-------------------------------------------------------------------
Promoção de Oficiais da PMERJ a contar de 25 dez 2009
-------------------------------------------------------------------
Diretriz 022/2009 - Regular o planejamento do POO (Policiamento Ostensivo Extraordinário) e POE (Policiamento Ostensivo Extraordinário) a serem executados durante os festejos de passagem de ano, incluindo o período natalino, principalmente na orla marítima do Estado do Rio de Janeiro
------------------------------------------------------------------------
Berenice fala sobre a Cesta de Natal da PMERJ
------------------------------------------------------------------------
Fabiana Ramos Ferreira de Melo Todorov <fabiana.melo@camara.gov.br>
Caro Major Helio,
O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), já gravou uma resposta sobre a PEC 300.
Confira a resposta no site da Câmara www.camara.gov.br, clicando em seguida na opção Presidência, depois em Fale com o Presidente.
Na quarta-feira, dia 16/12, o presidente concedeu audiência a uma comissão de defensores da PEC 300, incluindo o autor da proposta, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), e afirmou que colocaria o assunto em votação em fevereiro, tão logo o Congresso retorne aos trabalhos.
Atenciosamente,
Fabiana Melo
Assessora de Imprensa
Deputado Michel Temer fala sobre a PEC 300 çclique e assista o vídeo
------------------------------------------------------------------------
hf@hferreira.com - Aluno CFSd Harley - 2ª CIA 5º Pelotão
Nova UPP
PM divulga balanço de ações nos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo
Durante a formatura de novos 299 policiais militares que trabalharão nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), na Academia de Polícia Militar D. João VI, em Jardim Sulacap, na manhã deste domingo, a PM divulgou um balanço das ações realizadas nos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, nos bairros de Copacabana e Ipanema, na Zona Sul do Rio, desde o início do mês. A UPP das comunidades será inaugurada na próxima quarta-feira. Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), com o apoio de batalhões da área, apreenderam nos últimos 20 dias 38 granadas, 17 armas - entre elas uma metralhadora ponto 30, oito submetralhadores e um fuzil na mochila de uma estudante uniformizada de 14 anos -, dez quilos de cocaína, 160 pedras de crack, 30 litros de cheirinho da loló e 19 fardas completas da PM. Quatro pessoas foram presas e dois homens, mortos durante confronto com os policiais.
http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/posts/2009/12/20/pm-divulga-balanco-de-acoes-nos-morros-pavao-pavaozinho-cantagalo-251534.asp
------------------------------------------------------------------------
hf@hferreira.com - Aluno CFSd Harley - 2ª CIA 5º Pelotão
http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/posts/2009/12/21/quando-crescer-quero-ser-policia-251561.asp
VOCAÇÃO FAMILIAR - 'Quando crescer, quero ser polícia'
O menino Lucas Santos, de 4 anos, não sabe andar de bicicleta sem rodinhas, mas já decidiu o que vai fazer da vida: será policial militar. Para ter esta certeza, a criança se inspira em seu herói, o pai, Alex Melo dos Santos, de 28 anos, um dos 299 soldados formados no CFAP. "Quando crescer, vou ser polícia, igual meu pai", afirmou, decidido, o menino.
No momento da consagração do novo PM, o garoto não hesitou em fazer uma emocionante homenagem. Colocou fardamento igual ao de Alex e assistiu à cerimônia ao lado da mãe, orgulhosa. Tatiana Silva Lima, de 28 anos, Alex e Lucas moram em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.
— É um orgulho ter uma família maravilhosa como essa. Me dá muita força pra ir à luta — disse o soldado.
------------------------------------------------------------------------
hf@hferreira.com - Aluno CFSd Harley - 2ª CIA 5º Pelotão
Paz no Pavão-Pavãozinho
PM forma os 299 soldados que farão o policiamento na comunidade. Lula vai à inauguração
Rio - Os 299 soldados que vão fazer policiamento comunitário nos morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul carioca, se formaram ontem e depois de amanhã já começam a trabalhar. A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) será inaugurada às 7 horas desta quarta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mesmo momento em que policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estarão começando a ocupar outras duas comunidades: Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana. Segundo o governador Sérgio Cabral, a Zona Norte ganhará UPP no primeiro semestre de 2010.
Filho de soldado, o menino Lucas Melo emocionou os PMs no formatura. Missão de substituir o medo pelo diálogo começa na quarta-feira. Foto: Severino Silva/Agência O Dia
“Os soldados receberam uma orientação de relacionamento comunitário: entender as pessoas que vivem numa área carente ao lado de uma área privilegiada. Esses policiais vivenciam um novo momento, uma nova perspectiva na polícia. Primeiro, porque vão trabalhar numa comunidade pacificada. Segundo, porque são protagonistas desse novo momento. Eles são os agentes da tranquilidade”, afirmou o governador durante a formatura.
Comandante da UPP, capitão Leonardo Nogueira, 32 anos, se reúne hoje com a tropa para passar instruções. Há 21 dias ele circula pela comunidade, bate de porta em porta e conversa com moradores que, segundo ele, estão sendo receptivos.
“Estamos lá para garantir os direitos civis das pessoas e o fim do fuzil nas mãos de bandidos. Vamos usar a força de vontade e a disposição dos policiais mais novos para estabelecer um bom laço com a comunidade. Esse foi um ponto que me surpreendeu: eles estão nos ajudando muito com informações”, disse o oficial.
Única mulher da turma de formandos, a soldado Carla de Lima Batista, 27 anos, está animada. Formada em Turismo, incorporou o discurso de proximidade. “É um desafio mostrar que a mulher tem capacidade de desempenhar o mesmo papel na PM e nossa geração vai mostrar que a mudança é capaz: vamos privilegiar o diálogo e atender as necessidades da população”, disse,
A maquiagem também não fica de fora. “A parte mais puxada do curso foi o treinamento físico com o Bope e o Choque. Fiz tudo. Um dia caminhamos oito horas de Grumari até Sulacap. A maquiagem derreteu, mas eu não desisti”, contou.
O porteiro José Pereira da Silva, 32 anos, aproveitou o domingo para brincar com os filhos na pracinha aos pés do Pavão-Pavãozinho. A cena era impossível antes da ocupação policial. Ali funcionava uma cracolância. “Hoje nossa vida está mais tranquila”, disse.
ALGO MAIS: “Sábado havia 20 crianças brincando e tocando comigo”
Formado em Música, o capitão comandante da UPP, Leonardo Nogueira, já encantou a garotada do Pavão-Pavãozinho com seus instrumentos de percussão. “Sábado comecei a tocar e em menos de cinco minutos havia 20 crianças brincando e tocando comigo”, contou.
Cerca de 200 soldados devem permanecer no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo divididos em turnos (50 policiais a cada 12 horas de trabalho). O restante do grupo seguirá para a UPP que será instalada na Ladeira dos Tabajaras e no Morro dos Cabritos. Cabos e soldados mais experientes, que conhecem as comunidades, ajudarão. Policiais do Bope também continuarão ocupando as favelas.
fonte: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/12/paz_no_pavao_pavaozinho_54410.html
------------------------------------------------------------------------
luiz souza santos <souzaboka@gmail.com>
Fisioterapia Grátis - FAVOR DIVULGAR
O HOSPITAL SARAH RIO, especializado em Neuroreabilitação, inaugurado no dia 01 de maio de 2009, na Barra da Tijuca, já está cadastrando
para atendimento, novos pacientes adultos e crianças com as seguintes patologias:
- Paralisia Cerebral
- Crianças com Atraso do Desenvolvimento Motor
- Sequela de Traumatismo Craniano
- Sequela de AVC - Sequelas de Hipóxia Cerebral
- Malformação Cerebral
- Sequela de traumatismo Medular
- Doenças Medulares não traumáticas como Mielites e Mielopatias
- Doenças Neuromusculares como Miopatias, Neuropatias Periféricas Hereditárias e Adquiridas, Amiotrofia Espinhal
- Doença de Parkinson e Parkinsonismo
- Ataxias
- Doença de Alzeihmer e Demências em Estágio Inicial
- Esclerose Múltipla
- Esclerose Lateral Amiotrófica em Estágio Inicial
- Mielomeningocele
- Espinha Bífida
- Paralisia Facial
O ATENDIMENTO É TOTALMENTE GRATUITO.
O cadastro para atendimento de novos pacientes é feito exclusivamente pelo telefone: 21 3543-7600, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
------------------------------------------------------------------------
Valdelei Duarte <leiduarte_gv@hotmail.com>
O governador revela que sua intenção era deixar bombeiros de fora.
POR THIAGO PRADO - do Dia Online
Rio - A duas semanas do início do ano eleitoral, o governador Sérgio Cabral começa a dar o tom da campanha pela reeleição. Os principais ingredientes estão definidos: marcas fortes criadas em três anos de estreita parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva — UPP, UPA e PAC — combinadas com doses pesadas de ataques à gestão de Anthony Garotinho, seu provável adversário em 2010. A receita para o sucesso nas urnas ainda passa por domar um PT do Rio rachado pela insistência do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, de, nos últimos meses, querer entrar na disputa estadual. Como um dos maiores interessados na questão, Cabral desafia: a hipótese de ter um adversário petista está descartada e o partido terá mais espaço em um segundo mandato.
Governador aposta na parceria com o governo federal para atrair apoio de petistas à sua candidatura já no primeiro turno
O DIA: Como fazer para convencer o PT a não lançar candidatura própria no Rio se o PMDB decidiu fazer o mesmo no Pará, na Bahia e em Minas Gerais, contrariando os petistas?
Essa é uma lógica boba e primária de se fazer política. O PMDB tem hoje o maior número de deputados federais, governadores, senadores e prefeitos do Brasil. O PT do Rio tem que achar que o governo Sérgio Cabral avançou e que foi ao encontro do que o partido esperava para a população. O PT hoje está no governo. Ele se sente bem com isso? Essa é a conversa madura, por mérito.
Mas o partido teria mais espaço em um segundo mandato do senhor (hoje o PT está nas secretarias de Meio Ambiente e Ação Social)?
Esse não é um privilégio do PT. O PMDB que me apóia também reclama comigo. Claro, em 2006, o PT entrou na aliança no segundo turno. Se desta vez isso vai ser construído a partir do primeiro turno, é uma outra lógica. É natural que o PT possa ter maior presença porque vai formular comigo o programa dos próximos quatro anos. Eles nunca estabeleceram comigo uma relação fisiológica, foi sempre baseada em programa.
O apoio do PMDB para a disputa ao Planalto com a ministra Dilma Rousseff será prejudicado caso o PT lance candidatura no Rio?
Não falo sobre esta hipótese. O PT-RJ não teve ministro no primeiro mandato de Lula e hoje tem dois depois que o Sérgio Cabral assumiu o governo do estado (os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Igualdade Social, Edson Santos). O presidente Lula pensa que a dupla Cabral-Pezão está fazendo bem ao Rio. Vamos apoiar a companheira Dilma Rousseff e o PT vai nos apoiar aqui, não tenho dúvida disso.
Que tipo de candidato o senhor vai apresentar para o eleitor no ano que vem?
Vamos continuar no mesmo trilho. Nenhum lugar do mundo tem um calendário que nós conquistamos para o Rio: 2011, Jogos Militares; 2013, Copa das Confederações; 2014, Copa do Mundo; e 2016, Olimpíadas. Conseguimos estabelecer uma relação entre os três níveis de poder que jamais se estabeleceu. Faremos muitos concursos públicos na Educação, na Segurança, na área da Fazenda e para gestor público. O servidor vai ganhar, em 2010, o melhor calendário de pagamentos dos últimos 20 anos. Em fevereiro, todas as salas terão ar-condicionado e o professor terá um laptop na mão. Incorporamos o Nova Escola. Na Saúde, Sérgio Côrtes é o maior gestor do Brasil. Antes do Natal, vamos inaugurar em São Bernardo do Campo a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) fora do estado. As pensionistas voltaram a receber. O último ano de Rosinha pagou R$ 24 milhões em precatórios. Vamos pagar, este ano, quase R$ 170 milhões.
Na semana passada, o ministro Tarso Genro anunciou a proposta de criar a Bolsa Olímpica (gratificação que elevará o piso salarial de bombeiros e policiais civis e militares para R$ 3,2 mil). Como estão as negociações para colocar a idéia em prática?
O projeto pode sair por medida provisória ou projeto de lei. Achamos melhor a primeira opção. Até 2016, isso seria incorporado ao salário. Neste primeiro momento, o benefício não irá para o servidor inativo. Mas é claro que quando começar a incorporar você terá que contemplá-lo. Quando o helicóptero foi derrubado, fizemos proposta ao governo federal de R$ 1,5 mil de gratificação por mês para todos os policiais civis e militares.
Até coronel e delegado?
Sim. Todos.
Corpo de Bombeiros não?
Só policial civil e militar.
Então, a proposta do estado era diferente da feita pelo governo federal (que não engloba todo o efetivo das polícias). E no projeto de Tarso Genro, os bombeiros serão contemplados.
Ah é? Que ótimo. O governo federal nos ajuda como nunca. Acabamos de pegar um empréstimo no BNDES para a construção de cadeias públicas e conclusão do Programa Delegacia Legal. Também pegamos dinheiro para a Cidade da Polícia, que será no prédio da Souza Cruz, no Jacarezinho.
Mas muitos municípios do interior rejeitam a idéia de ter uma casa de custódia.
Isso já está bem acordado. Os prefeitos acabam convencidos por uma questão humanista. Basta fazer em uma área distante e bem instalada. É covardia um preso do interior estar aqui no Rio, o cara fica longe da família. Vamos terminar duas casas de custódia em Bangu, uma na Região dos Lagos, entre Araruama e Saquarema, duas em São Gonçalo, uma em Magé, uma entre Angra e Mangaratiba e uma em Resende. Nas décadas de 80 e 90, a segurança pública era uma coisa para a qual a esquerda não dava muita bola. Hoje, implantamos uma nova modalidade que é a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que é a presença permanente do estado.
E vai ter no Complexo do Alemão, Rocinha e Manguinhos (comunidades que hoje recebem obras do Programa de Aceleração do Crescimento mas não têm UPP)?
Vamos chegar lá. O problema é que esta estratégia compatibiliza a formação de novos homens. Agora temos 300 que estão se formando no dia 18 de dezembro para atuar no Tabajaras e Cabritos.
Antes do Réveillon?
Antes do Natal. A previsão era formar 1.400 homens até abril de 2010 e, só então, começar o novo curso. Até julho, formaríamos os que entram agora em janeiro. São 1.400 mais 1.300, quase 3 mil homens formados quase que exclusivamente para as UPPs. De março em diante não para mais e não tem calendário eleitoral que comprometa as ações.
Em quais comunidades?
Não decido isso. Sou apenas consultado. O governador não é palpiteiro. Tem três cenas do filme ‘Tropa de Elite’ que não existem mais no nosso governo. Primeiro: deputado negociando nomeação de coronel em batalhão. Outra: a troca do radiador de viatura. Temos hoje a maior frota terceirizada do País. PM não se forma para cuidar de carro. A terceira cena: a que leva o Capitão Nascimento à neurose. A tropa que vai à favela e troca tiro e mata alguns. Já foi época que o governador negociava o sequestro do 174. Já foi época que o governador tirava foto com granadas apreendidas. Já foi época que o governador se metia na promoção da PM. Estamos governando sem demagogia.
Petistas querem indicar vice e PCdoB começa a exigir cargo no primeiro escalão do governo. Cabral rejeita
Agradar ao PT não será tarefa fácil para Cabral. Desde a eleição de Luiz Sérgio para a presidência regional, no dia 6, o partido passou a sinalizar com a intenção de indicar o seu vice — cargo ocupado atualmente por Luiz Fernando Pezão. “É mais fácil o sargento Garcia prender o Zorro”, ironizou o governador há duas semanas, descartando a possibilidade.
Nos próximos meses, a cobiça por cargos e a articulação pelas alianças vão agitar os bastidores de partidos que compõem a base do governo. Atualmente, das 19 secretarias estaduais, apenas seis contemplam cinco siglas — PT, PP, PSB, PMN e PSC —, que votam junto com o PMDB na Assembléia Legislativa. A administração de Eduardo Paes (PMDB) na prefeitura conta com mais partidos: ele entregou nove pastas (de 22) para oito partidos. No primeiro escalão do município, além dos que apóiam Cabral, estão PTB, PDT e PCdoB.
Os comunistas, por exemplo, estão em busca de mais espaço. Até agora, agraciado com uma diretoria na Agetransp e cargos na Fundação Escola de Serviço Público (Fesp), o PCdoB está de olho na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Atualmente, a pasta é ocupada por Márcia Lins, indicação de Paes, que foi secretário. “Já temos conhecimento na área, o ministro do Esporte (Orlando Silva) é do nosso partido”, diz o deputado estadual Fernando Gusmão, que garante: caso Lindberg se candidate, vai apoiá-lo. Cabral afirma que não fará a mudança.
Já o PDT está dividido entre um grupo que quer apoiar a reeleição de Cabral, outro que deseja a candidatura de Lindberg Farias e os que defendem a candidatura própria. O PTB ainda não definiu que postura tomará em 2010. Dos partidos com representantes no primeiro escalão de Cabral, o único que ainda balança sobre os rumos para a disputa no ano que vem é o PSC, que tem Ronald Azaro na Secretaria de Trabalho. A possibilidade de apoiar Anthony Garotinho ainda não foi totalmente descartada.
Ano eleitoral com investimentos e obras no interior
O último ano de mandato de Cabral promete a inauguração de várias obras longe da capital — em algumas áreas, o governador tem, segundo pesquisas recentes, índices de votação semelhantes ou até inferiores ao ex-governador Anthony Garotinho. Para o ano que vem, os orçamentos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) serão ampliados sensivelmente.
Em 2010, o Padem — criado por Garotinho — terá o nome trocado por Cabral. “É um nome horrível. Vai ser o maior da história, mas não com esse nome. Só vereador e prefeito sabem o que é”, afirmou o governador.
O Padem terá crescimento de 275% nos recursos na comparação dos dois primeiros anos de governo de Cabral com 2009 e 2010 (de R$ 80 milhões para R$ 300 milhões). Na semana passada, quando a Assembléia Legislativa aprovou aumento do orçamento para 2010 (de R$ 46,3 bilhões para R$ R$ 47,4 bilhões), boa parte dos novos recursos — R$ 700 milhões — foi reservada para o DER. A Cedae também aumentará os investimentos em municípios distantes da capital.
“A Cedae tem hoje 200 frentes de obras em andamento no estado. São investimentos da ordem de R$ 3,4 bilhões, que incluem recursos do nosso governo, do presidente Lula e das prefeituras também”, disse Cabral.
Na última pesquisa do IBPS, diversos cenários projetaram a candidatura do ex-prefeito Cesar Maia, do deputado federal Fernando Gabeira e de Lindberg. Nelas, Cabral aparece com mais de 35% dos votos, acima de Garotinho, com cerca de 20%. Mas, em algumas medições, o ex-governador vence Cabral na Região Metropolitana.
------------------------------------------------------------------------
Gustavo Beniz - gustabrb@yahoo.com.br
Traficantes do CV com visão além do alcance
Lunetas com capacidade de aproximar alvos a até um quilômetro de distância estão sendo usadas por traficantes ligados à facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas na Favela Parque União, no Complexo da Maré, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Os aparelhos óticos foram apreendidos, na manhã desta quarta-feira, dia 25 de novembro, por policiais do 22º BPM (Benfica).
