Quero ver quem vai responder a esta pergunta...

Quero ver quem vai responder a esta pergunta...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

NOTÍCIAS DO CFAP – Nº 215

Venha fazer parte do nosso Grupo Luz Azul na PMERJ!!!

O Luz Azul tem por objetivo reunir e unir Policiais Militares e Bombeiros Militares compromissados com as Instituições.

Nós estamos preocupados com as Instituições (PMERJ e CBMERJ) e pretendemos agregar esforços no sentido de fortalecer as duas Corporações nos campos: Educacional, Social e Jurídico. Precisamos da adesão de todos (ativos, inativos e pensionistas). Para fazer parte do nosso grupo é muito simples, envie um e-mail contendo NOME COMPLETO, GRADUAÇÃO, RG, OPM, TELEFONE DE CONTATO (NEXTEL COM ID ou CELULAR ou TELEFONE RESIDENCIAL).

Diga no e-mail: "EU QUERO SER MEMBRO DO GRUPO LUZ AZUL NA PMERJ".

Você receberá um e-mail de confirmação com uma Ficha de Adesão.

Estamos elaborando o Regimento Interno e o Estatuto do Grupo Luz Azul na PMERJ.

Aguardamos a sua adesão.

E-mail: luzazulnapmerj@gmail.com

- Soldado Wagner Luís (Presidente)

- Soldado Bruno Vinícius Ribeiro (Vice-Presidente)

- Major Helio (Conselheiro)

---------------------------------------------------------

O grande objetivo do Grupo Luz Azul na PMERJ é político.

Pretendemos escolher e indicar os candidatos a Deputado Federal e Estadual em 2014, bem como os candidatos a Vereador (em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro) em 2012, todos PMs e BMs.

A sua participação será no engajamento, na escolha e no apoio aos candidatos que representarão a PMERJ nas eleições de 2012 e 2014.

Por enquanto ainda não temos pronto o Regimento Interno e o Estatuto que estão sendo elaborados pela nossa equipe jurídica.

Temos a intenção de criar uma ONG visando os Projetos Sociais, Educacionais e Políticos, todos voltados para a PMERJ e o CBMERJ.

Em breve divulgaremos a 7ª reunião geral do grupo e a 2ª reunião pós-eleições 2010.

Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Abraços!

Major Helio

---------------------------------------------------------

Marcos Carvalho <m.carvalho1970@hotmail.com>

Gostaria de agradecer, pois, através do Banco de Permutas consegui sair do 4º BPM (São Cristóvão) para o 25º BPM (Cabo Frio), sou morador de Arraial do Cabo - RJ.

Valeu!

Um grande abraço.

Do: 2º SGT PM RG 53.108 CARVALHO.

..........................

Parabéns Carvalho!

Você é mais um dentre os 114 Policiais Militares que acreditaram no meu trabalho e conseguiram realizar o sonho de servir na Unidade desejada.

Seja feliz!

Que DEUS te ilumine, bem como a sua distinta família!

Peço a DEUS que me dê saúde, força e paz para continuar nessa luta interminável de ajudar o próximo e trazer um pouco de conforto aos corações dessa sofrida tropa!

Peço a DEUS que ilumine as cabeças pensantes da cúpula da PMERJ, que todos se dispam das vaidades tão nocivas ao serviço público-institucional e com humildade enxerguem esse trabalho dito por muitos como de fundamental importância.

---------------------------------------------------------

Bol da PM nº. 186 - 19 Out 2010 - Fl. 30
ELEIÇÕES/2010 – 2º TURNO - RAÇÃO FRIA
Este Comando, atendendo proposta do Diretor de Apoio Logístico, determina aos Comandantes de Unidades empenhadas nas Eleições/2010 – 2º Turno, que solicitem a DAL/3 – Gêneros Alimentícios, pelo fax 2333-2705 e 2332-6937 o fornecimento das rações frias e garrafas de água mineral, na exata quantidade do apoio que receberão e serão empenhados nas áreas de policiamento, deverão ainda providenciar ração fria(confeccionar) para os seus respectivos efetivos, que serão empregados no policiamento por intermédio de sua Caixa de Economia, Ração esta que deverá ser composta com os produtos abaixo elencados, os quais constam da licitação de Gênero alimentícios, com a exceção do pão e blanquet de peru, os quais deverão ser adquiridos diretamente pelas próprias Unidades. A tabela abaixo, devidamente preenchida, deverá ser remetida até às 14:00 horas do dia 25 de outubro de 2010.
DISCRIMINAÇÃO QUANTIDADE
Kit Lanche
Água Mineral sem gás 500 ml
COMPOSIÇÃO DO LANCHE:
01 lanche com queijo prato;
01 lanche com blanquet de peru;
01 fruta maçã;
01 barra de cereal;
01 suco TETRAPLACK DE 200 ml (Diversos Sabores);
01 mini bolo 40 gramas;
01 pacote de biscoito maisena 20g;
01 pacote de biscoito cream craker 20g;
01 guardanapo individual.

---------------------------------------------------------

Luiz Souza Santos <souzaboka@gmail.com>

Cidade da Polícia
É, ela vem aí... previsão de inauguração para maio 2011.
Assista o vídeo (link)

http://odia.terra.com.br/portal/tvodia/videos/O_DIA_ONLINE_TV_O_DIA_cidade_da_policia_a_caminho.shtml

---------------------------------------------------------

Luiz Américo (Chakall) <americo.cf@gmail.com>

Agentes públicos são dotados de inúmeros atributos, atributos estes que vão de deveres a poderes; dentre estes poderes, destaca-se o Poder de Policia, poder este que tem o atributo de autorizar o Poder Público a aplicar decisões coercitivas, obrigando os particulares. Só que todo este poder pode (o que acontece comumente) acarretar defloramentos e excessos; que aqui chamamos de Abuso de Poder, ou Excesso de Poder ou também Desvio de Finalidade e por fim Usurpação.
Diremos em breve esclarecimento que Abuso de Poder é gênero que origina o Excesso de Poder ou o Desvio de Poder ou de Finalidade. Desta forma o Abuso de Poder pode apresentar-se como o Excesso de Poder que é a extrapolação da competência legal do agente público. Manifesta-se também pelo Desvio de Poder quando o agente público atua contrariamente ao interesse público e desviando-se de sua Finalidade. Estas são formas arbitrarias de atuação e ação de agentes públicos dando as costas a Administração e ao Principio da Legalidade que é adstrito a Lei Constitucional. Outrora o abuso se configurava apenas pela ação, hodiernamente a omissão é também característica mor deste.
O Poder conferido aos agentes públicos é para ser usado em prol da sociedade, e não para oprimi-la, é para o patrocínio da Administração Pública que tem como cliente maior o Povo. Partindo deste pressuposto os poderes devem funcionar “a pleno vapor” para promover esta condição.
Todavia, redutos do nosso estado quiçá do nosso país, vivem longe dos olhos do Estado e as margens da lei. É o caso das chamadas “feiras do rolo” ou “feiras do rato”, tema de um recente artigo de autoria do Major PM Carlos Henrique (PMBA); publicado aqui no Abordagem. Estas ‘feiras’ proliferam como pragas nas cidades de todos os portes e tamanhos, como uma variedade infinita de produtos; e de preços ínfimos (muitas vezes bastante atrativos aos olhos populares), elas concentram uma gama de ilicitudes que invariavelmente podem pôr em risco a vida dos próprios usuários.
Funcionando regularmente nos arredores do SAC, na Avenida Olímpio Vital, Centro de Feira de Santana, Bahia, a “feira do rolo” tem causado dor de cabeça para as autoridades policiais, que tentam combater a violência que cresce a cada dia na cidade. De acordo com estas autoridades, a maior parte dos produtos ali comercializados é proveniente de furtos e roubos, tendo nas armas como o maior problema e o foco das operações. Porém, em recente batida, além dos produtos contumazes (e nada de armas…), foram apreendidos cerca de 500 frascos de doces e compotas vencidas e adulteradas. Tal apreensão que ensejou o chamado da Vigilância Sanitária, órgão competente para tal, mas qual não foi a surpresa dos policiais ao saber da recusa desta autoridade em comparecer ao local, alegando falta de transporte, falta de pessoal, falta disso e daquilo (comum no interior isso acontecer, só o que funciona mesmo é a igreja e a PM); sendo assim, todo o material foi levado para a Delegacia de Polícia. Surpresa maior estava por vir, hora após apreensão de todo material, e das manchetes nos meios de comunicação, o Chefe da vigilância sanitária deu entrevista dizendo que as polícias usurparam as funções da sua entidade e que estes poderiam ser alcançados…
Deixando de lado a “provável” omissão do órgão competente (a vigilância sanitária, é claro!), pois a mesma tem por obrigação esta função (com Poder de Polícia e tudo mais… previsto na Lei 9.782/99 alterada por MP 21190-34 que criou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vinculada ao Ministério da Saúde e que deu competência aos estados membros e municípios para criar e fiscalizar…) e demais questionamentos acerca do exposto… Atendo-nos apenas ao que diz respeito à acusação de usurpação, pode-se dizer que o expediente utilizado pelo chefe da vigilância sanitária, além de esdrúxulo é inconsistente. Como dito anteriormente, o uso do poder é prerrogativa da autoridade. Devendo esta tão somente empregá-lo de forma legal, atentando para a moral da instituição, a finalidade do ato e o interesse público. Abusar do poder é usá-lo ao arredio da lei, em dissonância com utilidade pública. Isto posto, vamos ao versado.
Nos atos administrativos temos algo chamado de “vício”, a palavra vício indica um defeito grave, o que torna algo inadequado, inapto. O vício administrativo é, de forma simples, um defeito existente neste ato administrativo, ou seja, uma imperfeição do ato. Tais vícios nos atos administrativos, relativos ao sujeito, dividem-se em duas partes: os relativos à incompetência e os relativos à incapacidade – Falaremos apenas da (in) competência. A competência está definida em lei, constituindo assim uma garantia ao administrado, sendo ilegais atos praticados por aqueles que não sejam detentores das atribuições fixados em lei e também quando o sujeito o pratica exorbitando de suas atribuições. Nos termos do artigo 2º da Lei 4.717/65, a incompetência fica individualizada quando não se incluir nas atribuições legais do agente que a praticou. Os principais vícios concernentes à competência são: excesso de poder, função “de fato” e usurpação de função. Tem-se o excesso de poder ou abuso quando o agente público extrapola os limites de sua alçada; já na função “de fato” acontece quando alguém que praticou um ato está irregular na investida do cargo ou função, sendo que a sua situação aparenta legitimidade. E a usurpação de função é crime contido no Código Penal art. 328:
“Usurpar o exercício de função pública”. Ele ocorre quando a pessoa que pratica o ato não foi por qualquer modo investido no cargo, emprego ou função; ela se apossa, por conta própria, do exercício de atribuições próprias de agente público, sem ter essa qualidade.
O crime de usurpação de função pública apenas pode ser praticado por particular.
Na inaugural do art. 328 capítulo “Dos Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral”, fica claro que é uma pré-condição para ação. Todavia existem outros entendimentos e considerações diversas. Particularmente vejo a possibilidade em fase remota, pois o agente deve agir de forma dolosa, onde sua atuação inexista condição de credibilidade para tal, haja vista o agente mesmo possuindo tal condição em nada tem a ver com a situação que se expõe. Por fim, condições contrárias o agente público deve agir, de forma fraudulenta e dolosa, e totalmente fora de suas atribuições, não estando no desempenho funcional, passando para a condição de particular, não deixando margem para provável atuação do meio ou que assim possa entender-se; comprometendo desta forma o decoro do serviço público. A visa do servidor neste caso é particular, em nada tem fundo público ou visa resguardar a função, a prática ou a atuação pública; dela ele tenta tirar proveito para si seja este qual for o proveito, fraudando, passando-se ou mantendo-se em condição que não possui (ou não possui mais…). Como o legislador não imputou condição de vantagem pode-se entender que esta venha ser qualquer vantagem desde ganhos vultosos a inexpressivos.
Por conseguinte, considero condição ‘sine qua non’ que o agente seja particular, esteja particular ou vise o “fundo particular”, pois se assim não for o crime que o servidor público pratica nesta situação é o velho Excesso de Poder ou ainda o Desvio de Finalidade.
Se não é assim o pensamento da maioria doutrinaria, nessa guisa ao menos segue alguns julgados e jurisprudências, pois senão, veja:
USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA-GUARDA MUNICIPAL – Guarda municipal que pratica ato da competência da policia militar – Tipificação – Inocorrência – Inteligência: art. 328 do Código Penal, art. 144, § 5º da Constituição da República, Decreto-Lei nº 1.072/69, Decreto-Lei nº 2.010/83, Decreto-Lei nº 1.406/75, Decreto nº 88.777/83
Inocorre a tipificação do delito previsto no art. 328 do CP pela conduta de chefe da Guarda Municipal que realiza operação ostensiva, conhecida por “bloqueio”, de competência exclusiva da Polícia Militar, pois, esse crime não é comissível por agente da própria Administração Pública, sendo necessário que o sujeito ativo seja um particular.
(Recurso de Habeas Corpus nº 683.813/3, Julgado em 11/11/1.991, 11ª Câmara, Relator: – Sidnei Beneti, Declaração de voto vencido: – Gilberto Gama, RJDTACRIM 14/206)
E ainda:
USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA – RECURSO EM SENTIDO ESTRITO RSE 3573 PR 2000.70.02.003573-3 – Não comete crime o Delegado e Investigador da Polícia Civil que efetuam prisão em flagrante de tráfico internacional de entorpecentes, ainda que a competência para a investigação e julgamento seja dos órgãos federais (Polícia Federal e Justiça Federal).
O crime de usurpação de função pública, em regra, somente pode ser praticado pelo particular. Poderá ser cometido por funcionário público quando este atuar, de forma fraudulenta e dolosa, além ou totalmente fora de suas atribuições, com o que acaba por comprometer a seriedade e o decoro do serviço público. No caso, esta hipótese incorreu.
Para a caracterização do crime de usurpação de função pública, é necessário que o agente se faça passar por algo que ele não é, ou seja, que ele se faça passar por ocupante de função que não lhe pertence, enganando e ludibriando o administrado. Inteligência do art. 328 do Código Penal.
Desta forma, fica evidente que a fala do chefe da vigilância sanitária feirense é no mínimo inconcebível, além de imoral por tudo que ele poderia fazer e não o fez, além de ficar claro que os policiais em momento algum tentaram passar pelo que não são ou tiveram o intento de auferir lucros pessoais de qual ordem possam imaginar. Estes apenas cumpriram dever de outrem que se negara a cumprir e se irregularidade houve, não foi às que lhes imputaram.
Talvez quando todos começarem a fazer sua parte, em prol do bem comum ou passarem a compreender o que realmente significa ser Servidor Público, tanto na essência como na concretude da carapaça, as coisas melhorem para todos os lados. Não defendo a invasão de poder ou atuação, seja esta por parte de qual força for, deve-se ter noção de preservação de cada área de atuação por cada órgão ou ente, contudo existem situações gritantes onde os poderes devem coadunar com dadas atuações ou no mínimo dar estio para estes entes.
Trazendo a baila em questão para a PMBA, é factível e emblemático no histórico da Corporação baiana situações de tal ordem, tanto nas reais incursões em seara, alheio como em acuações de tê-lo feito, mesmo sabendo das dificuldades que a realidade nos enxota, é momento de parar para analisar tais situações, pondo um fim nestes desvios e cooperando com quem de direito e sempre, sempre visando o bem maior, a sociedade!
*Ewerton Monteiro é Policial Militar, graduando no bacharelado de Ciências Jurídicas da Faculdade Anísio Teixeira, FAT ,e graduando em Licenciatura em História na Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

---------------------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

Bol da PM nº. 186 - 19 Out 2010 - Fl. 53

TRANSCRIÇÃO DE DOERJ N°. 190 DE 19 OUTUBRO 2010

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Vencer, está exibindo filmes em diversas unidades da corporação através do projeto Visões da Vida. O projeto, que começou no último dia 13 e termina em 31/10, conta com seis sessões diárias de filmes. As exibições acontecem às 8h30, 10h30, 13h30, 15h, 16h30 e 18h. A iniciativa tem por objetivo a realização de um circuito itinerante composto por exibições audiovisuais públicas e totalmente gratuitas em todo o Brasil. A grade de programação tem como tema central a qualidade de vida, a saúde e temas correlatos. O caminhão cinema tem capacidade para quase 100 pessoas, com exibições gratuitas de filmes como A Grande Família, Carros, e As Crônicas de Nárnia. As próximas apresentações serão no 7º BPM (São Gonçalo), nos dias 20, 21, 22/10, na UPP Dona Marta (23, 24 e 25/10). Na Cinelândia, os filmes serão exibidos nos dias 27, 28 e 29/10. A última etapa da programação será no 38º BPM (Três Rios), nos dias 30 e 31 de outubro. Além da exibição de filmes, o Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA), o Batalhão de Patrulhamento em Áreas Turísticas (BPTur), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Companhia de Cães (CIPM-Cães),Companhia de Músicos (CIPM-Mus), Odontoclínica e Grupo Especial de Salvamento e Resgate estão oferecendo ações sociais e de entretenimento. Nos intervalos dos filmes e apresentações, a população pode conferir, nas tendas, folhetos e abordagens sobre dengue, posse responsável de animais, escola saudável, saúde bucal, alimentação saudável, higiene, DSTs, Aids, pressão sanguínea e diabetes.

---------------------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

Servidores da área de Segurança Pública de todo o País estão atentos ao calendário de votação da Câmara dos Deputados, nas semanas que vão suceder o segundo turno das eleições. Está prometida a votação de dois importantes textos para a classe: as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 300/08 e 446/09, que estabelecem piso nacional para as polícias.
Os deputados já aprovaram as duas propostas em primeiro turno, mas é necessário um segundo turno antes de seguir para o Senado.
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, já declarou que, se eleita, vai criar o fundo constitucional para subsidiar o pagamento do piso nacional de policiais e bombeiros em cada estado. O fundo está previsto na PEC 446/09.
O candidato José serra (PSDB) limitou-se a declarar que defende a valorização salarial e a qualificação da polícia, sem posicionamento concreto sobre o tema. Ele comentou que também defende o sistema de meritocracia no serviço público.
Em março, a Câmara aprovou o piso de policiais e bombeiros. O texto aprovado foi o da PEC 446/09, que prevaleceu sobre a PEC 300/08, e definiu o piso provisório de R$ 3,5 mil para os policiais e bombeiros de menor graduação e de R$ 7 mil para os de nível superior até que lei federal determinasse os valores permanentes.

---------------------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

Deputados que devemos cobrar as PECs 300/2008 e 446/2009

1. GAROTINHO (PR) - 694.862
2. CHICO ALENCAR (PSOL) - 240.724
3. LEONARDO PICCIANI (PMDB) - 165.630
4. VITOR PAULO (PRB) - 157.580
5. EDUARDO CUNHA (PMDB) - 150.616
6. ROMÁRIO (PSB) - 146.859
7. JANDIRA FEGHALI (PC do B) - 146.260
8. ALEXANDRE CARDOSO (PSB) - 142.714
9. WASHINGTON REIS (PMDB) - 138.811
10. ALESSANDRO MOLON (PT) - 129.515
11. JAIR BOLSONARO (PP) - 120.646
12. PEDRO PAULO (PMDB) - 105.406
13. AROLDE DE OLIVEIRA (DEM) - 99.457
14. FILIPE PEREIRA (PSC) - 98.280
15. HUGO LEAL (PSC) - 98.164
16. DR. ALUIZIO (PV) - 95.412
17. RODRIGO MAIA (DEM) - 86.162
18. LUIZ SERGIO (PT) - 85.660
19. JULIO LOPES (PP) - 85.358
20. OTAVIO LEITE (PSDB) - 84.452
21. STEPAN NERCESSIAN (PPS) - 84.006
22. ANDRÉIA ZITO (PSDB) - 82.832
23. MARCELO MATOS (PDT) - 80.862
24. SIMÃO SESSIM (PP) - 77.800
25. RODRIGO BETHLEM (PMDB) - 74.312
26. SIRKIS (PV) - 73.185
27. ADRIAN (PMDB) - 72.824
28. ALEXANDRE SANTOS (PMDB) - 72.822
29. EZEQUIEL (PMDB) - 72.589
30. BENEDITA (PT) - 71.036
31. SERGIO ZVEITER (PDT) - 65.826
32. MIRO TEIXEIRA (PDT) - 63.119
33. GLAUBER (PSB) - 57.549
34. FRANCISCO FLORIANO (PR) - 57.018
35. EDSON SANTOS (PT) - 52.123
36. BITTAR - (PT) - 51.933
37. WALNEY ROCHA (PTB) - 51.203
38. DR. ADILSON SOARES (PR) - 51.011
39. ZOINHO (PR) - 44.355
40. FELIPE BORNIER (PHS) - 44.236
41. NEILTON MULIM (PR) - 41.480
42. DR. PAULO CESAR (PR) - 33.856
43. LILIAM SÁ (PR) - 29.248
44. ÁUREO (PRTB) - 29.009
45. PAULO FEIJÓ (PR) - 22.619
46. JEAN WYLLYS (PSOL) - 13.018

---------------------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

"Paúl o Cabral vai "pacificar" todas as 1020 comunidades do mesmo modo que o Moreira Franco coincidentemente também do PMDB prometeu "acabar com a violência em 6 meses".
Uma coisa não podemos negar o Moreira bem que tentou. Operações Mosaico I e II em conjunto com a PF, encabeçadas pelo secretário do estado e polícia civil Hélio Saboya (aliás no site da atual SESEG diz que não havia secretária de segurança no governo Moreira Franco, talvez pq não querem admitir que a gestão Hélio Saboya foi uma das melhores que este estado já viu).
De fato a vagabundagem foi desestruturada, o próprio Gordo (José Carlos Gregório) admite no documentário "Notícias de uma Guerra Particular" que eles migraram pra extorsão mediante sequestro, pois as bocas de fumo quase foram a falência naquela época.
Mas como tudo tem um preço. Tentaram matar o Moreira Franco duas vezes. Uma um tiro foi disparado e perfurou dois blecautes do palácio Guanabara. Na outra um carro parou ao lado do carro oficial e metralhou o carro do governador. Só o motorista que estava dentro. O caso foi meio abafado a pedido do próprio Moreira, mas foi elucidado no livro "CV a história do crime organizado" do jornalista Carlos Amorim.
Aliás, o Cabral em uma das suas entrevistas ao RJTV disse que arma pesada na Rocinha não era novidade e citou o caso dos vagabundos atirando da laje fliperama II em 1988, na qual claramente desafiaram o estado.
Algum eleitor revoltado com a política de segurança do sr. Sérgio Cabral resolveu pegar a entrevista na qual Cabral aborda o assunto e intercalou as imagens da época, mostrando que a resposta da polícia na figura do COE (Coordenadoria de Operações Especiais) atual BOPE invadiu a favela e instalou um posto policial dentro da Rocinha. Bem diferente da atual gestão que disse que sabe onde o chefe do tráfico da região está mas não o prende.
Segue abaixo o vídeo citado.
http://www.youtube.com/watch?v=53VtFNgTxWk
Anônimo
Pois é ...
Onde estão os traficantes do Morro dos Macacos, que deixaram a comunidade placidamente, levando suas armas de guerra?
Será que foram para o Leblon?
Cidadão, defenda a sua família, pergunte a dupla Cabral-Beltrame onde serão as "batalhas finais", conforme o minucioso planejamento da SESEG/RJ, feito, quem sabe, pelo "Tenente Coronel EB" Sampaio.
POSTADO NO BLOG DO CEL PAUL

---------------------------------------------------------

Bol da PM nº. 187 - 20 Out 2010 - Fl. 87

RELATÓRIO MENSAL DE ATENDIMENTO A POLICIAIS MILITARES FERIDOS, REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO DE 2010 -

NAPMF - PUBLICAÇÃO - POLICIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

NAPMF - SETEMBRO 2010

A) ATENDIMENTO ASSISTENCIAL – 96

-ATENDIMENTO NAPMF - 70

-TRANSPORTE DE PMF - 08

-ENCAMINHAMENTO A DAS - 06

-ENCAMINHAMENTO A JOIS - 02

-ENCAMINHAMENTO A DGS/HCPM - 03

-ATENDIMENTO ASSISTENCIAL NAPMF – 07

B) ATENDIMENTO PLANTONISTA – 22

1) PAF SERV - 13 2) PAF FOLGA - 03

3)ACIDENTE SERVIÇO - 04 4) ACIDENTE FOLGA - 02

C) VISITA HOSPITALAR – 62

D) VISITA DOMICILIAR – 02

TOTAL DOS ATENDIMENTOS – 172

RIO EM 20 DE OUTUBRO DE 2010

JOSÉ LUIZ CAMPOS SAMPAIO

CEL PM RG 26197

CHEFE NAPMF

---------------------------------------------------------

Luiz Américo (Chakall) <americo.cf@gmail.com>

Dia de Treinamento (Training Day – 2001)

Dia de Treinamento (Training Day – 2001) é um dos clássicos recentes do cinema policial. A história do filme mostra o primeiro dia de um novato na Divisão de Narcóticos do Los Angeles Police Department (LAPD), que é colocado para trabalhar com um companheiro envolvido com uma filosofia de trabalho muito peculiar. Para os espectadores mais desentendidos, Alonzo, o policial mais experiente, interpretado excelentemente por Denzel Washington, é apenas um policial “corrupto”. Mas é mais que isso.
Dia de Treinamento não trata a corrupção policial de modo distante e impessoal. O filme traz o público para as engrenagens que convencem o policial, individualmente, a se corromper. O jovem policial, no afã de se tornar um destacado agente da “narcóticos”, com todo o mito que pertencer à unidade traz, acaba abrindo mão de algumas concepções pessoais, morais e éticas em prol deste objetivo.
Dois discursos influenciam bastante o jovem Jake Hoyt (Ethan Hawke), ambos utilizados por Alonzo, policial que alega ter feito muitas prisões e ser muito condecorado por sua corporação: “Para chegar aos fins, os meios são justificáveis. Sacrifiquemos os lobos para poupar as ovelhas” e “A academia não ensina nada. A rua é a realidade, tudo o mais é descartável”.
Os discursos utilizados, que não são tão raros na realidade das polícias, são perfeitos para hospedar justificativas para as práticas ilegais, ilegítimas e perversas no âmbito policial. Ser espectador e comentar o filme é fácil, mas só de imaginar passar por algumas tensões que o novinho passou é de arrepiar. Eis a importância do vigor moral do policial nesses momentos.
Já ouvi muitas pessoas dizendo que na polícia é preciso haver uma parte “cidadã” e outra para fazer o “papel sujo”. O filme sugere que a divisão de narcóticos da LAPD fica com essa segunda missão. Mas, como tudo que promove sujeira, a unidade acaba se sujando. Aqui há outro toque na realidade, pois unidades policiais que se sustentam em práticas perversas para desenvolver um trabalho aparentemente nobre, acabam dando guarida àqueles que se aproveitarão das práticas para seus objetivos pessoais escusos. No fim, são apenas lobos sacrificando lobos, para disputar as ovelhas.

---------------------------------------------------------

Vanderson Bernardes <vbs171@gmail.com>

Mulher é detida em presídio com bilhete sobre ataque às UPPs
Rio - Uma mulher foi presa na noite da última quarta-feira por colaborar para um possível ataque as Unidades da Polícia Pacificadora (UPPs) da cidade. Ela portava um bilhete com informações sobre ataques às UPPs. A prisão aconteceu na penitenciária federal de Catanduvas no Paraná.
De acordo com o Ministério da Justiça o bilhete foi encontrado durante uma revista íntima. O papel seria entregue aos presos Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, e Marcos Antonio Firmino da Silva, também chamado de My Thor. Ambos são integrantes do Comando Vermelho.
A mulher foi encaminhada para a Polícia Federal. Segundo os agentes, se condenada ela poderá pegar de dois a seis anos de prisão por colaboração com o crime organizado.
FONTE: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/10/mulher_e_detida_em_presidio_com_bilhete_sobre_ataque_as_upps_118822.html

---------------------------------------------------------

Vanderson Bernardes <vbs171@gmail.com>

Conquistas de pouco em pouco... <-- Clique
Em quase dois anos de luta os militares do estado de Sergipe mostraram que são uma classe que não aceita mais calada a opressão política a que historicamente fora submetida.
Baixos salários, desrespeito, falta de representação política, desconsideração por parte dos poderosos e da sociedade e apatia sempre foram constantes em nosso meio profissional. No dia de ontem, ao irmos à farmácia comprar um remédio, ouvimos do dono do estabelecimento que "Déda agora se segurasse, pois a PM está com cartas nas mangas".
Nosso objetivo não deve ser o de afrontar ou desmoralizar quem quer que seja, mas sim conseguir negociar com bom nível as melhorias que impulsionarão nossas carreiras e que farão cada vez mais o policial e o bombeiro militar se orgulharem mais da farda que vestem.
A primeira grande conquista foi a evolução salarial que conquistamos. História, é verdade, mas ainda aquém do que merece receber realmente um militar estadual.
A segunda grande conquista foi a vitória do Deputado Estadual Capitão Samuel como o 2º mais votado da história de Sergipe, demonstrando o espírito de corpo da tropa, apesar de o comando ilegítimo ter tentado melar a eleição.
Ontem, concretizou-se a terceira grande vitória: a absolvição dos presidentes de associação que estiveram participando da mesa de negociação do governo Marcelo Déda e que foram injustamente acusados do crime de motim. A absolvição significou a alma lavada de uma tropa que cansou de ser passada para trás!
Todos estamos cientes de que o mandato do capitão Samuel será de mais lutas. Pode até ser que não consigamos todas, mas vamos unidos correr atrás.

Repetimos: "Vamos unidos correr atrás! Nada de esperar que Samuel resolva tudo sozinho, pois NADA será conseguido desta forma".
Para os que ainda não sabem o que se buscará no atual governo, aí vai um reforço (pode ser que falte alguma coisa, mas o leitor atento completará):
1) Isonomia salarial na SSP;
2) Carga horária definida;
3) Nível superior para ingresso;
4) Ticket-refeição (e o consequente fim do rancho, sobre o qual paira historicamente a suspeita de fraudes);
5) Auxílio-fardamento (um soldo depositado anualmente na conta, eliminando as fraudulentas licitações e as fardas que não tem nada a ver com a compleição física do barnabé).
Alguns militares mais afoitos já exigem, antes do término do ano, a exoneração da Rainha da Inglaterra do trono da PMSE. Uns querendo que a ADIN 4441 seja julgada logo, outros querendo que uma lei DETEFON seja aprovada, outros ainda querendo que, pura e simplesmente o governador "dê uma canetada" e retire esta incompetente do posto.
A rainha, prestes a sair do trono.
Comentários à parte, a ADIN 4441 está tramitando de forma célere e vários profissionais da área jurídica que conhecemos dizem que realmente não há muito que se fazer. Os R2 terão que ir já se preparando para procurar novas atividades para suas subsistências. Um deles já conseguiu...
Felizmente, o nosso querido coronel Vuvuzela finalmente conseguiu ser aprovado em um concurso público após quase 30 anos de tentativas! Neste fim de semana foi divulgado o resultado do concurso de Analista do Ministério Público da União: a salvação do nosso amado e caricato "oficial". Para aqueles que tem dúvida da, enfim (Ufa!), aprovação do coronel Vuvuzela neste certame, basta clicar aqui para confirmar.
EM TEMPO: CORRE A BOCA-MIÚDA O INFORME DE QUE O CEL PALITO DISTRIBUIU MATERIAL DE CAMPANHA DAS ELEIÇÕES PASSADAS COM O HELICÓPTERO DA PMSE E O GOVERNADOR TOMOU CONHECIMENTO. SE ALGUM MANO TIVER INFORMAÇÕES A RESPEITO QUE POSTE POR AQUI!
QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!
FONTE: http://capitaomano.blogspot.com/

---------------------------------------------------------

SOBREVIVENTE NA PMERJ <sobreviventenapmerj@yahoo.com.br>

A PMERJ DAS MULHERES

O tratamento e o treinamento foram os mesmos ao longo do curso de formação de praças para os 1.270 recrutas que ingressaram dia 15 na Polícia Militar. Mas, na hora da formatura, o destaque foi para as mulheres. Embora em número bem inferior ao dos homens — eram apenas 400 —, foram elas que tiveram o melhor desempenho da turma. Alessandra de Souza Matos, 27 anos; Aline da Silva Régis, 28; e Bianca Alves Santana, 32, ficaram, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares na preparação.
Já trabalhando nas ruas, as três fazem parte do grupo de 2.055 policiais mulheres da corporação. Desse total, 11 estão em postos de comando. As ‘meninas superpoderosas’ entram na PM num momento em que a Secretaria Estadual de Segurança aposta todas as fichas na política de aproximação com a população e considera a figura feminina importante para o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Tendência
“A mulher tem mais sensibilidade para uma série de coisas. Temos recebido uma série de elogios, principalmente da população, sobre a atuação delas. Elas são muito importantes, principalmente em situações que exijam uma atuação muito próxima das pessoas, que é o caso das UPPs. A tendência é aumentar o número de vagas femininas na PM”, diz o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
As novatas fazem coro com o secretário. “Entrar agora na PM é uma ótima oportunidade para nós mostrarmos que a corporação pode fazer esse trabalho de aproximação e também o trabalho ostensivo, de combate”, afirma Alessandra, que vai atuar no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que já chegou a algumas UPPs. “Quando veem uma policial, as pessoas ficam até mais à vontade para se aproximar, tanto para fazer reclamações quanto para pedir orientações”, conta Aline. “Tem gente que até bate palmas quando passamos pela rua”, diverte-se Bianca.
Sem medo
Ela e Aline foram para batalhões em áreas consideradas violentas e vão atuar no patrulhamento ostensivo. “Fomos treinadas para isso. Sabemos que a profissão é de risco, mas o amor por ela nos ajuda a superar o medo”, garante Bianca.
Aline tem militares na família. “Desde pequena convivo nesse meio e sempre planejei entrar para a PM”, conta ela, que é formada em Enfermagem e pretende exercer a profissão na corporação.
Alessandra é filha de PM reformado. “Tive meu pai como exemplo e a oportunidade de fazer estágio no QG (Quarte General da PM) na área administrativa. Quero continuar trabalhando no Proerd com as crianças”, planeja. Bianca era taxista e quer ficar no patrulhamento ostensivo: “É o que realmente gosto”.
Surpresa com desempenho
Embora saibam melhor que ninguém o esforço que fizeram para chegar até o fim do curso, as soldados Alessandra, Aline e Bianca contaram que ser as três melhores alunas entre os mais de 1.200 candidatos foi uma surpresa para elas.
“Foi muita dedicação, muito estudo. Tem que gostar da profissão, caso contrário, a pessoa não aguenta. Foi uma alegria quando soubemos da nossa colocação”, conta Alessandra. “Fazíamos três provas por dia, trabalho nas ruas e não passaram a mão na nossa cabeça por sermos mulheres. O tratamento foi igual”, ressalta Bianca.
Para Aline, a maior dificuldade foi no início do curso. “A adaptação foi muito difícil para nós todas. Ficar longe de casa, sair daqui tarde e acordar cedo. Mas valeu a pena”, comemora ela.
Pioneira em UPPs, major Pricilla garante que sexo não faz diferença
Major Pricilla de Oliveira Azevedo fez história na PM por comandar a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado, a do Dona Marta, em Botafogo, implantada em dezembro de 2008. “Há espaço para todos. Se você gosta do que faz e tem disposição, o sexo não interfere”, afirma a major, ressaltando o trabalho das mulheres na PM, principalmente nas UPPs. “As crianças são as que mais ficam à vontade com a gente”, destaca a oficial.
Lotada na UPP da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, a soldado Carla de Lima Batista, 28 anos, foi a única mulher na turma de 300 homens que entraram para a PM ano passado. “Não tive moleza. Tive tratamento de homem”, brinca ela, que também cita as crianças como as mais próximas aos PMs. “Algumas me chamam de tia e até de mãe”, orgulha-se.
Ela, a comandante da UPP Formiga, capitão Alessandra Carvalhaes, e a subcomandante da unidade, tenente Silvia Souza, estão no curso de mediação de conflitos para PMs das UPPs do Tribunal de Justiça. Carla concorda com a importância da mulher no processo de pacificação, mas também sai em defesa dos homens. “Temos que tirar essa imagem de brutalidade do policial. Eles também são cordiais”.

---------------------------------------------------------

Bol da PM nº. 189 - 22 Out 2010 - Fl. 36

ORIENTAÇÃO NO SISTEMA DE TELEFONIAS FIXA E MÓVEL
RECOMENDAÇÃO QUANTO AO USO DE DDD DISPONIBILIZADO NAS OPERADORAS - PUBLICAÇÃO

O Chefe do Centro de Comunicações e Informática, no uso de suas atribuições, orienta os usuários do Sistema de Telefonias FIXA e MÓVEL da Corporação, quanto ao uso de DDD disponibilizado nas Operadoras, recomendando aos Senhores Comandantes, Chefes e Diretores de OPM que proíbam o uso de outras Operadoras, senão as previamente contratadas, visando o fiel cumprimento da previsão orçamentária de gastos com telefonia na PMERJ, conforme já prescrito na publicação em Bol da PM nº. 042, de 06 Mar 2007 (abaixo).

Assim como, em observância ao Decreto nº. 41.321/2008, Art. 5º, inciso I, fica vedado ligações para os números 0300, 0500, 0900.

ORIENTAÇÃO DE USO PARA TELEFONIAS MÓVEL E FIXA:

» Na utilização de aparelho VIVO para ligações em DDD, usar o código 15

» Na utilização de aparelho OI para ligações em DDD, usar o código 31

..........................................

Bol da PM nº. 042 - 06 Mar 2007 - Fl. 35

ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DE OPERADORAS PARA DDD NO SISTEMA DE TELEFONIA FIXA E MÓVEL

RECOMENDAÇÃO – PUBLICAÇÃO

O Chefe Eventual do Centro de Comunicações e Informática, no uso de suas atribuições, torna público que tendo em vista a não previsão orçamentária para cobrir gastos com outras operadoras, até que sejam definidos os contratos de serviços de telecomunicações por elas prestados no âmbito do Estado, conforme o prescrito na Resolução conjunta SEPLAG/CASA CIVIL/Nº. 02 – 22 Fev 2007, recomenda aos usuários de todas as OPM quanto ao uso das operadoras para DDD, nos sistemas de telefonia fixa ou móvel, utilizando-se dos códigos abaixo discriminados:

» Código 15 para DDD no Sistema de Telefonia Celular; e,

» Código 31 para DDD no Sistema de Telefonia Virtual Centrex e Convencional.

---------------------------------------------------------

Bol da PM nº. 189 - 22 Out 2010 - Fl. 46

CERTIDÕES PARA BOLSA FORMAÇÃO E BOLSA OLÍMPICA – INFORMAÇÕES DO GESTOR DA REDE/ EAD E DA CCOMSOC

Considerando a grande procura pela gratuidade na expedição das Certidões Negativas do 1º, 2º, 3º e 4º Ofício da Capital e necessidade de agilizar a confecção das mesmas, de maneira prioritária, aos PPMM que tenham necessidade de renovação deste projeto ainda neste ano;

Considerando que a normas para inscrição no Bolsa Olímpica, que abrangeria TODOS os PPMM independente da FAIXA SALARIAL, ainda não estão definidas e, portanto, não haveria necessidade urgente na obtenção das Certidões Negativas;

Este Comando informa que TODOS os PPMM que já estão inscritos no projeto Bolsa Formação e que tenham que renovar seu cadastro nos meses de OUT/2010, NOV/2010 e DEZ/2010 poderão se inscrever na P1 de suas OPM, ou então, na Seção assim designada por seu Comandante, de acordo com as especificações que seguem abaixo:

HIPÓTESES:

1. OPM COM SEDE NA CAPITAL QUE POSSUAM EM SEU EFETIVO:

• PPMM que residam na Capital:

PPMM deverão se inscrever na Unidade, informando sua GRADUAÇÃO, RG, NOME COMPLETO, CPF e FILIAÇÃO.

• PPMM que residam em outros Municípios:

PPMM poderão decidir se serão incluídos na relação da OPM (considerando seu domicílio como sede da Unidade) ou se preferem conseguir individualmente, comparecendo ao cartório do Município - neste caso, NÃO PODERÃO solicitar também na Unidade;

2. OPM COM SEDE FORA DA CAPITAL QUE POSSUAM EM SEU EFETIVO:

• PPMM que residam na Capital:

PPMM poderão se inscrever na Unidade, informando sua GRADUAÇÃO, RG, NOME COMPLETO, CPF, FILIAÇÃO e ENDEREÇO que comprove seu domicílio na Capital.

• PPMM que residam no próprio Município da OPM ou em outros Municípios:

PPMM deverão procurar individualmente o Cartório do seu Município, seguindo as regras estabelecidas por cada cartório.

RESPONSABILIDADE:

1. DOS PPMM INTERESSADOS

(a) Procurar a seção responsável pelo cadastramento na Unidade (P/1 ou outra designada pelo CMT), informando GRADUAÇÃO, RG, NOME COMPLETO, CPF, FILIAÇÃO e ENDEREÇO, apresentando Comprovante de Parcelas da Bolsa Formação já aprovadas pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, conforme ANEXO I;

(b) Prestar informações verídicas, responsabilizando-se pelo seu conteúdo;

(c) Escolher apenas umas das maneiras de conseguir a gratuidade, para que não sejam enviados pedidos duplicados à Defensoria Pública, sob possibilidade de não receber por nenhum dos meios e, em última análise, ocasionar a suspensão da isenção para todos.

2. DO CMT DA OPM

(a) Designar a P1 ou a seção que entender mais apropriada para relacionar os PPMM interessados na gratuidade das certidões;

(b) Verificar, quando da inscrição dos PPMM, se os mesmos já estão inscritos no Bolsa Formação e se necessitam recadastrar-se no próximo trimestre (OUT/2010, NOV/2010 e DEZ/2010);

(c) Encaminhar documentação para CComSoc, através do e-mail pmerjpronasci@gmail.com, constando o Ofício da Unidade escaneado (endereçado para DEFENSORIA PÚBLICA – CAMPANHA INSTITUCIONAL PERMANENTE: CIDADANIA, EU DEFENDO e contendo a referência ao AVISO CGJ 809/ 2010 - DPGE) e a relação das Fichas de Informação do PPMM, de acordo com modelo do ANEXO II e III;

(d) Encaminhar documentação para CComSoc, através de ofício, com os Comprovantes das Parcelas da Bolsa Formação já aprovadas pela CEF, que serão apresentados pelos PPMM, quando do momento de inscrição na OPM.

PRECRIÇÕES DIVERSAS

I. As Certidões Negativas têm a validade de 03(três) meses e deverão ser solicitadas com o intervalo de 12(doze) meses;

II. Os e-mails poderão ser enviados a partir de dia 25OUT10, contendo os dados dos PPMM que deverão se cadastrar ainda neste trimestre (OUT/2010, NOV/2010 e DEZ/2010). A partir de JAN/2011, nos relatórios deverão constar os PPMM que necessitem se cadastrar, a cada bimestre, sendo remetidos até o quinto dia útil de cada mês;

III. Os PPMM que preferirem poderão comparecer aos cartórios pagando as custas das certidões, contudo, não poderão ter solicitado a gratuidade das certidões, através da OPM, para evitar duplicidade de pedidos;

IV. Assim que as normas para inscrição no Bolsa Olímpica, que abrangeria todos os PPMM sem limite de FAIXA SALARIAL, forem estabelecidas haverá nova regulamentação para obtenção da gratuidade de certidões;

V. A presente publicação deverá ser lida na parada diária, além de ser fixada em locais de grande circulação dentro da OPM (rancho, alojamentos, quadro de avisos, RUMB, destacamentos, etc.);

VI. Maiores informações poderão obtidas através do callcenter da SESEG (2206-2206) ou no endereço Praça Cristiano Otoni, s/nº. - Centro - sala 310 (Prédio da Central do Brasil);

VII. Os requerentes ao Bolsa Olímpica deverão solicitar as certidões apenas depois que o cadastro na página do MJ estiver disponibilizado. Quando isto for ocorrer, o Gestor da Rede EAD comunicará de imediato no Painel de avisos da rede e no Boletim Interno da Corporação.

ANEXO I

PASSO-A-PASSO PARA OBTENÇÃO DO COMPROVANTE DAS PARCELAS DO REQUERIMENTO

1. Entrar no site do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br/ead);

2. Clicar no link BOLSA FORMAÇÃO (à direita da janela);

3. Clicar no link CONSULTA – usuários já cadastrados (à direita da janela);

4. Fazer LOGIN;

5. No passo 3 – ACOMPANHAMENTO:

5.1. Clicar em ACOMPANHAMENTO DO REQUERIMENTO;

5.2. No requerimento clicar no ícone $;

5.3 Aparecerá o relatório PARCELAS DO REQUERIMENTO;

6. Para imprimir este relatório – CTRL + P

ANEXO II - MODELO DE OFÍCIO ENVIADO ELA OPM À DEFENSORIA PÚBLICA

ANEXO III - MODELO DE FICHA DE INFORMAÇÃO DE PPMM QUE SÃO LOTADOS NA CAPITAL E RESIDEM NA CAPITAL / MODELO DE FICHA DE INFORMAÇÃO DE PPMM QUE SÃO LOTADOS EM OUTROS MUNICÍPIOS E RESIDEM NA CAPITAL

--> leia na íntegra...

---------------------------------------------------------

Bol da PM nº. 188 - 21 Out 2010 - Fl. 39

TRANSCRIÇÃO DE DOERJ N° 192 DE 21 OUTUBRO 2010

Segurança inaugura sede definitiva da UPP Formiga

• Quatro meses depois da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro da Formiga, na Tijuca, Zona Norte do Rio, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, entregou ontem as chaves da sede definitiva da UPP à capitão Alessandra Carvalhaes, responsável pelo efetivo de 110 homens que farão a segurança de aproximadamente 5 mil moradores na comunidade.

– Através da Polícia Militar, o Estado precisa deixar a sua presença nítida para essa população, além de um local onde os policiais tenham uma base não só operacional, mas também para receber a população – assinalou Beltrame, lembrando que esse trabalho de instalação física e definitiva não podia ser feito antes de a segurança entrar, se estabelecer, localizar e definir o melhor ponto disponível para instalar a UPP.

Para o secretário Beltrame, este é mais um exemplo da presença do Estado em comunidades pacificadas, como o que já foi feito no Borel e que está ocorrendo na Cidade de Deus, onde a Secretaria de Segurança também está construindo a sede definitiva da UPP.

O novo espaço, de acordo com Beltrame, já se tornou uma referência para a comunidade da Formiga fazer suas queixas, reclamações e denúncias, bem como pedir orientação e usar o local para reuniões. O secretário lembrou que desde a instalação das UPPs no Complexo da Tijuca que, além da Formiga inclui o Salgueiro, Borel, Andaraí e Macacos, as ocorrências envolvendo o tráfico têm sido mínimas.

Desde o dia 1° de julho, quando assumiu o comando da UPP Formiga, a capitão Alessandra Carvalhaes não registra movimentos importantes do tráfico na comunidade. Segundo ela, foram realizadas quatro prisões de pessoas envolvidas com o tráfico, que retornaram à Formiga depois de serem expulsas de outras comunidades.

– O mais importante é que contamos com a colaboração e denúncias anônimas de moradores da Formiga, que não querem dividir mais o espaço com o tráfico – conta Alessandra, contente com a excelente receptividade da UPP pela comunidade.

Ansiosa pela chegada da sede definitiva da UPP da Formiga, a capitão disse que a partir de agora os moradores têm um espaço “democrático e neutro”, aberto para receber as mais diversas atividades, antes mesmo dos projetos sociais públicos e privados.

E o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é o primeiro deles. Ele vai capacitar pais e responsáveis residentes no Morro da Formiga para diagnosticar e prevenir o uso de drogas na família. As aulas começam em novembro. Os moradores já podem procurar a sede da UPP (Rua Castelnuovo, s/nº, em frente ao antigo PPC) para se inscrever.

Batan e Formiga terão curso de prevenção às drogas.

• O Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD), em sua segunda etapa, vai capacitar pais e responsáveis moradores do Jardim Batam e do Morro da Formiga. Os pais recebem orientações de como diagnosticar e prevenir o uso de drogas na família. As aulas começam segunda-feira (8/11), no Batam, e quinta-feira (11/11), na Formiga. Os moradores podem procurar a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) mais próxima para se inscrever.

O projeto de capacitação de pais nas UPPs começou a ser desenvolvido em julho pela Polícia Militar. O programa existe desde 1992, já passou por 4.430 escolas e atendeu mais de 300 mil crianças. O objetivo das aulas aplicadas aos pais de jovens em situação de risco é orientá-los a prevenir e detectar o uso de drogas.

O projeto já chegou a outras comunidades pacificadas, como Santa Marta, Pavão-Pavãozinho, Providência, Babilônia/Chapéu Mangueira e Tabajaras/Cabritos.

---------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique rico comprando e vendendo dinheiro de todo mundo

brandsclub

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

PUBLIT

A publicidade tradicional está "gasta" e exige grandes investimentos para obter algum retorno... A Publcidade na internet é a publicidade do futuro, trazendo inúmeras vantagens! As estatísticas provam que cada vez há mais pessoas a utilizar a internet, e não são apenas as camadas mais jovens...Através do Publipt, você pode anunciar praticamente qualquer tipo de site, produto, marca, serviço, evento, classificados (compras, vendas, emprego), etc, utilizando várias formas de anúncio disponíveis. Os subscritores do Publipt são pessoas que demonstraram interesse em serem informadas do lançamento de novos produtos, marcas, serviços, e/ou de conhecer os que já existem.

HOSPEDE SEU SITE AQUI