e estímulo fazem parte de qualquer concepção de gestão. E gestão foi a grande novidade na área de Segurança Pública em nosso governo _ disse Cabral.
As metas são estabelecidas de acordo com os tipos de crime que têm maior impacto na sensação de insegurança da população: homicídio doloso, roubo de veículos e roubos de rua (transeuntes, coletivos e celular). Alcançadas as metas, policiais civis e militares serão contemplados com premiações únicas, semestrais e individuais. Os policiais que baterem as metas receberão R$ 500 (cada um). Os que integrarem a região com os melhores resultados terão o prêmio de R$ 1.500 (cada policial), desde que tenham permanecido em exercício por mais de três meses durante o período de alcance da meta.
-----------------------------------------------------------------
Dois morrem em operação do BOPE na Penha
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizam operação no Morro da Fé, Caixa d'água, Chatuba e Sereno, na Penha, nesta sexta-feira. Houve confronto e dois suspeitos foram mortos durante a ação. Com os criminosos, os policiais apreenderam uma metralhadora ponto 30 e uma pistola calibre 380.
------------------------------------------------------------------
Cachorro dá prejuízo no tráfico do Jacarezinho
Um cachorro da Companhia Independente de Polícia Militar com Cães encontrou na manhã desta sexta-feira a casa onde traficantes do Jacarezinho endolavam a droga para venda. Foi graças ao faro do labrador Boss, de quatro anos, que os policiais localizaram aproximadamente 100 quilos de maconha, uma pistouzi, munição de diversos calibre e uma balança de precisão. O material estava dentro de uma casa, próximo ao valão e à linha do trem, dentro do Jacarezinho. Os cães estavam na favela em apoio a policiais do 3º BPM (Jacarezinho), que desde cedo procuravam drogas e armas dentro da favela. O material está sendo levado para a 25ª DP (Engenho Novo).
------------------------------------------------------------------
Cadetes doam 50Kg de alimentos no Batam
Um grupo de cadetes da Academia de Polícia Militar D. João VI arrecadou 50 kg de alimentos, além de roupas e brinquedos que serão doados para a Comunidade do Batam, em Realengo daqui a pouco no "Morrinho", área mais carente da comunidade.
-------------------------------------------------------------------
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos,
nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética.
O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
"A Lei não pode fazer com que uma pessoa me ame,
mas pode fazer com que ela não me elimine."
MARTIN LUTHER KING
-------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário