-------------------------------------------------------------------
Editorial de Natal e Final de Ano
Ao término de mais um ano, o terceiro de atividade no site, recebi inúmeras mensagens de Natal, de parabenização pelo meu trabalho e de felicitações pelo entusiasmo e idealismo em que venho tratando a questão salarial da PMERJ e do CBMERJ.
Avançamos, ganhamos terreno, vencemos algumas batalhas, mas não a guerra.
Contudo, posso afirmar: "Estamos muito próximo da grande vitória".
Sem dúvida alguma hoje posso afirmar categoricamente: "2010 será um ano diferenciado para as duas Corporações".
Teremos certamente, boas novidades, a recuperação da autoestima, a valorização profissional, e, finalmente o reconhecimento por parte dos políticos e da sociedade.
Reconheço que crescemos, evoluímos, melhoramos como Instituição, mas estamos muito distante da "EXCELÊNCIA".
Precisamos melhorar mais e mais, para sermos "reverenciados" pela sociedade como um todo. Notabilizados pela imprensa brasileira e internacional, reconhecidos como capazes e competentes profissionais de Polícia.
Então faremos jus ao salário almejado.
Eu, que sou um idealista, costumo dizer: "O Homem morre, os ideais continuam!"
Continuarei aqui ajudando aos que precisam, por que sei que isto de alguma forma também me ajuda.
Acredito em DEUS e sei que ele olha por todos com carinho e em especial àqueles que são do bem, e eu me incluo neste grupo.
Conclamo a você que me lê com frequência, que acredita em minhas palavras e que se utiliza do site para aprimoramento profissional, que caminhe ao meu lado para melhorar a imagem de nossas Instituições: PMERJ e CBMERJ.
Um dia poderemos dizer alto e em bom tom: "JUNTOS SOMOS FORTES E PODEMOS MUDAR OS RUMOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO E NO PAÍS!"
Obrigado a você meu amigo (minha amiga)!
Um forte abraço e a esperança de dias melhores em 2010.
Feliz Natal e um Próspero 2010!
Maj Helio - Admin do site Comunidade Fiel de Apoio ao Policial
------------------------------------------------------------------
Bol PM nº. 115 - 22 Dez 09 - Fl. 89
RDPM – ALTERAÇÃO NO ANEXO I – MODIFICAÇÃO DE CLASSIFICAÇÃO DE FIGURA TRANSGRESSIVA – PUBLICAÇÃO
O Comandante Geral, no uso de suas atribuições legais, notadamente aquela contida no art. 74, do RDPM, resolve modificar temporariamente, pelo período de 24DEZ09 até 04JAN2010, a classificação da transgressão praticada por falta ao serviço ordinário e/ou extraordinário (nº 22, do anexo I, do RDPM) de MÉDIA para transgressão GRAVE.
(Nota nº. 2519 de 22 /12/2009 – CIntPM)
-------------------------------------------------------------------
Marcelo Alves Farias <cb.farias@hotmail.com>
Alexandre R. Romano <alexandreromano.rj@gmail.com>
A NOVELA ACABOU, AGORA NOS RESTA SABER SE O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PAGARÁ O QUE ESTÁ BLOQUEADO.
FONTE: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SEGURANCA/144349-CONGRESSO-APROVA-CREDITO-PARA-BOLSA-FORMACAO-DE-POLICIAIS.html
NOTICIA DE ÚLTIMA HORA SOBRE O BOLSA FORMAÇÃO 22/12/2009 - 22:31 horas
Congresso aprova crédito para pagamento do Bolsa-Formação de Policiais Militares
O Plenário do Congresso iniciou a Ordem do Dia e aprovou o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 91/09, que concede crédito suplementar de R$ 445 milhões aos ministérios da Justiça e da Defesa. A matéria vai à sanção presidencial.
A maior parte dos recursos (R$ 299 milhões) caberá à administração direta do Ministério da Justiça. Parte desse dinheiro deverá ser gasta na execução do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) por meio do pagamento de bolsa-formação aos policiais militares e civis, agentes penitenciários, guardas municipais, bombeiros e peritos criminais.
Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli
-------------------------------------------------------------------
http://christinaantunesfreitas.blogspot.com/
INFORMAÇÃO E GENEROSIDADE: VITAL IMPORTÂNCIA
Amigos:
Quando comecei a ler sobre a PEC-300/2008, confesso que tive algumas dúvidas que para alguns podiam ser muito "sem noção", mas que para mim, eram de vital importância. Uma delas: se o Militar Estadual Reformado por acidente, doença, etc., era ou não incluso em "Inativos".
Creio que a maioria dos leitores sabe bem, "que santo de casa não costuma fazer milagre", então para não complicar mais minha cabeça, normalmente recorro a alguns contatos quando tenho dúvidas.
Sobre esta minha dúvida sobre os Militares Reformados, perguntei à Major Aziza, que na época trabalhava no CFAP. Ela, também como amiga de minha família, deu-me as explicações e uma dica, que hoje posso considerar como "MUITO VALIOSA", que foi a indicação do SITE DO CFAP, conforme abaixo:
Comunidade Fiel de Apoio ao Policial
http://cfap.k6.com.br ou http://cfap.rg3.net
O site é administrado pelo Major Helio, que faz um trabalho primoroso ao repassar as informações recebidas pelos meios oficiais, e por e-mails que o mesmo recebe. Sendo assim, com bastante critério, o MAJOR HELIO edita o site.
Em um primeiro pensamento sobre o que seria o site do CFAP, poderíamos até ter a impressão que se trata de um site "chapa branca", que somente existe para "adular" Superiores e suas Ordens… Nada disso!
Confesso que fiquei surpresa com a liberdade editorial do MAJOR HELIO, que passeia por diversos assuntos de difícil abordagem, mas sempre com bastante cordialidade e educação.
Não é o site do CFAP, uma reprodução do "pensamento repassado pelo Comando".
Existem sim, "Decisões do Comando" que de uma maneira geral atingem ao grande contingente da PMERJ, e que o site transmite, proporcionando assim, acesso fácil dessas informações, a todos Policiais Militares.
Inexiste na realidade, o intuito de fomentar acaloradas discussões, apesar do mesmo publicar e-mails recebidos, com pensamentos antagônicos ao "Pensamento Oficial".
O site do CFAP realiza na verdade um grande Serviço aos Policiais Militares, repassando a todos, informações bastante úteis.
Para mim, foi surpresa verificar que existe no site do CFAP, um espaço que é um "BANCO DE PERMUTAS", onde o Militar por e-mail enviado ao site se inscreve para a divulgação. E podem ter certeza: muitas permutas acontecem… É uma maneira prática e simples, pois imagino ser bem difícil o Militar ficar "correndo" atrás desse tipo de informação.
Trabalhando pelo Site do CFAP, naturalmente existe uma pessoa bastante séria, rígida, criteriosa, e com uma ampla visão de "COLETIVIDADE”, que é o MAJOR HELIO. O mesmo poderia estar simplesmente cumprindo suas obrigações Militares, sem se importar em dividir com todos, a divulgação de Cursos, Permutas, Salários e quaisquer outras Notícias, Benefícios e Reclames do Policial Militar.
Só falei com o MAJOR HELIO uma única vez, porém recebo o Informativo do Site do CFAP, com uma periodicidade impressionante, pois bem sei que é trabalhoso montar um site como o que ele Administra. (Inscrevi-me para receber o Informativo do Site do CFAP).
Estive pensando hoje, em falar sobre GENEROSIDADE, aqui no Blog.
Claro que tenho exemplos de pessoas altamente generosas, que tendo bastante convívio comigo - tanto por ideais ou aflições divididas - ou por serem amigos em potencial, não seria o meu conceito sobre PARTILHAR, tão isento!
Então, com a proximidade do NATAL, em que a GENEROSIDADE deve estar sempre presente em nossas vidas (sob qualquer forma), gostaria que este meu "pretenso artigo" em que falo sobre o SITE DO CFAP, seja também uma forma de homenagear este homem - qualificado ou destinado -a levar informação "generosamente”: MAJOR HELIO, por sua capacidade em PARTILHAR, coisa tão escassa em nossos dias!
Que na figura do MAJOR HELIO, todos aqueles que praticam a GENEROSIDADE AUTÊNTICA (aquela que vem do coração), recebam meus agradecimentos! Sintam-se abraçados por mim, que tanto precisei várias vezes, da generosidade de muitos!
UM FELIZ NATAL PARA TODOS NÓS:
INCLUSOS OU EXCLUSOS
DESSE SISTEMA CAPITALISTA,
QUE TIROU-NOS A CAPACIDADE DE SOMENTE
LEMBRAR DO "NATAL", COMO A
DATA EM QUE SE COMEMORA
O NASCIMENTO DO
"MENINO JESUS”!
Abraço Fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS
-------------------------------------------------------------------
Valdelei Duarte <leiduarte_gv@hotmail.com>
Cabral revela que queria cortar bombeiros do Bolsa Olímpica
RJ - Sérgio Cabral ignora os Bombeiros até mesmo em entrevista eleitoreira
O governador revela que sua intenção era deixar bombeiros de fora.
POR THIAGO PRADO - do Dia Online
Rio - A duas semanas do início do ano eleitoral, o governador Sérgio Cabral começa a dar o tom da campanha pela reeleição. Os principais ingredientes estão definidos: marcas fortes criadas em três anos de estreita parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva — UPP, UPA e PAC — combinadas com doses pesadas de ataques à gestão de Anthony Garotinho, seu provável adversário em 2010. A receita para o sucesso nas urnas ainda passa por domar um PT do Rio rachado pela insistência do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, de, nos últimos meses, querer entrar na disputa estadual. Como um dos maiores interessados na questão, Cabral desafia: a hipótese de ter um adversário petista está descartada e o partido terá mais espaço em um segundo mandato.
Governador aposta na parceria com o governo federal para atrair apoio de petistas à sua candidatura já no primeiro turno
O DIA: Como fazer para convencer o PT a não lançar candidatura própria no Rio se o PMDB decidiu fazer o mesmo no Pará, na Bahia e em Minas Gerais, contrariando os petistas?
Essa é uma lógica boba e primária de se fazer política. O PMDB tem hoje o maior número de deputados federais, governadores, senadores e prefeitos do Brasil. O PT do Rio tem que achar que o governo Sérgio Cabral avançou e que foi ao encontro do que o partido esperava para a população. O PT hoje está no governo. Ele se sente bem com isso? Essa é a conversa madura, por mérito.
Mas o partido teria mais espaço em um segundo mandato do senhor (hoje o PT está nas secretarias de Meio Ambiente e Ação Social)?
Esse não é um privilégio do PT. O PMDB que me apoia também reclama comigo. Claro, em 2006, o PT entrou na aliança no segundo turno. Se desta vez isso vai ser construído a partir do primeiro turno, é uma outra lógica. É natural que o PT possa ter maior presença porque vai formular comigo o programa dos próximos quatro anos. Eles nunca estabeleceram comigo uma relação fisiológica, foi sempre baseada em programa.
O apoio do PMDB para a disputa ao Planalto com a ministra Dilma Rousseff será prejudicado caso o PT lance candidatura no Rio?
Não falo sobre esta hipótese. O PT-RJ não teve ministro no primeiro mandato de Lula e hoje tem dois depois que o Sérgio Cabral assumiu o governo do estado (os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Igualdade Social, Edson Santos). O presidente Lula pensa que a dupla Cabral-Pezão está fazendo bem ao Rio. Vamos apoiar a companheira Dilma Rousseff e o PT vai nos apoiar aqui, não tenho dúvida disso.
Que tipo de candidato o senhor vai apresentar para o eleitor no ano que vem?
Vamos continuar no mesmo trilho. Nenhum lugar do mundo tem um calendário que nós conquistamos para o Rio: 2011, Jogos Militares; 2013, Copa das Confederações; 2014, Copa do Mundo; e 2016, Olimpíadas. Conseguimos estabelecer uma relação entre os três níveis de poder que jamais se estabeleceu. Faremos muitos concursos públicos na Educação, na Segurança, na área da Fazenda e para gestor público. O servidor vai ganhar, em 2010, o melhor calendário de pagamentos dos últimos 20 anos. Em fevereiro, todas as salas terão ar-condicionado e o professor terá um laptop na mão. Incorporamos o Nova Escola. Na Saúde, Sérgio Côrtes é o maior gestor do Brasil. Antes do Natal, vamos inaugurar em São Bernardo do Campo a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) fora do estado. As pensionistas voltaram a receber. O último ano de Rosinha pagou R$ 24 milhões em precatórios. Vamos pagar, este ano, quase R$ 170 milhões.
Na semana passada, o ministro Tarso Genro anunciou a proposta de criar a Bolsa Olímpica (gratificação que elevará o piso salarial de bombeiros e policiais civis e militares para R$ 3,2 mil). Como estão as negociações para colocar a idéia em prática?
O projeto pode sair por medida provisória ou projeto de lei. Achamos melhor a primeira opção. Até 2016, isso seria incorporado ao salário. Neste primeiro momento, o benefício não irá para o servidor inativo. Mas é claro que quando começar a incorporar você terá que contemplá-lo. Quando o helicóptero foi derrubado, fizemos proposta ao governo federal de R$ 1,5 mil de gratificação por mês para todos os policiais civis e militares.
Até coronel e delegado?
Sim. Todos.
Corpo de Bombeiros não?
Só policial civil e militar.
Então, a proposta do estado era diferente da feita pelo governo federal (que não engloba todo o efetivo das polícias). E no projeto de Tarso Genro, os bombeiros serão contemplados.
Ah é? Que ótimo. O governo federal nos ajuda como nunca. Acabamos de pegar um empréstimo no BNDES para a construção de cadeias públicas e conclusão do Programa Delegacia Legal. Também pegamos dinheiro para a Cidade da Polícia, que será no prédio da Souza Cruz, no Jacarezinho.
Mas muitos municípios do interior rejeitam a idéia de ter uma casa de custódia.
Isso já esta bem acordado. Os prefeitos acabam convencidos por uma questão humanista. Basta fazer em uma área distante e bem instalada. É covardia um preso do interior estar aqui no Rio, o cara fica longe da família. Vamos terminar duas casas de custódia em Bangu, uma na Região dos Lagos, entre Araruama e Saquarema, duas em São Gonçalo, uma em Magé, uma entre Angra e Mangaratiba e uma em Resende. Nas décadas de 80 e 90, a segurança pública era uma coisa para a qual a esquerda não dava muita bola. Hoje, implantamos uma nova modalidade que é a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que é a presença permanente do estado.
E vai ter no Complexo do Alemão, Rocinha e Manguinhos (comunidades que hoje recebem obras do Programa de Aceleração do Crescimento mas não têm UPP)?
Vamos chegar lá. O problema é que esta estratégia compatibiliza a formação de novos homens. Agora temos 300 que estão se formando no dia 18 de dezembro para atuar no Tabajaras e Cabritos.
Antes do Réveillon?
Antes do Natal. A previsão era formar 1.400 homens até abril de 2010 e, só então, começar o novo curso. Até julho, formaríamos os que entram agora em janeiro. São 1.400 mais 1.300, quase 3 mil homens formados quase que exclusivamente para as UPPs. De março em diante não para mais e não tem calendário eleitoral que comprometa as ações.
Em quais comunidades?
Não decido isso. Sou apenas consultado. O governador não é palpiteiro. Tem três cenas do filme ‘Tropa de Elite’ que não existem mais no nosso governo. Primeiro: deputado negociando nomeação de coronel em batalhão. Outra: a troca do radiador de viatura. Temos hoje a maior frota terceirizada do País. PM não se forma para cuidar de carro. A terceira cena: a que leva o Capitão Nascimento à neurose. A tropa que vai à favela e troca tiro e mata alguns. Já foi época que o governador negociava o sequestro do 174. Já foi época que o governador tirava foto com granadas apreendidas. Já foi época que o governador se metia na promoção da PM. Estamos governando sem demagogia.
Petistas querem indicar vice e PCdoB começa a exigir cargo no primeiro escalão do governo. Cabral rejeita
Agradar ao PT não será tarefa fácil para Cabral. Desde a eleição de Luiz Sérgio para a presidência regional, no dia 6, o partido passou a sinalizar com a intenção de indicar o seu vice — cargo ocupado atualmente por Luiz Fernando Pezão. “É mais fácil o sargento Garcia prender o Zorro”, ironizou o governador há duas semanas, descartando a possibilidade.
Nos próximos meses, a cobiça por cargos e a articulação pelas alianças vão agitar os bastidores de partidos que compõem a base do governo. Atualmente, das 19 secretarias estaduais, apenas seis contemplam cinco siglas — PT, PP, PSB, PMN e PSC —, que votam junto com o PMDB na Assembléia Legislativa. A administração de Eduardo Paes (PMDB) na prefeitura conta com mais partidos: ele entregou nove pastas (de 22) para oito partidos. No primeiro escalão do município, além dos que apóiam Cabral, estão PTB, PDT e PCdoB.
Os comunistas, por exemplo, estão em busca de mais espaço. Até agora, agraciado com uma diretoria na Agetransp e cargos na Fundação Escola de Serviço Público (Fesp), o PCdoB está de olho na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Atualmente, a pasta é ocupada por Márcia Lins, indicação de Paes, que foi secretário. “Já temos conhecimento na área, o ministro do Esporte (Orlando Silva) é do nosso partido”, diz o deputado estadual Fernando Gusmão, que garante: caso Lindberg se candidate, vai apoiá-lo. Cabral afirma que não fará a mudança.
Já o PDT está dividido entre um grupo que quer apoiar a reeleição de Cabral, outro que deseja a candidatura de Lindberg Farias e os que defendem a candidatura própria. O PTB ainda não definiu que postura tomará em 2010. Dos partidos com representantes no primeiro escalão de Cabral, o único que ainda balança sobre os rumos para a disputa no ano que vem é o PSC, que tem Ronald Azaro na Secretaria de Trabalho. A possibilidade de apoiar Anthony Garotinho ainda não foi totalmente descartada.
Ano eleitoral com investimentos e obras no interior
O último ano de mandato de Cabral promete a inauguração de várias obras longe da capital — em algumas áreas, o governador tem, segundo pesquisas recentes, índices de votação semelhantes ou até inferiores ao ex-governador Anthony Garotinho. Para o ano que vem, os orçamentos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) serão ampliados sensivelmente.
Em 2010, o Padem — criado por Garotinho — terá o nome trocado por Cabral. “É um nome horrível. Vai ser o maior da história, mas não com esse nome. Só vereador e prefeito sabem o que é”, afirmou o governador.
O Padem terá crescimento de 275% nos recursos na comparação dos dois primeiros anos de governo de Cabral com 2009 e 2010 (de R$ 80 milhões para R$ 300 milhões). Na semana passada, quando a Assembléia Legislativa aprovou aumento do orçamento para 2010 (de R$ 46,3 bilhões para R$ R$ 47,4 bilhões), boa parte dos novos recursos — R$ 700 milhões — foi reservada para o DER. A Cedae também aumentará os investimentos em municípios distantes da capital.
“A Cedae tem hoje 200 frentes de obras em andamento no estado. São investimentos da ordem de R$ 3,4 bilhões, que incluem recursos do nosso governo, do presidente Lula e das prefeituras também”, disse Cabral.
Na última pesquisa do IBPS, diversos cenários projetaram a candidatura do ex-prefeito Cesar Maia, do deputado federal Fernando Gabeira e de Lindberg. Nelas, Cabral aparece com mais de 35% dos votos, acima de Garotinho, com cerca de 20%. Mas, em algumas medições, o ex-governador vence Cabral na Região Metropolitana.
-------------------------------------------------------------------
Karine Marcelle da Silva Contani <contani@ig.com.br>
Amigos,
Começo com uma citação de Antoine de Saint-Exupéry, não sei em que livro está escrito, mas achei bem apropriada:
"Cada um que passa em nossa vida, passa só, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa só.
Leva um pouco de nós, deixa um pouco de si.
Há os que levam muito, mas não há os que não deixam nada.
Esta é a maior responsabilidade de nossa vida
e a prova de que duas almas não se encontram por acaso."
Ainda que em decorrência das nossas responsabilidades seja difícil nos encontrarmos para confraternizar, aos meus amigos deixo aqui o desejo de que todos tenham um Natal cheio de Paz, junto aos seus familiares e que o ano de 2010 seja melhor do que esperamos, com muita paz e muitas realizações!
Feliz Natal e Feliz 2010!
Beijos
Karine Contani
-------------------------------------------------------------------
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos,
nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética.
O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
"A Lei não pode fazer com que uma pessoa me ame,
mas pode fazer com que ela não me elimine."
MARTIN LUTHER KING
Nenhum comentário:
Postar um comentário