Os PMs realizavam operação para tapar buracos abertos nas principais vias da localidade para dificultar a entrada das viaturas quando receberam denúncias relativas a locais onde os criminosos teriam escondido armas e drogas.
“A ação era para tapar os buracos do tráfico. Eles abriram fossos para impedir a entrada da Polícia. Conseguimos concreto e fomos para lá com um caminhão betoneira. Algumas pessoas começaram a ligar para o Disque-Denúncia com informações sobre gatonet e imóveis utilizados por criminosos e aproveitamos para checá-las”, revelou o tenente-coronel Amaury Simões, comandante do 22º BPM.
Na laje de uma casa perto da Rua Darci Vargas, os policiais encontraram duas lunetas, munições para diversos calibres, frascos de cheirinho da loló, uma granada, papelotes de cocaína e trouxinhas de maconha, além de aproximadamente quatro quilos de pasta de cocaína e farto material para endolação.
“Acredito que o tráfico tenha sofrido um prejuízo financeiro muito grande, de pelo menos R$ 200 mil. Cada quilo dessa pasta de cocaína ainda passaria por fases de mistura e endolação e seria multiplicado cinco vezes”, afirmou o coronel Amaury.
Em outro imóvel, os PMs estouraram uma central clandestina de televisão a cabo. Diversos equipamentos, como distribuidores e receptores de sinal, foram apreendidos. Para evitar manifestações em represália à ação, foi montado um esquema especial de policiamento.
“Equipes vão permanecer até a manhã desta quinta-feira no local, até que o concreto seque. O policiamento ostensivo está reforçado, assim como o patrulhamento nas principais vias de acesso à comunidade, para evitar que os criminosos tentem diminuir o prejuízo sofrido praticando assaltos”, garantiu o oficial.
Todo o material foi levado para a 21ª DP (Bonsucesso), onde foi feito o registro da apreensão.
------------------------------------------------------------------------
Bol PM nº. 114 - 21 Dez 09 - Fls. 1 e 2
INAUGURAÇÃO DA ODONTOCLÍNICA DA POLÍCIA MILITAR
ORDEM DO DIA
Não há forma mais elevada de demonstrar responsabilidade para com os homens, do que levar o dever às raias do sacrifício. Este ato estreme tem um mister sublime, e é conhecido no ocidente, há pelo menos dois mil anos, desde que Galileu disse e posteriormente demonstrou, inexistir prova maior de sua presença do que a doação de si pelo bem do semelhante.
E não há, na humanidade, um ser que se doe mais pelo próximo do que o Policial Militar, que sacrifica até mesmo a sua própria vida pela sociedade.
Hoje estamos inaugurando a Odontoclínica Central da Polícia Militar, cuja missão institucional é oferecer à família Policial Militar um serviço preventivo e especializado, integrado a 37 Unidades de Saúde Oral existentes na Corporação, que prestam atendimento em diversos níveis de complexidade.
Convém ressaltar a importância da Odontologia preventiva no gerenciamento dos programas de promoção de saúde bucal bem sucedidos e que a proposta da OCPM atende aos anseios da família Policial Militar, equilibrando de forma efetiva o setor restaurador e preventivo.
Uma cavidade oral sadia está intimamente relacionada à saúde geral e com a qualidade de vida. No nível psicossocial, uma boca sadia garante a manutenção da boa aparência, boa fala, além da expressão e da comunicação interpessoal, sendo de grande importância na prevenção da saúde e da auto-estima.
Desta maneira, a Odontologia amplia seus compromissos éticos com a sociedade, garantindo cada vez mais que as pessoas possam viver com saúde.
É uma grande conquista para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, pois cada Policial é um semeador, e como bons semeadores merecem esta colheita.
Os nossos Policiais, que trabalham pelo bem da população, por todas as vezes que sacrificaram momentos de convivência familiar em prol da sociedade, por seu empenho no engendrar um Estado cada dia melhor, enfim; por tudo isso é que são semeadores e por isso, dignos de receber este benefício.
Parabéns a todos nós por mais esta conquista!
Assina: MÁRIO SÉRGIO DE BRITO DUARTE – Cel PM
COMANDANTE GERAL.
------------------------------------------------------------------------
Bol PM nº. 114 - 21 Dez 09 - Fl. 29
ANO DESPORTIVO DA CORPORAÇÃO 2009 – ENCERRAMENTO – XVI CORRIDA DE CONFRATERNIZAÇÃO DO CRISTO REDENTOR - CEL DIVALDO SANTOS DE REZENDE - CONVITE – REGULAMENTO - PUBLICAÇÃO
Considerando o cumprimento do Calendário Desportivo da Corporação, o Comandante Geral, em referência a busca do despertamento dos integrantes da Corporação para qualidade de vida e a integração do público interno com a sociedade, PUBLICA o ENCERRAMENTO do Ano Desportivo da Corporação 2009 (para adultos), com a realização da XVI Corrida de Confraternização do Cristo Redentor – Cel PM Divaldo Santos de
Rezende e CONVIDA todo o Público Interno (civil e militar), bem como a Comunidade Atlética da Cidade do Rio de Janeiro e do Estado, a participarem, consoante o seguinte regulamento:
1.Da Corrida em epígrafe como Evento Permanente
A Corrida de Confraternização do Cristo Redentor – Cel PM Divaldo Santos de Rezende, realizar-se-á anualmente como tradição sempre no último sábado do ano, fechando o Calendário Adulto Desportivo da Corporação. O evento não terá espírito de emulação e será franqueado aos públicos interno e externo, ligados à PMERJ, e receberá como prenome a ordem crescente de suas edições sucessivas.
2.Da Finalidade
a.
Encerrar o Ano Desportivo da Corporação 2009 (adulto) de forma harmoniosa, equilibrada, sem espírito de competição, de modo que a espiritualidade e a bondade possam aflorar, intuindo a introspecção do existir.b
. Desenvolver o sentimento de gratidão a Deus, cruzando harmoniosamente os dois adventos concedidos ao ser humano; Espírito – Corpo; através da corrida fraterna e educativa.c.
Buscar o Corcovado, área preservada de Mata Atlântica, coração da cidade, postal para o mundo, de beleza invulgar, de onde se contempla de altitude privilegiada, a visão do horizonte circular da cidade, para confraternizar de forma atlética.d.
Expressar o amor da Corporação à cidade Maravilhosa, Capital do Estado, possibilitando o relacionamento entre todos os seguimentos da Sociedade Fluminense, através de um motivo desportivo e educativo.e.
Exemplificar mais um a vez que nas ações desportivas o valor está no homem essencialmente, sem adereços e diferenças: de origem, de raça, de crença e de situação social.f.
Homenagear a figura do extinto Cel PM Divaldo Santos de Rezende, Oficial de mente arejada, prático e trabalhador invulgar, que deve a sensibilidade de compreender e a voluntariedade de trabalhar em prol da criação de espaços na Corporação para o ecumenismo religioso, convicto que estava de que a pobreza espiritual é a origem de todas as carências. Oficial que esteve presente à primeira Corrida de Confraternização, incentivando e fotografando.3. Data / Hora / Local
A Corrida de Confraternização do Cristo Redentor – Cel PM Divaldo Santos de Rezende, será realizada no dia 26 Dez 09 (último sábado do ano), as 08:30 h, com saída do pátio do QG.
4.Da Distância e do Percurso
a .
Distância: 12 Kmb. Percurso: Saída – Pátio do QG – Rua Evaristo da Veiga – Rua República do Paraguai (corta) – Largo da Lapa (corta) – Arcos da Lapa (largada) - Av. Mem de Sá - Av. Gomes Freire - Rua Joaquim Murtinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário