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segunda-feira, 19 de abril de 2010

NOTÍCIAS DO CFAP

 

Helio Vitor Ramos da Rosa <heliorrosa@ig.com.br>

QUAL O FUTURO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS?
Salvo melhor juízo, as Polícias Militares estão correndo um sério risco de sofrerem uma derrocada no que se refere à edição de algumas medidas legislativas num futuro próximo. São questões que têm sido trabalhadas ao longo do tempo de forma silenciosa e bem arquitetadas pelos Delegados de Polícia.
Em suma, salvo uma análise equivocada, entendemos que existem diversas proposições em andamento no Congresso que procuram não só destacar a categoria dentro do ramo da Segurança Pública, mas acima de tudo criar condições de subordinação dos demais segmentos corporativos a partir
da aprovação de reserva de competências que lhes sejam exclusivas.
Cremos que são questões que merecem uma reflexão institucional acerca conseqüências que poderão advir. Dentre as diversas proposições, relembramos alguns dos exemplos mais recentes tal como a investida dos Delegados quando pretendiam a alteração da Lei 9.099 de modo a lhes
conferir a exclusividade, por meio do PL 4.209, na lavratura dos Termos Circunstanciados.
O desgaste gerado nesse embate, em 2008, terminou com a vitória das PPMM na Comissão de Segurança Pública da Câmara, mas teve como
conseqüência uma manobra política que culminou com a substituição do Comando da PMGO e, consequentemente, da própria Presidência do
Conselho Nacional de Comandantes Gerais à época. Contudo, esse foi apenas um dos capítulos desse embate.
Encaminhado o PL 4.209 para o Senado Federal, lá os Delegados conseguiram apensá-lo ao Projeto de reforma do Código de Processo Penal e trabalharam incessantemente no sentido de rejeitá-lo, resgatando novamente, agora no bojo do CPP, a exclusividade dos Delegados para lavrarem os Termos Circunstanciados.
Atendendo pedido dos militares, um dos senadores apresentou emenda no sentido de manter o texto da Lei 9.099 que possibilita às Polícias Militares lavrarem os referidos termos, como já ocorre em alguns Estados. No entanto, verificamos que atualmente existe sério risco de que essa emenda apresentada pelo senador e que foi vitoriosa na CCJ, seja rejeitada na votação em Plenário. Desse modo, restabelece-se a pretensão dos Delegados no sentido de lhes conferir legalmente a competência exclusiva para a lavratura do Termo Circunstanciado.
Dispensam-se comentários quais serão as conseqüências da aprovação de regra dessa natureza. Ela representará não só uma necessária reestruturação dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos por algumas Polícias Militares, mas também um “balde de água fria” na pretensão daquelas Corporações que buscam a implantação dos Termos Circunstanciados em seus Estados. Isso tudo sem falar que a pretensa mudança depõe contra uma das espinhas dorsais decididas na Conferência Nacional de Segurança Pública, no ano passado, qual seja, buscar a implementação do Ciclo Completo de Polícia.
Salvo melhor juízo, estamos diante de um retrocesso sem precedentes.
Quando falamos em retrocesso não se trata somente pelo fato de que irão alterar a Lei 9.099 impedindo que as PPMM efetuem a lavratura dos
Termos Circunstanciados, pois tal medida irá atingir as pretensões de diversas outras categorias profissionais a exemplo dos Bombeiros Militares e da Polícia Rodoviária Federal. E as alterações do CPP não param por aí. Quem tiver a curiosidade de averiguar as alterações do Projeto de Reforma do Código de Processo Penal propõe irá verificar que os Delegados de Polícia se apoderaram de diversos outros dispositivos de forma exclusiva.
Salvo engano, todas as expressões “autoridade policial” foram adredemente, substituídas por “Delegados de Polícia”. Desse modo, elimina-se, pelo menos no curto prazo, qualquer possibilidade de outras autoridades policiais ou administrativas valerem-se desse instrumento legal (CPP) no exercício de suas atribuições. Pode não parecer para alguns, mas se trata de um modo (in) direto de se inviabilizar o próprio Ciclo Completo de Polícia, pois a autoridade policial precisa, necessariamente, do instrumento processual penal para a sua operacionalização.
Em suma, o que se depreende de tudo o que aí está é que os Delegados figurarão como a única interface possível entre o conflito original e
os membros da Magistratura ou do Ministério Público. Tudo, necessariamente, terá de passar pelo crivo de sua avaliação.
Esse é apenas um dos aspectos de análise. Não resta dúvida que essa alteração proposta no CPP, se levada a efeito, confere aos Delegados
mais substância para argumentarem a favor da inserção da categoria nas chamadas carreiras jurídicas, bem como pleitearem legitimidade na
aprovação da PEC 549 que os equipara salarialmente aos Membros do Ministério Público. Em síntese, esses são apenas alguns exemplos das centenas de proposições que se encontram no Congresso e que necessitam urgentemente de uma reflexão das corporações militares.
Até onde percebemos a situação atual não nos acena para facilidades em reverter alguns processos que se encontram postos. Ao contrário,
exigirá alguns desgastes, mobilização e articulação de todos os interessados. Por certo que as proposições aí colocadas vão de encontro aos interesses das Corporações Militares Estaduais e se permanecermos inertes elas irão continuar avançando. Mas que não nos iludamos: se não passarem agora, voltarão num futuro próximo.
A grande questão ao nosso ver é que sempre estamos atuando de forma reativa e em momentos de crise. A posição é sempre de confronto, onde
alguém tem que sair derrotado no processo.
Não vislumbramos a existência de espaços dialéticos que permitam a construção de proposições consensuais e benéficas. Enquanto essa
situação persistir, vamos continuar nos digladiando eternamente como duas meias polícias e, quem sabe no futuro próximo, uma acabe se
sobrepondo à outra. Aí sim, teremos duas polícias bem distintas: uma que só gerencia e outra que executa, porém unidas pelo mesmo ranço
competitivo de hoje.
Há séculos nos arrastamos nesse processo competitivo e ele já nos mostrou onde podemos chegar. Não seria chegado o momento de dedicarmos
algumas décadas em prol da cooperação para ver o que ela nos oferece?
Capitão Almeida
Fonte AME-RJ
Reflexão interessante.
Um abraço.
Helio Vitor.

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João Helio - joaoheliols@gmail.com

O Projeto de Lei Ficha Limpa está em perigo. Semana passada o Congresso adiou a votação com o intuito de dar mais tempo para "aprimorar" o projeto, ou seja, enfraquecê-lo para que ele não remova eficazmente corruptos das eleições.

Muitos parlamentares temem essa nova lei já que dezenas deles respondem a processos na justiça. Eles estão tentando influenciar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a enfraquecer o projeto. Nossas vozes precisam falar mais alto - esta é uma luta pelo futuro do nosso país. Clique abaixo para mandar uma mensagem para a CCJ, pedindo que eles se mantenham firmes contra a corrupção:

http://www.avaaz.org/po/salve_ficha_limpa/?vl

Juntos, nós mostramos o apoio massivo da população brasileira pela Ficha Limpa. No entanto, precisamos fazer mais -- vamos mostrar aos políticos que estamos determinados, não iremos parar e que se formos ignorados, eles irão pagar o preço nas eleições. A CCJ deveria apoiar o projeto de lei, mas é provável que políticos corruptos estejam tentando oferecer acordos e troca de favores para eles enfraquecerem a Ficha Limpa. Nós podemos oferecer uma proposta melhor: se eles apoiarem a Ficha Limpa, ele poderão manter seus empregos.

Vamos inundar a comissão de revisão com milhares de mensagens e telefonemas pedindo que eles tomem a decisão certa: não tolerar a corrupção e se recusar a enfraquecer o texto. A população brasileira quer essa lei e merecemos que ela seja aprovada pelo Congresso:

http://www.avaaz.org/po/salve_ficha_limpa/?vl

Neste ano eleitoral, nós possuímos um grande poder coletivo para mudar a política. Ao redor do mundo, a Internet vem se mostrando uma nova força política, uma forma de democratizar a política e criar novos canais de participação para a população. Se soubermos utilizar esta ferramenta, nossos políticos finalmente entenderão que se nós os elegemos, eles trabalham para nós.

Se trabalharmos juntos, o “Ficha Limpa” pode se tornar lei mês que vem!

PS. Estamos quase conseguindo 2 milhões de assinaturas para a petição pela Ficha Limpa - se você ainda não assinou clique aqui: http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/

Saiba mais:

Usuários de redes sociais se mobilizam a favor do Projeto de Lei Ficha Limpa:

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/04/06/usuarios-de-redes-sociais-se-mobilizam-a-favor-do-projeto-de-lei-ficha-limpa/

Câmara adia para maio a votação do projeto Ficha Limpa, O Globo, 07/04/2010:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/04/07/camara-adia-para-maio-votacao-do-projeto-ficha-limpa-916272868.asp

Aliados trabalham contra Ficha Limpa, Estadão, 11/04/2010:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,aliados-trabalham-contra-ficha-limpa,536844,0.htm

Alguns deputados estão tentando alterar o texto da Ficha Limpa antes de devolvê-la para votação. Vamos inundar os seus e-mails com milhares de mensagens, mostrando que somos eleitores sérios e comprometidos com a Ficha Limpa não virar lei!

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STEVEN SEAGAL Steven <stevenseagalnit@hotmail.com>

Nem mesmo o silêncio e a cumplicidade da mídia do Rio com o governador Sérgio Cabral estão conseguindo esconder das pessoas mais esclarecidas, o verdadeiro lamaçal que tomou conta dos corredores do Palácio Guanabara.
Na secretaria de Saúde há todo o tipo de corrupção imaginável. De um simples aluguel de UPA, até compras de remédios que não são entregues.
Na secretaria de Educação, o escândalo envolvendo o aluguel de aparelhos de ar condicionado virou chacota entre os professores. São mais de 36 mil aparelhos alugados e pagos mensalmente, embora menos de 8 mil estejam funcionando.
Na área da Segurança Pública o preço pago pela manutenção preventiva das viaturas, cerca R$ 8 mil mensais por veículo, daria para comprar a cada 4 meses um carro novo.
As obras do PAC estão contaminadas. Há superfaturamento, direcionamento de empreiteira e o principal assessor do vice- governador – responsável pelas obras - é hoje, um homem milionário, comprando mansões no sul-fluminense e até mesmo no exterior.
O escritório da mulher do governador ganhou o apelido de “Lavanderia Cabral”. É por ali, que de forma descarada, desavergonhada e afrontosa à sociedade, entram os recursos dos grandes fornecedores do Estado e concessionárias para quem a mulher de Cabral advoga.
Cabral transformou o governo do Estado do Rio numa verdadeira Babilônia, infestada de corrupção. Se acha o próprio Nabucodonosor.
Quem conhece a história sabe, Cabral: a Babilônia um dia também caiu.

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Alexandre R. Romano <alexandreromano.rj@gmail.com>

Os colegas de Sergipe como sempre mostrando união e qualidade no debate!
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Insensibilidade e descaso até na morte dos nossos policiais
Como sempre fazemos, dedicamos a postagem da data de hoje à publicação do texto de um leitor fiel às nossas postagens, o delegado Archimedes Marques. O texto foi encaminhado ao e-mail capitaomano@gmail.com. Os vídeos foram anexado pela produção do blog para reforçarem o que foi escrito pelo nosso brilhante colunista.
A árdua missão policial fielmente desempenhada e tão cobrada pela sociedade brasileira continua sendo incompreendida por muitos. Os caminhos tortuosos e espinhosos seguidos pelas policias parecem ser intransponíveis e intermináveis.
Infelizmente há ainda uma tradição arraigada no âmago do povo em generalizar que a Polícia é ineficiente e corrupta, que os nossos policiais são ignorantes, irresponsáveis, arbitrários e criminosos, por isso muitos até torcem pelo nosso fracasso.
Para boa parte da população policial é sinônimo de bandido, de algo imprestável, um reles ser do submundo da sociedade e pouco se importam com os seus problemas, ou seja, são tais pessoas insensíveis na vida e até na morte dos nossos policiais.
Quando morre um policial na maioria dos países desenvolvidos ocorre um verdadeiro desfile de despedida pelas principais avenidas da cidade em agradecimento aos seus relevantes serviços prestados à sociedade, com o seu caixão exposto em caminhão do Corpo dos Bombeiros, sirenes e batedores dos carros policiais ligados, seus colegas trajando farda de gala, com a presença dos chefes de Polícia, Prefeito, Governador e demais autoridades, além da cobertura da imprensa local. A população pára tudo o que está fazendo e aplaude homenageando a passagem do féretro do herói morto com muita comoção.
Funeral de um carabinieri (policial militar) italiano com a presença de um ministro de Estado A viúva e seus filhos nunca são desamparados pelo Estado, muito pelo contrário, além da pensão justa relativa ao próprio digno salário do morto, ainda recebem bons seguros de vida que obrigatoriamente são feitos pelo poder público e, quando morrem em serviço defendendo o povo, aí é que esses valores duplicam.
Entretanto, quando morre um policial aqui no nosso País, mesmo em serviço, defendendo a sociedade dos criminosos não aparece autoridade alguma, somente a presença dos seus familiares, amigos ou colegas de profissão e, em ocasiões especiais os chefes de Polícia. Imprensa só de quando em vez faz a cobertura do evento fúnebre.
Até o próprio povo se impacienta e se chateia quando os colegas do policial morto querem lhes prestar uma condigna última homenagem, como foi um caso recente ocorrido aqui na nossa região em que um policial civil ao interferir num assalto fora abatido pelos marginais e, no seu cortejo fúnebre bem organizado com a Polícia Militar parando o trânsito até o cemitério, escutei perfeitamente de um motorista apressado que estava numa rua paralela sem poder passar por alguns instantes e que falou em alto e bom som: QUANTA PALHAÇADA. ATÉ NA MORTE ELES ATRAPALHAM O TRÂNSITO!... Outros motoristas, motociclistas ou transeuntes apenas assistiam com semblante alheio, raivoso, indiferente ou insensível o cortejo passar “atrapalhando o trânsito” e atrapalhando os seus preciosos tempos...
Funeral de Gendarmes (policiais militares) franceses com a presença do presidente Nicolas Sarkozy
Nossos policiais e seus familiares não são apenas abandonados, desprezados e renegados por grande parte da sociedade, são de igual modo, tratados em descaso pelo Poder público. Em vida são humilhados e desvalorizados profissionalmente com salários não condizentes com a importância do cargo. Na morte, além dos desprezos citados, os herdeiros que possuem direitos aos seus baixos salários transformados em pensões são até diminuídos com a perda de certas gratificações, fato que também ocorre quando os policiais são feridos em batalha contra o crime e ficam inválidos para o resto das suas vidas. De pronto perdem logo o adicional noturno e a gratificação de periculosidade, quando o certo, por uma questão de gratidão e justiça era incorporar tais gratificações nas suas pensões.
O policial vê mais sofrimento, sangue, problemas e alvoradas do que qualquer outra pessoa. Trabalha independente das condições de tempo ou de lugar, mas a sua maneira de ver a vida em proteção da sociedade continua a mesma apesar dos percalços na sua caminhada. Na maioria das vezes é entristecido por conta das desilusões encontradas, mas no fundo é um forte, sempre esperando por um mundo melhor.
A sociedade brasileira precisa confiar mais na sua Polícia. Tem que ver e sentir a Polícia à luz do valor da amizade, pois os nossos policiais lutam o morrem por ela em busca paz social, enquanto que, por sua vez, o poder público deve ver a Polícia como valorosa instituição pagando salários dignos aos seus membros, como já ocorre em raros Estados da Nação, assim valorizando e respeitando-os na vida e na morte.
Autor: Archimedes Marques (delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS)
QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!
FONTE: http://capitaomano.blogspot.com/2010/04/insensibilidade-e-descaso-ate-na-morte.html
Assistam os vídeos e vejam o tratamento dispensado aos policiais que deram suas vidas pela de terceiros!
Ainda falta muito para esse país. Mas eu continuo acreditando que chegaremos lá!

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Márcio André de Carvalho salvador <mandrecs@hotmail.com>

http://www.youtube.com/watch?v=kS__pEeRwns&feature=player_embedded
O que fazer quando for abordado pela polícia?
- Fique calmo e não corra; quem não deve, não teme
- Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco; Lembre-se que os policiais também estão sob pressão
- Não discuta com o policial nem toque nele; qualquer ação pode ser interpretada como resistência
- Obedeça estritamente o comando do policial; e tudo acabará bem se você não cometeu algum crime
- Não faça ameaças ou use palavras ofensivas. Resistir só piora as coisas
Ao ser abordado você tem direito a…
- Saber a identificação do policial; Observe o nome na farda e/ou número na viatura.
- Ser revistado apenas por policiais do mesmo sexo que você; O Artigo 249 do CPP abre exceções, mas dificilmente algum policial arriscará cometer um abuso desse tipo.
- Acompanhar a revista de seu carro e pedir que uma pessoa que não seja policial a testemunhe; Mesmo sem testemunhas acompanhe a busca, mas aguarde a permissão do policial.
- Ser preso apenas por ordem do juiz ou em flagrante. Recebeu voz de prisão é melhor não reagir, pois se for necessário utilizarão a força.
- Em caso de prisão: não falar nada além de sua identificação, e de avisar sua família e seu advogado. Na delegacia tudo se resolve.
- Não ser algemado se não estiver sendo violento ou tentando fugir da abordagem. Discordo nesse ponto, uma vez que é impossível prever a intenção de alguém detido pela polícia. As algemas garantem a segurança dos policiais, de terceiros e até mesmo evita confrontos desnecessários com o detido. Vai de cada policial adotar ou não as “pulseiras”, caso ele queira algemá-lo é melhor aceitar.
http://www.diariodeumpm.net/2010/02/23/mao-na-cabeca-como-se-comportar-em-uma-abordagem-policial/

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Comunidade Aspiras <mail@aspiras.ning.com>

Comunidade Aspiras

Uma mensagem a todos os membros de Comunidade Aspiras
Boa noite Aspira!
Se você entrar a partir de agora em nossa comunidade já vai perceber que tem coisa nova no ar! E não é só na página inicial. Trabalhamos duro nas últimas semanas para adicionar novos recursos que faziam muita falta, mas só agora estamos conseguindo reunir tudo o que é preciso.
Nos próximos dias, estarei apresentando os recursos e falando mais um pouco sobre cada um deles. Alguns ainda estão sendo construídos, outros e estão em teste e outros estão prontinhos. Mas já está tudo lá! Convido-lhe para dar um passeio pela comunidade e sentir as mudanças você mesmo.
Mudamos o menu horizontal suspenso, com muito mais opções. Introduzimos um Rastreador de Concursos, que te avisa quando abre um concurso ou se tem notícias importantes sobre ele. Colocamos também um quadro que acompanha todos os concursos das PM do Brasil (situação das inscrições, principais requisitos, download do edital). O quadro para soldados está em andamento, mas a de oficial está completa. Agora tem uma pesquisa especial para achar facilmente profissionais (professores, psicólogos, juristas, etc.) da comunidade. E agora você pode criar um grupo de estudos dentro da comunidade, controlado por você mesmo.
Agora estamos trabalhando firme para fazer o que sempre foi nosso sonho: uma coleção de vídeo aulas e apostilas para quem se prepara sozinho em casa. Tudo gratuito e com qualidade. Nós estamos chegando lá!
Qualquer problema, crítica ou sugestão, não deixe falar. Deixe comentário aqui.
Obrigado você por ser parte disso tudo!
Abraços!
Aspira 01
Visite Comunidade Aspiras em: http://aspiras.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

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denys w.girard <scoobydoorj2@hotmail.com>

O VIAJANTE
Joelmir Betting merece o OSCAR!
Se beber não dirija. Nem governe.
Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil...
Hoje, dia 15, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília.
Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência.
Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto.
Governar ou despachar, nem pensar.
A ordem é circular. A qualquer pretexto.
E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente.
Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, que dirá para trabalhar.'
SEM CONTAR AS DESPESAS:
FHC, EM 8 ANOS DE GOVERNO, GASTOU R$ 58 MILHÕES, CRITICADOS PELO PT.
LULA ATÉ AGORA, EM MENOS DE 7 ANOS, GASTOU R$ 584 MILHÕES! E SÓ AS IDENTIFICADAS PELA IMPRENSA
E o povão ainda aplaude e vota!
TODOS PRECISAM SABER. VAMOS REPASSAR

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Victor Araujo Galdino <victorag21@gmail.com>

Conheça a realidade de uma UPP de Cabral ç Clique aqui

Olha o que diz um amigo da UPP Pavão Pavãozinho ç Clique aqui

Sou policial militar lotado nesta UPP, venho por meio desse e-mail expor as dificuldades de trabalho, desrespeito com o qual estamos sendo tratados, e solicitar sua ajuda.
Primeiramente, deixo claro a arbitrariedade com a qual a PMERJ designou nossa turma para a UPP, já que o edital do concurso CFSD I/2008 previa a inscrição por municípios, tendo a maioria dos soldados optado pelas regiões em que residem, a maioria no interior do estado. O edital foi ignorado e estamos lotados na zona sul da capital, alguns colegas levam 6 horas pra chegar em casa e no dia seguinte têm que voltar pra assumir um serviço de 12 horas noturnas.
Condições precárias de trabalho:

- Alojamento totalmente alagado (água suja, se uma peça de roupa cair no chão se torna inutilizável), sem chuveiros (somente canos, vasos sanitários em estado precário (tudo conforme fotos em anexo).
- Todos os coletes são no tamanho EXTRA GRANDE, ideais para um policial de 1,90 m. O PM que é mais baixo fica com seus movimentos comprometidos por causa do colete desproporcional.
- RIOCARD: Somente pra quem gasta mais de R$ 550,00, ou seja, eu gasto R$ 400,00, tenho que tirar do meu bolso.
- O pior, a alimentação: Para uma jornada de 12 horas de trabalho recebemos 1 "quentinha", que muitas vezes chega estragada (conforme foi lançado no livro de partes do dia 02/02/2010), as mesmas são feitas no 19º BPM. Não recebemos café da manhã nem ceia, não mandam se quer uma garrafa d'água da torneira pra tomarmos com a refeição. No caso das viaturas baseadas, os PMs são obrigados a comer dentro da própria viatura. Por dia gasta-se pelo menos R$ 10,00 para complementar a refeição, café da manhã ou um lanche e água. Isso quando a comida não vem estragada e falam pra gente: "Hoje tem que ser por meios próprios" (como no dia 02/02/2010).
Apesar de todas essas dificuldades, diariamente são encontradas armas, drogas, munições e suspeitos por ligação com o tráfico são levados à D. P. da área, isso mostra que a missão está sendo cumprida. A comunidade demonstra satisfação com a nossa presença e cada vez mais sente confiança na PMERJ.
Nós temos orgulho deste trabalho, estamos fazendo o melhor, mas precisamos muito de soluções, como:
- Desarranchamento (ao invés da quentinhas, paga-se aproximadamente R$ 160 p/mês para comprarmos as refeições durante os serviços. São 16 serviços por mês, R$ 10 por dia, e ainda assim comeremos melhor do que é atualmente);
- Alojamento que permita pelo menos um descanso pra quem mora no interior no caso de permanência na UPP;
- Escala com folga mínima de 36 horas para cada 12 trabalhadas (suficiente para que policiais do interior possam ir em casa. Atualmente trabalha-se 12 horas de dia, 7 às 19, no dia seguinte já assumimos o serviço às 19 h até às 7 h da manhã);
- O mais importante, RIOCARD, para que o policial não tenha que gastar do seu salário (não precisa nem falar que já é muito pouco) para ir e vir do trabalho.
Resolvi escrever esse "apelo" porque tenho certeza de que não queremos nada extraordinário, somente nossos DIREITOS, para assim continuarmos levando segurança ao cidadão.
Ass.: um defensor da ordem pública que precisa de sua ajuda.

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Paulo Ricardo Paúl <celprpaul@yahoo.com.br>

BLOG DO CORONEL PAÚL
NEWSLETTER - 17 ABR 2010
1) Jornal da Segurança Pública - 063 (vídeo).
2) Jornal da Segurança Pública - 062 (vídeo).
3) Jornal da Segurança Pública - 061 (vídeo).
4) Jornal da Segurança Pública - 060 (vídeo).
5) Infelizmente, a maioria da tropa das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros não se interessa por POLÍTICA, um grande erro, o que faz da desinformação uma realidade que dificulta muito a nossa vitória na luta por cidadania plena, sobretudo, no concernente aos salários justos.
No Rio de Janeiro, eu organizei o primeiro ato em defesa da PEC 300, que foi realizado no dia 30 AGO 2009, portanto, luto pela equiparação salarial com os militares estaduais do Distrito Federal (DF), algo que já foi PERDIDO por nós, pois a Emenda Aglutinativa 1/2010 trata de um piso de R$ 3.500.00 para os Soldados, muito inferior aos salários do DF.
Inexiste qualquer justificativa para o fato dos militares estaduais do DF receberem mais do que os de qualquer estado brasileiro, afinal, nós PATROCINAMOS O DF, portanto, todos os salários do DF deveriam ser os SALÁRIOS BASE das categorias.
Isso significa que estamos perdendo a nossa luta por salários dignos em nível nacional, enquanto nos estados pouco ou nada temos conseguido, com raras exceções.
Em síntese, os Policiais e os Bombeiros Militares do Brasil estão sendo embrulhados para presente, mais uma vez.
O jornal O Globo desse sábado publica uma MATÉRIA MUITO IMPORTANTE para nós, na coluna de Jorge Bastos Moreno, Nhenhenhém:
"PT E DEM LIDERAM PACTO GOVERNO-OPOSIÇÃO.
Enfim, um belo e raro exemplo vindo da Câmara dos Deputados mostra que nem tudo está perdido. E que é possível fazer um pacto entre os interesses do país.
Numa reunião - até a circulação desse jornal secretíssima -, cardeais do PT e do DEM à frente, oposição e governo discutiram fórmulas regimentais para disciplinar a votação de matérias que criam ônus para a União. São as famosas "PECs para reeleger deputados", que encontram guarida nas corporações representadas no Congresso.
(...)
Reduções de jornadas para categorias específicas, bingos e mordaça de Maluf são algumas polêmicas. Mas a maior delas é a equiparação salarial das polícias estaduais com a do DF".
Mais tarde, eu postarei o artigo completo digitalizado como imagem.
Policiais e Bombeiros Militares do Brasil, nós estamos sendo enganados, isso é fato.
Ao longo da nossa luta eu tenho defendido que é importante ir à Brasília, eu fui uma vez, porém é muito mais importante nos mobilizarmos nos nossos estados, caso pretendamos transformar o sonho em realidade.
O nosso habitat são as ruas, servindo e protegendo o povo, os corredores do Congresso devem ser ocupados por nossos representantes, cabendo a eles demonstrarem a disposição e a força necessárias para implementar a nossa vitória.
O nosso papel é mostrar a NOSSA FORÇA POLÍTICA, em duas frentes de batalha pelo menos.
A primeira é a mais fácil, CUMPRIR A LEI, só isso.
Nessa direção a Operação Tolerância Zero (Operação Padrão), marcada para ser iniciada no próximo dia 23 ABR 2010, é a nossa FERRAMENTA PRINCIPAL.
No Rio, por exemplo, a crise vivenciada na área da segurança pública em face da não repressão ao jogo dos bichos, direciona as nossas ações nesse objetivo, CUMPRIR A NOSSA MISSÃO, REPRIMIR O JOGO DOS BICHOS TODO DIA.
O jogo dos bichos não pode mais funcionar no Rio de Janeiro a partir do dia 23, ponto final.
Em cada estado, podemos definir alvos prioritários, sendo que o objetivo e, todo Brasil é A REPRESSÃO DE TODOS OS ILÍCITOS, não apenas o "bicho".
Outra frente de luta, muito mais complexa em face dos oportunistas de plantão, é o projeto de elegermos em cada estado do Brasil, Policiais Militares e Bombeiros Militares como deputados federais e estaduais. Mobilizados vencemos essa batalha facilmente, porém ainda não conseguimos MOBILIZAR AS CATEGORIAS, o único obstáculo para a vitória.
Em apertada síntese, Policiais e Bombeiros do Brasil, a vitória está em nossas mãos, basta que cada um de nós busque forças para lutar nas ruas do Rio e nas ruas do Brasil.
Por derradeiro, as Operações Tolerância Zero e Padrão são legais e não constituem transgressão da disciplina. Aliás, nos dias atuais, o próprio direito ou não dos Policiais e Bombeiros Militares realizarem greves, permite uma discussão mais ampla. Na mesma linha de raciocínio, o direito de sindicalização.
Una-se a nós!
Mobilize-se!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

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Bol da PM nº. 067 - 16 Abr 2010 - Fl. 2
DGEI – INSCRIÇÃO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES PARA A FUNÇÃO DE INSTRUTOR DA ONU
O Comandante Geral, no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do Diretor Geral de Ensino e Instrução, torna público os requisitos para inscrição de oficiais policiais militares para Instrutor de matéria Policial Militar específica da ONU, no Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOPaz) do Exército Brasileiro, localizado na cidade do Rio de Janeiro, a saber:
1. O oficial deverá ser voluntário;
2. Estar autorizado pelo seu respectivo comandante;
3. Ter cumprido missão de paz em data recente;
4. Falar fluentemente o idioma Inglês;
5. Ter disponibilidade de ficar à disposição do CIOPaz, de imediato, pelo período de 06 (seis) meses (nos sistema de rodízio) ou por 01 (um) ano ininterrupto.
6. O CIOPaz fornecerá alojamento, alimentação e translado (Aeroporto/OM) para o oficial designado.
7. Telefones de contato: (21) 2457-0515 (TC Caldas – CIOPaz); (61) 3415-4962 (Maj Coimbra) ou (61) 3415-5052 (ST Lemes – IOPM)
8. Os Oficiais interessados deverão encaminhar requerimento à Diretoria Geral de Ensino e Instrução, impreterivelmente, até às 12h do dia 20 de abril de 2010, terça-feira.

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